• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 00:29:38 -03
    Mônica Bergamo

    Gushiken, em estado grave, chama Dirceu, Genoino e Mercadante em hospital

    07/09/2013 03h05

    Luiz Gushiken, ex-ministro da Comunicação de Lula, chamou amigos para visitá-lo no hospital Sírio-Libanês. Internado em estado grave por causa de um câncer, mas lúcido, ele próprio ministrava as doses de morfina para controlar a dor e decidia quando ficava acordado para conversar com os antigos companheiros.

    JULGAMENTO
    José Genoino o visitou na quarta. Na noite de quinta, Gushiken reuniu em seu quarto José Dirceu, Aloizio Mercadante e dirigentes sindicais como o presidente da CUT, Vagner Freitas. Calmo, fez um balanço de sua vida e do PT. Segundo um dos presentes, disse que o julgamento do mensalão é uma "fase heroica" do partido, que em sua opinião estaria sofrendo um ataque sem precedentes.

    LIÇÃO
    De acordo com a mesma testemunha, Gushiken deu uma "lição de política e uma aula sobre a vida. Demonstrou não ter mágoa, tristeza nem remorsos". No fim da visita, emocionados, todos tiraram fotos ao lado do ex-ministro. Um cinegrafista registrou toda a cena para um documentário que está fazendo sobre Gushiken.

    CRISE

    Os novos consultores do grupo EBX aconselharam Eike Batista a demitir todos os executivos do grupo. Seria uma forma de recobrar ao menos um pouco da credibilidade perdida com a crise.

    INÉDITO
    Um edital dedicado à produção independente nos segmentos de gastronomia, moda e cultura digital, foi lançado pela Secretaria Estadual de Cultura. Na edição experimental, o concurso apoiará oito projetos com prêmios individuais de R$ 20 mil.

    NA LUTA E COM FÉ

    Divulgação

    Aline Franzoi chamou a atenção dos olheiros da "Playboy" como "ring girl", como são chamadas as moças que erguem as plaquinhas nos intervalos das lutas do UFC.

    *

    A paulistana de 21 anos estampa a capa deste mês da revista. A publicação anuncia que a modelo e ex-garota do octógono é a primeira evangélica a posar nua na história da "Playboy" brasileira.

    *

    A coelhinha de setembro é fiel da Assembleia de Deus, cuja doutrina é rígida em relação à vestimenta e ao corte de cabelo das mulheres.

    *

    Modelo há seis anos, Aline nunca havia ficado tão à vontade em frente às câmeras. A edição mais vendida da história da "Playboy" é a de Joana Prado, a Feiticeira, com mais de 1,2 milhão de exemplares.

    *

    A Feiticeira se tornou evangélica depois do ensaio nu e se casou com o lutador Vitor Belfort, um dos astros do MMA (artes marciais mistas).

    CURTE E COMPARTILHA
    O diretório paulista do PSDB dará curso a 200 militantes para aumentar o engajamento nas redes sociais. O partido avalia que o PT é mais mobilizado na internet e consegue ser mais rápido para espalhar informações favoráveis a si e críticas aos tucanos. Especialistas em marketing digital e membros da legenda vão conduzir o treinamento, de oito horas, no dia 14. Serão apresentadas ferramentas de postagem e monitoramento.

    CULTURA EM FESTA
    A apresentadora Roberta Martinelli recebeu convidados na festa de quatro anos do programa "Cultura Livre" (TV Cultura), anteontem, no espaço cultural Serralheria. O músico Fábio Trummer circulou pelo local.

    NOVO ASIÁTICO
    O Copacabana Palace inaugura em janeiro um restaurante de comida asiática, na área onde funcionava o Bar do Copa, fechado em agosto. Segundo a gerente-geral do hotel, Andrea Natal, com o novo restaurante, a tendência é que o Copa aumente suas receitas com eventos em relação a hospedagem --45% da receita atual vêm do setor de alimentos e bebidas.

    TUDO AZUL
    O empresariado do campo está otimista em relação à economia, segundo levantamento da revista "Globo Rural" com 50 lideranças e executivos do agronegócio. Eles esperam uma safra recorde em 2014 (acima de 200 milhões de toneladas), dólar na faixa de R$ 2,30/2,50, taxa de juros de 8,5% a 10%, inflação de 6% e crescimento de 2,5% para o PIB. A publicação ouviu nomes como Wesley Batista (JBS) e Marcos Molina (Marfrig).

    ARTE NOTURNA
    Antonio Fagundes e o filho, o também ator Bruno, estiveram na quinta-feira (5) no coquetel de abertura da exposição de fotos, vídeos e ilustrações da produtora Zola, na Vila Madalena. Também foram ao evento a modelo Michelli Provensi, os artistas Saramello e Vokos e o fotógrafo Ivan Abujamra.

    CURTO-CIRCUITO

    O Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública de SP recebe até dia 30 indicações de nomes para homenagem pela luta contra a violência.

    O bandolinista Hamilton de Holanda faz show no domingo (8), no teatro Alfa, às 20h. Livre.

    O shopping JK Iguatemi terá sábado e domingo (7 e 8), em seu terraço, evento de "bike indoor", a partir das 8h. 18 anos.

    O jornalista e historiador catarinense Paulo Ramos Derengoski está lançando o livro "A Sangrenta Guerra do Contestado".

    Com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES e ANA KREPP

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024