• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 04:13:28 -03
    Mônica Bergamo

    "Dilma Bolada" é censurada no Facebook após piada sobre Aécio Neves

    29/05/2013 03h01

    DILMA FRUSTRADA
    Uma frase postada no sábado pelo perfil "Dilma Bolada", sátira inspirada na presidente e que tem 335 mil seguidores no Facebook, foi apagada pela rede social três horas depois de ir ao ar. Ela fazia referência a um processo contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). "Inventar mentira contra mim é mole, querido", dizia a piada, como se fosse escrita pela petista. "Fiquei frustrado", afirma Jeferson Monteiro, administrador da página.

    DIRETO AO PONTO
    A assessoria de imprensa do Facebook, que se reserva o direito de excluir postagens que descumpririam suas regras, diz que não comenta casos específicos.

    AMEAÇA
    O autor de "Dilma Bolada" diz que já sofreu ameaças de ser processado por causa das sátiras. E nesta quarta divulgou nota dizendo que pode "suicidar" a página do Facebook. Em um texto na rede social, ele diz, como se fosse a presidente: "Eu acho que meu post era um belíssimo caso de liberdade de expressão em nosso país que já teve tempos muito difíceis onde as pessoas eram oprimidas".

    AMEAÇA 2
    Monteiro prossegue: "Em tempo, ultimamente tem sido complicado estar aqui com vocês, não digo nem por mim ['Dilma Bolada'] afinal competência, simpatia, conexão e beleza sempre me acompanham, mas falo pelo jovem fake golpista Jeferson Monteiro, apesar dos pesares me preocupo com cada um de vocês e com ele não tem seria diferente, tenho observado há muito que ele vem sofrendo constantes ataques de pessoas opositoras e contrárias ao meu Governo, membros do PSDB e da 'Juventude' do Partido estão numa intensa e incessante perseguição a ele, todos os dias ofendendo, usando duras palavras, fazendo acusações infundadas e ameaçado de processos quando se pensa em responder à altura".

    AMEAÇA 3
    Em outro trecho da carta aberta, Jeferson Monteiro afirma que vai refletir para decidir se continua nas redes sociais. Leia, em "Poder", a reação dele e a íntegra do texto.

    URNA ELETRÔNICA
    Confusão à vista na indicação de novos conselheiros do CNJ (Conselho Nacional de Justiça): os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) devem anunciar em breve uma espécie de "concurso" para escolher os dois representantes do poder Judiciário no órgão. Tribunais do país, além dos magistrados da corte máxima, poderão indicar candidatos. O número de postulantes pode chegar perto de cem.

    PORTA ABERTA
    Na prática, a medida contorna as indicações de Joaquim Barbosa. Como é praxe, na condição de presidente do STF, ele já tinha apresentado nomes para os cargos --o de uma desembargadora de Brasília e o de uma juíza de SP. Com o "concurso", elas passam a disputar as vagas com dezenas de candidatos.

    MULTIDÃO
    Barbosa apresentou os nomes em abril, depois de analisar o currículo das magistradas e com a intenção de aumentar a presença feminina no CNJ. Outros ministros pediram tempo para analisar e também para que o STF, desta vez, adotasse nova forma de indicação. O "concurso" deve resultar em disputa inédita e acirrada pela indicação, que cabe ao Supremo.

    O HAITI É ALI
    A Brasil Foods concluiu estudos de viabilidade para instalar uma unidade de produção de frango no Haiti. "Vamos montar uma pequena BRF lá", diz Wilson Mello, vice-presidente de assuntos corporativos da empresa. A companhia brasileira fez uma parceria com a Yunus Social Business, fundada pelo Nobel da Paz Muhammad Yunus, para o projeto.

    POTE DE MÁGOAS
    Segue tenso o clima entre vereadores do PT de São Paulo e a administração de Fernando Haddad (PT-SP). Apesar da disposição do próprio prefeito de negociar os vetos a projetos dos parlamentares do partido, há quem preveja que eles podem dar um "troco", fazendo corpo mole na aprovação de alguma proposta do Executivo.

    EMPRESA FC
    O Palmeiras é o primeiro clube a entrar no Lide, grupo fundado por João Doria Jr. para promover o encontro de empresas como Vale, Amil, Braskem, TAM e Coca-Cola.

    NEM MOCINHO NEM BANDIDO

    Jean-Baptiste Mondino

    Neymar, 21, recém-contratado pelo Barcelona, é capa da revista "GQ".

    *

    O craque conta que usa perfume para treinar e jogar e afirma que não é "incontestável". "No futebol, um dia você joga bem e no outro, não. A cobrança sempre vai existir e eu já estou acostumado com isso em qualquer estádio em que jogo, pelo clube e pela seleção. Não penso em ser herói e muito menos vilão, nunca pensei. Jogo pelo time, porque futebol é coletivo."

    BASQUIAT NO RIO
    Uma grande exposição do artista e grafiteiro Jean-Michel Basquiat vai aportar no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio, em agosto de 2014. Cerca de 70 telas do americano, vindas de coleções particulares de países como EUA, Alemanha e Rússia, integrarão a mostra.

    BASQUIAT NO RIO 2
    Vídeos e retratos de Basquiat e de seus trabalhos feitos por Andy Warhol também estarão na exposição, que terá um braço musical. Michael Holman, que ao lado de Basquiat e do ator Vincent Gallo formou a banda Gray, também fará um show. DJs brasileiros vão completar a programação. O projeto é orçado em R$ 13 milhões.

    SUBO NESSE PALCO
    O Prêmio Aplauso Brasil de Teatro, na segunda-feira (27), reuniu na SP Escola de Teatro os atores Bruno Fagundes, Maria Alice Vergueiro, Rubens Caribé, Raul Barretto, José Rubens Chachá e Cléo De Páris.

    CASA DE REVISTA
    A Casa Cor foi aberta no domingo no Jockey Club de São Paulo. Angelo Derenze, presidente do evento de decoração, recebeu os convidados ao lado da mulher, Walkiria. Os arquitetos João Armentano e Dado Castello Branco participaram.

    CURTO-CIRCUITO

    Luan Santana vai gravar um DVD em 3 de julho na Arena Maeda, em Itu.

    O livro "Flexões - Um Estudo sobre a Sexualidade Plural", de André Martins e João Zambom, será lançado às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

    Reinaldo Lourenço apresenta coleção de verão, nos Jardins, hoje, às 10h.

    O empresário André Almada faz seis festas até domingo, durante a semana da Parada LGBT, no Grand Metrópole, The Week e Nacional Atlético Clube. 18.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024