• Colunistas

    Wednesday, 08-May-2024 22:56:42 -03
    Mirian Goldenberg

    A viagem dos sonhos

    12/08/2014 01h55

    Para muitos casais, as férias são o momento do ano mais desejado. Eles planejam ter um mês inteiro de aventura, de lazer e de prazer. Investem tempo e dinheiro para que as férias sejam perfeitas.
    No entanto, as férias podem colocar o casamento em xeque.

    Uma jornalista de 35 anos contou: "O pior momento do meu casamento foi em julho, nas nossas férias. Primeiro, o sofrimento dos jogos do Brasil na Copa. Depois, as brigas, implicâncias e intolerâncias durante a viagem. É horrível conviver com alguém que reclama de tudo. Foi mais estressante do que trabalhar o mês inteiro".

    As férias podem se tornar um verdadeiro teste de convivência. Os casais precisam aprender a tolerar os desejos e hábitos do outro, negociar o que fazer em cada dia, conviver com pequenas insatisfações e grandes
    frustrações.

    Um economista de 48 anos disse: "Minha mulher fica insuportável nas viagens, só quer fazer compras, quer que eu pague tudo. Diz que se sente uma mendiga porque não pode comprar tudo o que quer. Em um só dia ligou 23 vezes para as amigas para falar de cremes, perfumes, sapatos. É um inferno".

    Um dos maiores problemas é o excesso de expectativas, como revelou um músico de 29 anos: "Fantasiei que iria ser muito romântico, que iríamos namorar e transar o tempo todo e foi exatamente o oposto. Parece que entramos em guerra na viagem, viramos inimigos mortais. Fiquei louco para voltar para casa, pois o desgaste foi imenso".

    Nas férias ficamos nus frente ao outro e podemos mostrar e enxergar coisas que são invisíveis durante o resto do ano, quando estamos ocupados com os problemas do trabalho, da casa e dos filhos.

    Muitos casamentos se desfazem após o desgaste das férias.

    Uma professora de 30 anos disse: "Resolvi me separar nas últimas férias. Descobri que ele é um monstro de egoísmo. Ele ficava grudado no computador o dia inteiro. Parecia um autista andando nas ruas mexendo no celular. Nem parecia que estávamos em Paris".

    Ela disse que engordou dez quilos. "O nosso único programa era fazer compras e comer. Resultado das minhas férias: estou mais gorda, sem marido e sem dinheiro. O que imaginei que seria uma viagem dos sonhos virou um terrível pesadelo. Será que valeu a pena?".

    mirian goldenberg

    É antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autora de 'Coroas: corpo, envelhecimento, casamento e infidelidade'. Escreve às terças, a cada duas semanas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024