• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 17:29:58 -03
    Mônica Bergamo

    Dilma passa por consulta médica em SP

    17/04/2014 03h02

    A presidente Dilma Rousseff visitou hoje à tarde o cardiologista Roberto Kalil Filho, em São Paulo.

    A consulta foi marcada para que o médico visse exames que ela fez em Brasília.

    Dilma teve há pouco tempo uma inflamação intestinal. Além de tratar do problema, ela fez os exames de controle que repete anualmente depois que teve um linfoma, em 2010.

    Eles mostram que a presidente está bem de saúde.

    MÃE DUPLA
    Um casal de lésbicas obteve em Goiânia sentença que obriga o hospital no qual uma delas dará à luz nos próximos dias a emitir a Declaração de Nascido Vivo da criança em nome das duas: Thaise Prudente, a mãe gestacional, e Michelle Almeida, que doou o óvulo. A juíza Vânia Jorge da Silva determinou ainda que o cartório emita a certidão de nascimento com o nome de ambas, e também dos respectivos avós maternos.

    DUPLA 2
    A decisão é considerada um avanço, já que desta vez a declaração com o nome das duas mães será dada no hospital. Até então, o documento trazia só o nome da que gerava o bebê. E o casal era obrigado a travar desgastante disputa judicial para, posteriormente, incluir o nome da outra mãe na certidão de nascimento emitida num cartório.

    DUPLA 3
    Chyntia Barcellos, vice-presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil, diz que a decisão será encaminhada ao Conselho Nacional de Justiça. "Vamos provocar o CNJ para que o registro com duas mães ou dois pais seja objeto de uma resolução, como ocorreu com o casamento homossexual", diz. "Assim, garante-se administrativamente um direito que hoje os casais buscam na Justiça."

    LUZ, CÂMERA
    Já vivendo em São Paulo, o pernambucano Eduardo Campos (PSB-PE), pré-candidato à Presidência, deve estrear em um dos principais "palanques" paulistas: o santuário nacional de Aparecida, onde participará da missa de Páscoa no domingo.

    AÇÃO
    Na campanha de 2010, os então presidenciáveis José Serra (PSDB-SP) e Dilma Rousseff (PT) se alternaram, participando das celebrações e orando diante das câmeras de televisão.

    ME CHAMA
    O Ministério Público de SP pediu a anulação de acórdão do Tribunal de Justiça que manteve o rebaixamento da Portuguesa no Campeonato Brasileiro. Diz que não foi intimado para a sessão de julgamento do recurso que havia apresentado contra a decisão da primeira instância. O Código de Processo Civil determina a intimação.

    ME CHAMA 2
    O procurador Edgard Moreira da Silva, da área de Interesses Difusos e Coletivos, afirma que houve "ofensa ao devido processo legal" e "à legislação federal".

    ALÍVIO
    Reivindicação de grupos de teatro, dança, música e circo, a isenção de PIS e Cofins para cooperativas artísticas acaba de ser aprovada no Senado. A extinção da cobrança de 3,7% sobre os serviços, proposta pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), entrará em vigor após a sanção presidencial.

    COM NOME NA LISTA
    Seu Jorge realizou um pocket show, anteontem, no bar Karavelle, no Itaim, do qual é sócio. A unidade, que ainda não foi oficialmente aberta ao público, recebeu para a apresentação do cantor convidados como o promoter Beto Pacheco e o fundador da Urban Arts, André Diniz, além da banqueteira Maria Alice Solimene. As modelos Solange Wilvert e Danielle Pontes também estiveram no local.

    PATRULHA
    O estilista Sergio K. entrou na mira da Secretaria de Estado da Justiça de SP por causa de sua polêmica coleção acusada de promover homofobia. O órgão analisa nos próximos dias a abertura de processo para apurar se a grife desrespeitou uma lei estadual ao lançar camisas que usam palavras como "gay" e "maricón" para se referir a jogadores como Cristiano Ronaldo e Maradona. A marca diz que as peças são "irreverentes" e nega homofobia.

    OS TRAPALHÕES
    A autobiografia do grupo Monty Phyton sairá no Brasil pela editora Realejo. O livro sobre o grupo foi classificado pela imprensa britânica como "vibrante" e capaz de tornar a história dos comediantes "ainda mais surreal e interessante". Os cinco integrantes ainda vivos, que não se reúnem desde os anos 1980, têm apresentações marcadas para julho, em Londres.

    JANTAR À FRANCESA
    A atriz Isabelle Huppert foi homenageada com um jantar oferecido pelo Festival Varilux de Cinema Francês, anteontem, no restaurante Skye, no hotel Unique. A lista de convidados incluía a atriz Tuna Dwek e o cineasta Bruno Barreto, que foi ao evento acompanhado da mulher, a produtora Lisa Graham. O cônsul da França em SP, Damien Loras, e a francesa Aurélie Raibon, também passaram por lá.

    CURTO-CIRCUITO

    O D.Edge inicia, com festa hoje à noite, série de eventos para celebrar seus 14 anos. Classificação: 18 anos.

    O Quarteto de Cordas da Cidade se apresenta às 20h, na praça das Artes. 10 anos.

    A banda holandesa Boi Akih toca hoje, às 21h, no Sesc Belenzinho. 12 anos.

    A comédia "Pretas por Ter" reestreia hoje, às 21h, no Teatro Brigadeiro. 14 anos.

    Iara Rennó canta hoje, às 21h30, na Casa de Francisca, nos Jardins. 18 anos.

    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024