• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 10:45:01 -03
    Mirian Goldenberg

    Homens ou escorpiões?

    18/11/2014 02h00

    Muitos homens usam como desculpa para a infidelidade a "natureza sexual masculina". Eles justificam as traições por meio de uma suposta essência poligâmica.

    Já as mulheres não usam essa desculpa quando são infiéis. Preferem culpar seus maridos, que não lhes dão o amor, o romance, o reconhecimento (e muito mais) que elas tanto desejam.

    Um produtor musical de 41 anos disse: "Sou completamente apaixonado pela minha namorada, temos uma vida sexual deliciosa, ela é minha melhor amiga, companheira e amante. Nunca me senti tão feliz com uma mulher. Apesar de não ter a menor vontade de me envolver com outra, tive um caso em uma viagem de trabalho. Não teve nenhum significado, mas não resisti. Acho que é da minha natureza".

    Ele disse que se arrepende por não ter controlado sua "natureza".

    "Eu errei e me arrependi. Coloquei em risco a relação com o grande amor da minha vida. Podia ter resistido à tentação, controlado o meu instinto animal."

    Um professor de 35 anos contou: "Fui cantado por uma aluna e acabamos transando. Minha mulher descobriu e estamos na maior crise. Ela quer se separar. Nem sei por que fiz isso, foi uma grande burrada. Foi vaidade, ego, sei lá. Mas tenho absoluta certeza de que todos os homens que conheço fariam o mesmo, é da natureza masculina".

    Usar a "natureza" como desculpa me fez lembrar uma conhecida fábula.

    Um escorpião pede a um sapo que o carregue para atravessar um rio. O sapo diz que tem medo de ser picado, mas o escorpião diz que não fará isso porque, se picar o sapo, vai se afogar. O sapo concorda com o argumento. Mas, no meio da travessia, o escorpião dá uma picada no sapo. O sapo então pergunta por que o escorpião fez isso, já que ele também iria morrer. E o escorpião diz: "Porque é da minha natureza".

    Obviamente não existe uma "natureza" que faz com que os homens sejam infiéis. A cultura é mais determinante para os seus comportamentos, sentimentos e suas escolhas amorosas (e sexuais).

    No entanto, muitos homens continuam usando a ideia de "natureza" para justificar suas traições.

    Será que eles pensam que são escorpiões incapazes de controlar a própria "natureza", mesmo sabendo que correm o risco de perder "o grande amor de suas vidas"?

    mirian goldenberg

    É antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autora de 'Coroas: corpo, envelhecimento, casamento e infidelidade'. Escreve às terças, a cada duas semanas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024