• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 11:23:10 -03
    Mônica Bergamo

    Ações de consumidores lideram denúncias ao Ministério Público

    24/01/2014 03h02

    No topo da lista de denúncias recebidas pelo Ministério Público de SP no ano passado estão reclamações envolvendo direito do consumidor. Segundo a ouvidoria do órgão, foram 1.009 queixas desde abril, quando os dados passaram a ser computados. Patrimônio (534), saúde (384), habitação (273) e educação (267) completam o ranking. Quase 16 mil pessoas procuraram o departamento em 2013.

    FALA 2
    A maioria das queixas envolve negociações pela internet. "Quem compra pela rede está desprotegido pela legislação", afirma o ouvidor Fernando José Marques, em relatório anual do órgão. Na área da administração pública, destacam-se as queixas de manipulação de concorrências, nepotismo e irregularidades em concursos.

    FALA 3
    Chamam a atenção as mensagens "com gravíssimos erros de português" enviadas por professores das redes estadual e municipal. "O que se esperar dos alunos que estão sendo formados?", questiona Marques no documento.

    MEU NOME É...
    O PTN (Partido Trabalhista Nacional) vai entrar com ação direta de inconstitucionalidade questionando o artigo da Lei Eleitoral que determina que dois terços do tempo do horário político no rádio e na TV sejam proporcionais às bancadas no Congresso. Na ação, a ser ajuizada no STF (Supremo Tribunal Federal) em fevereiro, o PTN vai argumentar que "para haver pluralidade partidária é preciso condições isonômicas para que as legendas disputem as eleições em igualdade".

    MEU NOME É... 2
    Renata Abreu, presidente do PTN em São Paulo, diz que as regras hoje dificultam o surgimento de caras novas na política. "A renovação que o povo quer só virá com os pequenos partidos. Os grandes têm sempre os mesmos caciques." Sem deputados em Brasília, a legenda, assim como as outras nanicas, dispõe de 20 segundos no horário eleitoral. Os grandes partidos têm entre sete e oito minutos.

    BEIJINHO NO OMBRO
    Luiza Helena Trajano, dona do Magazine Luiza, conquistou 4.000 novos seguidores no Twitter após participar do "Manhattan Connection". A empresária, que ultrapassou a marca de 18.140 fãs na rede social, ganhou popularidade ao defender o desempenho do varejo em discussão com Diogo Mainardi, um dos comentaristas do programa da GloboNews.

    PEDRA SOBRE PEDRA
    A Promotoria do Meio Ambiente pediu esclarecimento à Prefeitura de SP sobre a concretagem dos canteiros da avenida Nove de Julho, em virtude da obra nos corredores de ônibus entre Itaim e Jardim Europa. O inquérito foi aberto após denúncia de moradores, inconformados com a retirada de árvores e vegetação.

    Moema Pombo

    CANÇÃO DE NINAR
    Nina Becker, 39, cresceu ouvindo música. "Os Saltimbancos", de Chico Buarque, e "A Arca de Noé", de Vinicius de Moraes, são parte da trilha sonora da vida da cantora, que é filha do maestro Laércio de Freitas.

    *

    Mãe de Cora, de um ano e três meses, ela aceitou convite para compor uma canção para a campanha de uma marca de roupas infantis. "Canto com ela o tempo todo. Observar o processo de construção do mundo dela me inspirou", diz Nina, sobre o trabalho para a Green.

    *

    Além da imersão no mundo infantil, ela se dedica à produção de um álbum com músicas de Dolores Duran.

    COMUNIDADE ARTÍSTICA
    O artista plástico Go Yayanagi e a estilista Junko Koshino inauguraram a exposição "OPA! Uma Alegre Revelação", anteontem, no Instituto Tomie Ohtake. Tomie e o filho Ruy, arquiteto, estiveram na abertura do evento, que também contou com o chef Shin Koike e com Koji Kondo, presidente da Toyota no Brasil. Akemi Matsuda, uma das representantes da cultura japonesa no país, foi outra convidada.

    TELONA E TELINHA
    Para conciliar os 11 dias de filmagem de "A Despedida" em SP com as gravação de "Joia Rara" no Rio, Nelson Xavier, 72, contou com sua agenda flexível na Globo. "Vou ao Projac mais ou menos uma vez por mês. Já é o terceiro filme que faço durante a novela", diz. O ator protagoniza com Juliana Paes o novo longa de Marcelo Galvão ("Colegas"). O filme de R$ 1,1 milhão deve estrear neste ano.

    VEM PRA RUA
    O bloco Gueri-Gueri, que não ia para a rua há dez anos, voltará no próximo Carnaval. Criado por Roberto Suplicy no Bar Supremo em 1986, o cordão, que chegou a reunir 35 mil pessoas, sairá em 22 de fevereiro, com concentração no Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera.

    ELES USAM BLACK TIE
    Os atores Miguel Falabella e Marília Pêra foram os mestres de cerimônias do 1º Prêmio Cesgranrio de Teatro, no Copacabana Palace, no Rio. Emílio Dantas, vencedor na categoria melhor ator de musical, foi com a namorada, Giselle Itié. Ney Latorraca e Cissa Guimarães também participaram da premiação.

    CURTO-CIRCUITO

    Marcos Troyjo, economista, cientista social e colunista da Folha, será professor-visitante da Ranepa (Academia Presidencial Russa de Economia e Administração Pública).

    Mart'nália canta amanhã e domingo, às 18h30, no Sesc Pompeia. 18 anos.

    Dona Inah faz show hoje, às 21h, no Auditório Ibirapuera. Grátis. Livre.

    Hugh Jackman é o novo embaixador da Montblanc.

    com ELIANE TRINDADE (interina), JOELMIR TAVARES, ANA KREPP e MARCELA PAES

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024