• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 00:47:12 -03
    Mônica Bergamo

    Hospital das Clínicas, que completa 70 anos, cria ala especial para obesos

    11/04/2014 03h02

    O Hospital das Clínicas está criando uma ala especial só para obesos. Nela estão sendo instaladas camas elétricas para suportar até 400 kg, guindaste para ajudar na locomoção dos doentes, poltronas maiores e banheiros reforçados.

    REFORÇO
    Com isso o HC, que completa 70 anos na próxima semana, pretende dobrar o número de cirurgias de redução do estômago, de 200 para 400 por ano. A nova ala reunirá também uma equipe multidisciplinar para atender os pacientes: além de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, serão escalados psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais.

    ESPELHO
    Lula, segundo interlocutores frequentes do ex-presidente, acha que Dilma Rousseff deve radicalizar nos "sinais" para acalmar o mercado. Entre outras medidas, ela deveria já deixar evidente quem seriam os homens fortes da economia em seu eventual segundo mandato. O tucano Aécio Neves tem feito isso. Ele carrega Armínio Fraga para quase todas as conversas com empresários.

    AMIGO GUIDO
    O problema, para Dilma, é fazer isso sem desautorizar totalmente o atual ministro da Fazenda, Guido Mantega.

    EM CARTÓRIO
    Há até quem discuta a hipótese de que Dilma faça um gesto espetacular como fez o então candidato Lula em 2002, quando lançou a célebre "Carta ao Povo Brasileiro" para acalmar empresários e mercado financeiro.

    VAGA ABERTA
    Dois parlamentares do PT estão cotados para assumir a vice-presidência da Câmara dos Deputados no lugar de André Vargas, que renunciou anteontem: Paulo Teixeira, de SP, e Luiz Sérgio, do Rio.

    CALCULADORA
    A relutância de André Vargas em renunciar ao mandato se explica por um cálculo jurídico: ele queria escapar das mãos do juiz Sérgio Moro, do Paraná, considerado um dos mais duros do país e responsável pelas investigações sobre o doleiro Alberto Youssef. Na esperança de não ser cassado, o parlamentar jogava suas fichas num processo no Supremo Tribunal Federal, em que o ministro do seu caso seria escolhido por sorteio.

    LAPISEIRA
    O programa de educação de Alexandre Padilha, candidato do PT à sucessão de Geraldo Alckmin, vai "colar" em uma das iniciativas bem avaliadas do governo Dilma: o Ciência sem Fronteiras, que paga bolsas para alunos de universidades em instituições no exterior. A ideia é enviar estudantes do ensino médio de escolas públicas para intercâmbios na Europa e nos EUA, hoje populares entre a classe média alta de SP.

    UM CAFÉ E A CONTA
    Marina Klink criou um Instagram, que tem 12 mil seguidores, para mostrar os cafés que toma pelo mundo enquanto acompanha o marido, o navegador Amyr Klink.

    Danilo Verpa/Folhapress

    JOGANDO NAS ONZE
    O ator, roteirista e diretor Silvio Guindane, 30, que diz ser "um peão da arte", anda levando ao pé da letra a fama de viciado em trabalho: está no ar na TV a cabo, grava "Vitória", nova novela da Record, começa a filmar um longa no mês que vem, estreia outros dois neste ano e ainda escreve uma peça de teatro.

    *

    "Ator é minha profissão principal, mas me arrisco em outras áreas", diz o carioca, um dos roteiristas e protagonista da série policial "Acerto de Contas", do Multishow. Em maio, ele roda cenas em São Paulo do filme "Ponte Aérea", dirigido por Julia Rezende.

    COISA DE FAMÍLIA
    A atriz Débora Falabella assistiu à apresentação da irmã, Cynthia Falabella, na estreia da peça "Bull", anteontem, no Tucarena. Os atores Nilton Bicudo e Maria Bia Martins assistiram ao espetáculo, que também é estrelado por Flavio Tolezani e Mateus Monteiro. A atração fica em cartaz até 29 de maio.

    EM NOME DO PAI
    Reynaldo Gianecchini aguarda autorização da Prefeitura de Birigui (SP), sua cidade natal, para iniciar a construção do Centro de Apoio Professor Reynaldo Gianecchini, fundação em homenagem ao seu pai, morto em 2011. "Já temos o dinheiro para começar", diz o ator. O terreno que abrigará a estrutura tem 8.000 m².

    DJ NA REAL
    Para Narcisa Tamborindeguy, a carreira de DJ deixou de ser simples bico. A carioca, que tem uma seleção de músicas já prontas para apresentações, cobra cachê mínimo de R$ 20 mil por evento. E também está em busca de uma emissora que tope exibir um novo reality show. "Vai ser um programa sobre minha vida. Sem roteiro e sem regras, porque eu não me adapto."

    RAINHA DO SUCO VERDE
    O livro "Projeto Carol Buffara" foi lançado anteontem pela empresária e blogueira na Livraria Cultura do shopping Iguatemi. Carol recebeu amigos e convidados como o herdeiro das lojas Marisa, Ricardo Goldfarb, e Claudia Ribeiro, diretora editorial do Grupo Evol.

    CURTO-CIRCUITO

    A banda Zulumbi lança álbum com show no Sesc Pompeia, às 21h30. 18 anos.

    Içami Tiba autografa hoje o livro "Educação Familiar - Presente e Futuro", às 18h, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

    O DJ iraniano Sharam se apresenta hoje no clube Hot 83, na Chácara Santo Antônio. 18 anos.

    A peça "Assim É (se lhe Parece)", com texto do italiano Luigi Pirandello, estreia hoje, às 21h, no Sesc Vila Mariana. 12 anos.

    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024