• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 16:30:49 -03
    Mônica Bergamo

    Alckmin nomeia mulher do procurador-geral de SP para trabalhar no governo

    02/09/2013 03h05

    O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) nomeou Carla Elias Rosa, mulher do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Elias Rosa, para trabalhar no Palácio dos Bandeirantes. Ela integrará a assessoria jurídica do governo, na Casa Civil.

    OFICIAL
    Elias Rosa lidera o Ministério Público de SP, que tem entre suas prerrogativas investigar denúncias que envolvam o governo.

    OFICIAL
    "É uma assessoria jurídica técnica, e não política. Do Estado, e não do governador. Ela não teve aumento de salário. É procuradora desde 1987", diz Márcio Elias Rosa. Carla é funcionária de carreira da PGE (Procuradoria-Geral do Estado), que defende o Estado em ações judiciais.

    CONHECIMENTO
    Questionado se haveria problema ético na nomeação, em função da relação conjugal de Carla, o governo Alckmin afirmou que a indagação revela "profundo desconhecimento sobre o funcionamento" da PGE. Não há "qualquer conflito ético". A assessoria é órgão complementar da PGE, onde ela já trabalhava. "Eventual ação do procurador-geral de Justiça [o marido de Carla] contra o governador não tramita na assessoria jurídica do governo", diz a nota.

    CALCULADORA
    Nas contas mais pessimistas de réus do mensalão --entre eles, José Dirceu--, o STF (Supremo Tribunal Federal) pode decretar a prisão deles na véspera de 7 de setembro, Dia da Pátria. Nas mais otimistas, entre novembro e dezembro.

    TIJOLOS
    A construção de dois prédios no terreno vizinho ao Teatro Oficina será discutida em audiência pública na quinta, às 15h, no espaço cultural. Projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, o teatro da Bela Vista "é uma obra de arte em si", diz o diretor José Celso Martinez Corrêa, que ameaça até deixar o lugar caso os edifícios sejam erguidos. A reunião foi convocada pela Assembleia Legislativa.

    TIJOLOS 2
    As construções, diz José Celso, descaracterizariam a paisagem. O Condephaat (conselho estadual de preservação), que deu aval para o empreendimento, informa que a liberação é fruto de discussão e votação.

    DE FAMÍLIA
    Filho do renomado diretor de ópera italiano Carlo Maestrini e da pianista brasileira Cesarina Rizzo, Pier Francesco Maestrini já está em São Paulo para dirigir "Don Giovanni", que estreia no Theatro Municipal no dia 12.

    DNA
    A apresentadora Sarah Oliveira faz nova dobradinha com o irmão, Esmir Filho, que produz "Na Trilha da Canção"; o documentário, que estreia na quarta, no GNT, fala das referências que influenciaram astros da MPB.

    Karime Xavier/Folhapress
    a apresentadora Sarah Oliveira e seu irmão, o cineasta Esmir Filho
    a apresentadora Sarah Oliveira e seu irmão, o cineasta Esmir Filho

    EU VOLTEI
    Dois meses após sofrer uma queda em um hotel que a deixou com o braço imobilizado, a maestrina Marin Alsop diz se sentir "75%" bem. "Espero estar 100% em alguns meses", afirma a regente titular da Osesp. Com um suporte no pulso direito, a americana voltou a reger a Orquestra Sinfônica do Estado, no último dia 23. "Sinto dor. Mas, de qualquer jeito, sigo com meu trabalho."

    EU VOLTEI
    Alsop está fazendo fisioterapia para concluir a recuperação. "No meu caso, uma mão quebrada é um problemão", brinca. Ela agradece aos amigos paulistanos pelo apoio e a compreensão. "Amo a orquestra [Osesp] e a cidade. Nada vai me afastar de São Paulo."

    BATACLÃ
    Mariana Ximenes fez canto, dança, francês e espanhol para encarnar uma dançarina de cabaré moderninha em "Joia Rara", próxima novela das seis da Globo. E foi a Paris visitar cabarés como Crazy Horse, Moulin Rouge e Chez Michou. A personagem dela entra na segunda fase da trama.

    INSTRUMENTAL NA VEIA
    O guitarrista Cris Scabello se apresentou com sua banda, o Bixiga 70, no Centro Cultural Rio Verde, no lançamento do festival de música instrumental Conexão SP. A cantora Tereza Gama e o casal de músicos Tulipa Ruiz e Rafael Castro passaram por lá.

    EM CASA NO MUNDO

    Eduardo Knapp/Folhapress
    A cantora e violoncelista Dom La Nena
    A cantora e violoncelista Dom La Nena

    A cantora e celista brasileira Dom La Nena tem apenas 24 anos, mas currículo de gente grande. Já tocou na banda da inglesa Jane Birkin, trabalhou ao lado da atriz francesa Jeanne Moreau e se apresentou no Festival de Jazz de Montreal.

    *

    Dominique, seu nome de batismo, nasceu em Porto Alegre, onde começou a tocar piano aos cinco anos.

    *

    Após o lançamento de "Ela", seu disco de estreia, a gaúcha faz a primeira turnê no país e já passou por São Paulo e Porto Alegre. Na quarta, apresenta-se no Solar de Botafogo, no Rio. De lá, segue para Estados Unidos e Portugal.

    CURTO-CIRCUITO

    O espetáculo "Homem Não Entra", com Mel Lisboa, reestreia hoje, às 20h, na Sede Luz do Faroeste, na rua do Triunfo. 18 anos.

    A estilista Lu Monteiro lança coleção hoje, às 13h, em almoço no D.O.M., de Alex Atala, nos Jardins.

    O festival Satyrianas recebe inscrições de projetos de artes cênicas e cinema até 30 de setembro.

    A galeria White Cube abre exposição do artista americano Theaster Gates, amanhã, às 11h, na Vila Mariana.

    Os Paralamas do Sucesso comemoram 30 anos com show no Credicard Hall em 2 de novembro. 14 anos.

    Com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES e ANA KREPP

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024