• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 20:41:54 -03
    Mônica Bergamo

    STJ determina que Google é obrigado a retirar conteúdo ofensivo do YouTube

    20/03/2014 03h02

    O Google tem a obrigação de retirar do ar qualquer conteúdo ofensivo veiculado no YouTube e não pode disponibilizar, por meio de buscas, sites com agressões ilegais. As vítimas dos ataques não têm qualquer obrigação, a partir de agora, de indicar os endereços das páginas em que as agressões são feitas. A decisão é do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Não cabe recurso.

    VOLTA E MEIA
    "É uma guinada na jurisprudência", diz o ministro Luis Felipe Salomão, que relatou o processo no STJ. "Até então, era preciso indicar as páginas originais em que eram feitas as ofensas. Agora, o Google tem que procurar e tirar do ar." Segundo ele, a decisão terá impacto na propaganda eleitoral. "Evitará que ofensas fiquem por muito tempo no ar."

    TERRITÓRIO LIVRE
    A decisão foi tomada no julgamento de processo movido por uma fabricante de motocicletas, a Dafra, contra o Google. Um anúncio da empresa, estrelado pelo ator Wagner Moura, foi adulterado e veiculado no YouTube. O vídeo foi retirado do ar, mas outros foram postados. O Google então alegou que a tecnologia não possibilita a adoção de filtros de bloqueio capazes de identificar as exibições fraudulentas previamente. E que qualquer controle prévio configuraria censura.

    CAVERNA
    Em seu relatório, Salomão afirmou que "saber qual é o limite da responsabilidade dos provedores da internet ganha extrema relevância" num tempo em que "apedrejamentos virtuais são tanto mais eficazes quanto o são confortáveis para quem os pratica". Classificou ainda os ataques anônimos de "barbáries típicas do nosso tempo", sobre os quais o Judiciário não poderia se omitir.

    MUITO PRAZER
    Claudio Lottenberg, presidente do hospital Albert Einstein e da Confederação Israelita do Brasil, promove jantar hoje para Aécio Neves, pré-candidato tucano à Presidência. O oftalmologista convidou as principais lideranças da comunidade judaica para o encontro com o senador mineiro em sua casa no Morumbi.

    SÓ NO SAPATINHO
    O casal Isabeli Fontana e Di Ferrero aproveitou a festa de 50 anos da Corello para fazer uma "selfie", anteontem, no restaurante Chez Oscar. Gabriela Silvarolli, filha da diretora de criação da marca, Carla Silvarolli, participou do evento, que contou com a presença do príncipe Tinko Czetwertynski e de sua mulher, Paola de Orleans e Bragança. A atriz Sophie Charlotte, a apresentadora Luciana Gimenez e o estilista Reinaldo Lourenço também foram à celebração.

    LUTO
    Luciana Gimenez precisou conversar com Lucas, seu filho com Mick Jagger, sobre a morte de L'Wren Scott, encontrada enforcada em seu apartamento em Nova York na segunda-feira. "Foi uma semana pesada", resumiu a apresentadora, sobre a dificuldade de falar do drama com o adolescente. "Não dá para explicar, até porque também não sei de fato o que aconteceu."

    O LIVRO SUMIU
    Nenhuma Livraria da Travessa no Rio de Janeiro conseguiu vender nos últimos dias "O Homem que Amava os Cachorros", de Leonardo Padura. Apesar de ser um dos mais comercializados na rede, não havia um exemplar em estoque do romance do escritor cubano, assim como dezenas de outros títulos. Explica-se: na semana anterior, um caminhão de livros foi assaltado na Via Dutra e toda a carga foi levada.

    DE VOLTA
    Segundo a Boitempo, que edita a obra, foi necessário reimprimir 300 exemplares, que devem chegar às livrarias somente amanhã.

    PICADEIRO PAULISTANO
    A Virada Cultural deste ano ganhará um palco especial para atrações circenses. "O circo nunca teve seu próprio espaço. Estamos tentando trazer três atrações internacionais", diz Hugo Possolo, um dos curadores do evento. A ideia é que o circuito de artes cênicas fique concentrado na praça Roosevelt e no seu entorno.

    ALÉM DOS APLAUSOS
    O ator Cassio Scapin foi um dos indicados ao título de melhor ator na entrega do 26º Prêmio Shell de Teatro, anteontem, na Estação São Paulo. As atrizes Sheila Faermann e Luiza Lemmertz acompanharam a premiação, assim como Hugo Possolo e Lucas Santtana, indicados nas categorias autor e música, respectivamente. A atriz cubana Phedra D. Córdoba também esteve na cerimônia.

    CURTO-CIRCUITO

    O artista plástico argentino Luis Felipe Noé fala com o público hoje no MuBE.

    Mateus de Azevedo, historiador e escritor, faz palestra online hoje no site da Uversita (Universidade Aberta).

    Beto Biscaia promove festa na piscina do hotel Surfcomber. Sábado, em Miami.

    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024