• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 19:54:48 -03
    Mônica Bergamo

    'Cauã e Isis tiveram entrega vertical', diz autor da série 'Amores Roubados'

    13/01/2014 03h02

    Autor de "Amores Roubados", uma das séries recentes de maior audiência na Globo, George Moura diz que a dedicação de Cauã Reymond e de Isis Valverde para compor seus personagens "é maior" que os rumores sobre suposto romance dos dois atores durante as gravações. O roteirista afirma também ser desnecessário "apelar" para fazer sucesso na TV aberta. Envolvido com a edição dos capítulos, Moura falou à coluna por e-mail.

    *

    Folha - Como tem sido a repercussão do trabalho?
    George Moura - É um momento feliz. É quando você consegue ouvir comentários, nas mais diferentes latitudes, sobre algo que escreveu, seja do porteiro do prédio, na padaria da esquina ou com amigos que moram em lugares distantes. Não acredito que, para escrever para a TV aberta, seja necessário apelar. Basta acreditar que ainda há espaço para a sutileza.

    Estevam Avellar/Globo
    O roteirista George Moura, autor da minissérie Amores Roubados, da TV Globo
    O roteirista George Moura, autor da minissérie Amores Roubados, da TV Globo

    A suposta mistura entre ficção e realidade, envolvendo Cauã e Isis, prejudicou ou ajudou?
    Acredito que o trabalho de construção de Cauã para Leandro Dantas e de Valverde para Antônia Favais são maiores e mais verticais do que esse suposto envolvimento. Os dois são talentos incríveis e que tiveram uma dedicação e entrega verticais em "Amores Roubados". Se as fofocas ajudaram ou prejudicaram a minissérie, é impossível de se aferir.

    Por que a personagem de Isis critica o "abandono" ao ver as obras de transposição do rio São Francisco?
    A cena nasceu quando, no período de pesquisa, buscávamos a geografia física onde a minissérie se passaria. Em viagem de locação, ainda antes do roteiro, rodando de carro pelo sertão de Pernambuco, me deparei com uma gigantesca obra inacabada. Era um dos canais da transposição. O estado de abandono e sensação de desperdício de dinheiro bateram forte em mim. Fiquei olhando ao redor e vendo a terra estorricada.

    Você se surpreendeu?
    Sou de Pernambuco e tenho um fascínio pelo sertão. Até então, não conhecia aquele cenário desolador, um canal seco e semidestruído antes mesmo de ser totalmente construído. Antônia (Isis), filha de um poderoso produtor de vinhos local, faz essa trajetória de voltar ao lugar de onde veio e se choca ao olhar aquilo. Há ali uma metáfora do desencontro dela com o desejo do pai; eles estão em lados opostos.

    É a favor do projeto?
    É um assunto complexo. Não tenho domínio técnico para opinar. Mas, ao ver canais secos da transposição, não é possível deixar de sentir que, num país onde as necessidades são tão prementes, seja necessário esperar e gastar tanto por algo que me parece, há anos, incompleto.

    Acredita haver espaço para críticas políticas na TV aberta?
    A ideia não é fazer crítica. A questão é humana e social.

    Quem se destaca no elenco?
    A interpretação dos atores em "Amores Roubados" é uma sinfonia polifônica. Cada um com seu personagem, sua prosódia e sua cor. Todos tocam seus instrumentos afinados. Em alguns capítulos temos belos solos individuais. Todo o elenco está a serviço de contar uma história universal, das paixões.

    LINHA CRUZADA
    Decisões políticas equivocadas do Ministério das Comunicações e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) resultaram em serviços de internet caros e lentos no Brasil. É a conclusão de um estudo sobre a implantação da banda larga no país, apresentado na Universidade de Westminster, em Londres.

    LINHA CRUZADA 2
    A dissertação é de autoria de Elizabeth Veloso, consultora em telecomunicações da Câmara dos Deputados. Após ouvir 24 especialistas e autoridades do setor no Brasil, a autora mostra as consequências da "falta de competição em um mercado controlado por grandes operadoras e regulado por agência de baixa credibilidade".

    LINHA CRUZADA 3
    Em resposta aos questionamentos da pesquisadora, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, nega que tenha se autointitulado "o ministro das teles" e que defenda interesses das operadoras. "Nunca fiz essa afirmação e o papel do governo é manter relações cordiais com todos os segmentos", declarou, por e-mail, ao estudo. E criticou quem tenta "demonizar os investidores".

    LINHA CRUZADA 4
    "O Brasil vem se consolidando como um dos maiores mercados mundiais das comunicações, tanto pela popularização dos serviços quanto pelo crescente faturamento das empresas. É um jogo onde todos ganham", diz Bernardo. Já o presidente da Anatel, João Rezende, não se manifestou no estudo.

    TIPO EXPORTAÇÃO
    O Paraguai estuda adotar o padrão brasileiro de plugues e tomadas. O ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento e Indústria, e o presidente do Inmetro, João Jornada, vão hoje ao país vizinho tratar do assunto com autoridades locais.

    PERNAS PRA QUE TE QUERO
    Claudia Raia fez cabelo e maquiagem e ainda recebeu massagem antes de subir ao palco na retomada da temporada do espetáculo "Crazy for You", após pausa no fim do ano. O namorado da atriz, Jarbas Homem de Mello, a bailarina Nina Sato e os atores, Mariana Gallindo e Daniel Cabral também fazem parte do elenco do musical em cartaz no Complexo Ohtake Cultural.

    BRASILEIRÍSSIMA
    A atriz Camila Pitanga estará na próxima temporada da série "Sessão de Terapia", do GNT. Diferentemente das duas primeiras, que foram adaptadas do original israelense, a terceira terá um roteiro original, criado no Brasil. E trará uma personagem especialmente criada para a atriz. Produzida pela Moonshot Pictures e dirigida por Selton Mello, a série reestreia no segundo semestre.

    BATUTA
    Roberto Minczuk estará novamente à frente da orquestra do New York City Ballet, no Lincoln Center. O maestro brasileiro chega a Nova York para concertos entre os dias 22 e 25.

    TROFÉU ABACAXI
    Ativistas contrários à Copa do Mundo de 2014 estão se mobilizando na internet para tentar eleger a Fifa a "pior corporação do mundo". A entidade é uma das candidatas ao prêmio Public Eye Awards, que escolhe as instituições com "os piores históricos de responsabilidade social". Os brasileiros tentam fazer frente à campanha mundial do Greenpeace contra a petroleira Gazprom, a primeira colocada. A Fifa é a segunda.

    BASE NACIONAL
    A coleção de Pedro Lourenço para a M.A.C., gigante canadense de maquiagem, será comercializada a partir de junho. "São 11 produtos desenvolvidos em um ano de trabalho. Defini das cores à embalagem", diz o estilista, primeiro brasileiro a fazer parte do time de criadores da marca.

    CURTO-CIRCUITO

    A peça "Teatro de Bonecas" estreia hoje no teatro Sérgio Cardoso, às 20h. 12 anos.

    O escritor e jornalista Cadão Volpato lança livro infantil hoje às 16h, na Livraria Saraiva da Consolação.

    A Casa do Saber inicia hoje curso sobre história com base nas séries "The Tudors", "Os Bórgias" e "Downton Abbey", às 20h.

    A mostra "Performances da Memória" foi prorrogada até dia 24, na galeria Mezanino, na Liberdade.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024