• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 21:20:59 -03
    Mônica Bergamo

    Empresa de filho de Renato Russo processará autor de paródia de 'Faroeste Caboclo'

    02/12/2013 03h07

    A Legião Urbana Produções Artísticas vai entrar com ação de indenização por danos materiais e morais contra o autor de uma paródia de "Faroeste Caboclo" que conta a vida de Silvio Santos. O vídeo, feito pelo empresário mineiro Pedro Guadalupe, 27, teve mais de 170 mil visualizações no YouTube. Foi retirado do ar a pedido da empresa que representa a família de Renato Russo, por violar direitos autorais.

    SUPERBEM
    Guadalupe, que trabalha com marketing político em Belo Horizonte, já fez paródias com músicas de Russo ironizando Lula e Dilma Rousseff. O filho do cantor, Giuliano Manfredini, disse que não queria que a obra fosse usada para atacar as pessoas. "Desta vez, falei bem", afirma Guadalupe.

    NOME PRÓPRIO
    A Legião Urbana Produções Artísticas informa ser contra a utilização das músicas tanto para elogiar quanto para depreciar alguém. "A obra de Renato não precisa de nada que não seja sua própria difusão", afirma a empresa, via assessoria.

    Veja aqui o vídeo com a paródia, que foi copiado por outros internautas e está disponível em canais do YouTube.

    EXEMPLO
    Depois de o ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça, declarar que processará líderes tucanos que o acusam, entre outras coisas, de "farsante", o deputado licenciado Simão Pedro (PT-SP) anunciou que fará o mesmo. Só que contra o advogado Eduardo Carnelós, que defende Arthur Teixeira, acusado de ser lobista do cartel de empresas que teria sido beneficiado em licitações do metrô em SP.

    LETRA FRIA
    Carnelós acusou Simão Pedro, que entregou documentos sobre o cartel ao ministro Cardozo, de "lavar" a denúncia que atinge seu cliente. "Sobre lavagem ele deve entender bem, já que defende um cliente envolvido em um esquema que tem contas bloqueadas na Suíça por crimes cometidos contra o povo paulista", diz o parlamentar, que é secretário municipal de serviços de SP. O advogado sustenta que seu cliente não é lobista e sempre trabalhou dentro da lei.

    DEDICAÇÃO
    O ginasta Diego Hypolito está treinando em SP de segunda a sábado, seis horas por dia, um novo salto, que pretende registrar com seu nome. "São dois mortais e três piruetas no mesmo eixo. Se conseguir fazer isso no tablado no mundial do ano que vem, ganha o meu nome."

    ALIANÇA FRANCESA
    O Masp vai expor 51 obras de artistas que transitaram por Paris entre o fim do século 19 e o início do 20. A mostra terá obras de franceses como Manet e Matisse e também de "estrangeiros" como Van Gogh e Picasso. O título, "Passagens por Paris", foi inspirado no ensaio "Paris, Capital do Século XIX", de Walter Benjamin.

    AMORES CANINOS

    Rodrigo Marques

    A paixão de Ísis Valverde por animais ganhou ares fashion na revista "Glamour" de dezembro. A atriz posou para um ensaio de moda acompanhada de pets disponíveis para adoção.

    *

    Dona de quatro cachorros, doados por amigos ou parentes, Ísis gosta de exibir seus amores de quatro patas em fotos no Instagram. "Amor incondicional é o que eles têm para dar. Retribua."

    *

    Ela está também em "Amores Roubados", nova série da Globo, em que faz par romântico com Cauã Reymond.

    PÁGINAS ABERTAS
    O advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira autografou o livro "Crônicas Absolvidas" na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O ex-governador Claudio Lembo, a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), a ex-vice-prefeita Alda Marco Antonio e os advogados José Luis Oliveira Lima e Marcos da Costa, presidente da OAB-SP, compareceram ao evento.

    PARA AMERICANO VER
    "O Dia que Durou 21 Anos", de Camilo Tavares, filme sobre o apoio do governo americano ao golpe militar no Brasil, foi exibido em Harvard, dentro da programação dos 50 anos da morte de John Kennedy. A exibição seguida de debate foi promovida pelo Centro David Rockfeller.

    PARA AMERICANO VER 2
    O documentarista --filho de Flávio Tavares, que ao lado de José Dirceu foi um dos presos trocados pelo embaixador Charles Elbrick-- elogiou a "coragem e imparcialidade" do centro em debater um filme que trata a família de forma crítica. Nelson Rockfeller aparece em uma recepção, com Kennedy e Jango, sorridentes, enquanto a narração fala da trama que os EUA preparavam contra o brasileiro.

    BEM NA FITA
    Pré-indicado ao Oscar de melhor animação, o filme brasileiro "Uma História de Amor e Fúria" recebeu críticas positivas na imprensa americana. A revista "The Hollywood Reporter" escreveu que o longa de Luiz Bolognesi é "sofisticado nos seus temas e em sua execução". A "Variety" afirmou que a produção, em cartaz nos EUA, é "luxuriosamente ilustrada".

    CASA DAS LETRAS
    O escritor e jornalista Luiz Fernando Emediato e seus filhos Fernanda, 30, e Antonio Anselmo, 8, lançaram seus livros "Não Passarás o Jordão", "A Menina Perdida" e "Minha Família", respectivamente, na Saraiva do shopping Pátio Higienópolis. O escritor Roniwalter Jatobá esteve no evento.

    CURTO-CIRCUITO

    A biografia do Roupa Nova, de Vanessa Oliveira, será lançada hoje, às 19h, na Saraiva do Pátio Paulista.

    Guido Mantega fala hoje para 250 empresários de SP em evento da Corpora, de Luiz Lara, Victor Oliva e Dalton Pastore.

    Joël Ruiz (Conselho Oleícola Internacional) e Erika Cardoso (Associação Oliva) dão curso sobre azeite de oliva, de hoje a quinta, na Anhembi Morumbi.

    A escritora Diana de Hollanda lança o livro "O Homem dos Patos", hoje, às 18h, no Museu da República, no Rio de Janeiro.

    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, ANA KREPP e MARCELA PAES

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024