• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 09:56:38 -03
    Mônica Bergamo

    Cineastas se organizam contra ação que derruba cota de filmes nacionais

    04/04/2014 04h15

    Cineastas e produtores organizam abaixo-assinado contra a ação, no STF (Supremo Tribunal Federal), que visa derrubar a cota mínima de exibição de filmes nacionais nos cinemas do país. Entre as quase mil pessoas que já endossaram o documento estão Claudio Assis, Laís Bodanzky, Marina Person e Beto Brant.

    TELA BRASILEIRA
    "A indústria audiovisual brasileira precisa de proteção. Os filmes americanos não pagam impostos para entrar no nosso mercado. É um rolo compressor. Daqui a pouco estaremos falando inglês", diz outro signatário, o cineasta Luiz Bolognesi.

    TELA BRASILEIRA 2
    Marco Antônio Campos, advogado do Sindicato dos Exibidores de Cinema do Rio Grande do Sul, autor da ação, afirma que a reserva é inconstitucional. "É a mesma coisa que uma livraria ser obrigada a vender uma cota de livros nacionais." Isso não significa, afirma, que a entidade seja "contra o cinema brasileiro".

    DE VOLTA
    O Tribunal de Justiça de SP derrubou decisão que impedia o governo de SP de contratar a empreiteira Delta, de Fernando Cavendish. A corte afirma que os argumentos do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que inabilitou a empresa para reformas na rodovia SP-304, que liga a Anhanguera à cidade de Piracicaba, estão ultrapassados.

    PORTA ABERTA
    A corte paulista aceitou o argumento de que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) já havia suspendido a decisão da CGU (Controladoria Geral da União) que considerava a Delta inidônea. A empresa participa de licitações por meio de uma subsidiária, a Técnica.

    PARALELO
    Empresários que têm se reunido com Aécio Neves (PSDB-SP) entendem que o candidato tem apresentado a eles o que seria o coração de seu governo: Armínio Fraga, no Ministério da Fazenda, e Antonio Anastasia, ex-governador de Minas Gerais, na Casa Civil.

    ALGODÃO
    Queridos pelo mercado, os dois formariam um "cinturão de competência" em torno do tucano. Fernando Henrique Cardoso seria um operador político sem cargo, a exemplo do que o ex-presidente Lula é hoje no governo de Dilma Rousseff.

    QUE NOJO!
    O STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu indenização por danos morais a uma consumidora que encontrou um fio de cabelo dentro de duas fatias de pão. A ministra Nancy Andrighi condenou a fabricante Bimbo do Brasil a compensar a consumidora em R$ 5.000 "para reparar também o dano extrapatrimonial, fruto da exposição de sua saúde e segurança a risco concreto". O TJ do Rio de Janeiro havia condenado a empresa a ressarcir só danos materiais.

    PRÓXIMOS CAPÍTULOS
    Grazi Massafera, Juliana Paes e Fiuk foram alguns dos artistas que participaram da festa promovida pela Rede Globo para a gravação do programa especial "Vem Aí", que apresentou as novidades na programação da emissora, anteontem, no Citibank Hall. A apresentadora Glória Maria, a diretora Amora Mautner e as atrizes Alessandra Negrini, Marieta Severo e Guta Stresser também foram ao evento, assim como os atores Flavio Migliaccio e Milton Gonçalves.

    ARQUITETO NO MUSEU
    Hugo Segawa, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, é o mais cotado para assumir a direção do Museu de Arte Contemporânea. Ele deve substituir o atual diretor, Tadeu Chiarelli, cujo mandato chega ao fim neste mês. "Um arquiteto seria bom para a atual fase do museu", diz Chiarelli. "Periga de ser ele o novo diretor."

    CLUBE DOS COXINHAS
    A diretora Amora Mautner, a apresentadora Glória Maria e as atrizes Alessandra Negrini e Déborah Bloch decidiam, anteontem, onde esticariam a noite depois da festa da TV Globo. "Vamos para o Bar Número", dizia Amora. "Não, é o bar mais coxinha de São Paulo!", respondeu Alessandra, que acabou cedendo.

    À MODA DA CASA
    No terceiro dia da SP Fashion Week, a estilista Paula Raia recebeu convidados em sua casa, no Jardim Europa, para a apresentação de sua nova coleção anteontem. Entre os convidados, estavam o artista plástico Vik Muniz, acompanhado de sua mulher, Malu Barreto, e o blogueiro italiano Mariano Di Vaio. A empresária Carola Diniz também assistiu ao desfile.

    CURTO-CIRCUITO

    Adriana Calcanhotto
    canta hoje e amanhã no Tom Jazz, às 22h. 14 anos.

    Wilson Poit, secretário municipal de Turismo, foi homenageado pela multinacional EY durante o prêmio Empreendedor do Ano.

    A Câmara de Comércio Argentino-Brasileira comemora 70 anos com festa hoje no Auditório Ibirapuera.

    A pedido de Fátima Bezerra (PT-RN), a Câmara dos Deputados discute o golpe militar e a educação, dia 24.

    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY; colaborou SILAS MARTÍ

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024