• Colunistas

    Friday, 17-May-2024 01:23:58 -03
    Mônica Bergamo

    Joaquim Barbosa vai decidir se Dirceu pode trabalhar fora do presídio

    DE SÃO PAULO

    18/04/2014 03h00

    O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, decidirá na próxima semana se José Dirceu pode ou não ser autorizado a trabalhar fora do presídio da Papuda. Ele não pretende prolongar a questão, em discussão há cerca de um mês.

    ÚLTIMA PALAVRA
    Barbosa aguarda apenas manifestação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sobre o pedido de quebra de sigilo telefônico feito pela promotora Márcia Corrêa para saber se Dirceu falou ao celular de dentro do presídio. Depois disso, decidirá se a quebra é necessária ou se as investigações feitas até agora, que não comprovam que o petista falou ao telefone, são suficientes para encerrar o caso.

    GERAL
    A iniciativa da promotora gerou polêmica e surpreendeu ministros do Supremo: o requerimento dela atinge aparelhos usados no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no próprio STF.

    EXCLUSIVO
    Ao contrário do que ocorreu com outros condenados do mensalão, o caso de Dirceu foi parar de novo nas mãos de Barbosa porque falar ao telefone do presídio é falta grave. Pode resultar até na regressão do regime a que ele foi condenado, de semiaberto para fechado. E só o ministro tem a prerrogativa de decidir sobre essa alteração.

    ASSINATURA
    E o deputado João Paulo Rillo, líder do PT na Assembleia Legislativa de SP, está convidando juristas e personalidades para manifestação em favor de Dirceu -ou, como diz sua assessoria, "em defesa do Estado democrático de Direito". O ator José de Abreu, que fez duras críticas a Lula e a Dilma Rousseff por julgar que eles não defendem o condenado, também foi convidado.

    REMETENTE
    A USP sofreu mais uma derrota na Justiça e terá que devolver cerca de R$ 1 milhão aos herdeiros do banqueiro Pedro Conde. Eles tinham doado o dinheiro, em 2009, para reformas em um auditório da Faculdade de Direito do largo São Francisco. Em troca, a escola batizou o local com o nome de Conde. Um ano depois, a direção da faculdade mudou, e a homenagem foi desfeita.

    REMETENTE 2
    A USP, em sua defesa, alegou que o batismo não era contrapartida obrigatória à doação. Foi condenada em 2012. Recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo -que agora manteve a sentença anterior, obrigando-a a devolver o dinheiro.

    ARCO-ÍRIS
    Atriz da série "Orange Is the New Black", Lea DeLaria vai participar da Parada Gay de São Paulo, no próximo dia 4. A americana, que faz a personagem Big Boo, é lésbica e ativista da causa LGBT. A vinda dela também é para promover a segunda temporada da história, que estreia em 6 de junho no Netflix.

    SEM BATER CONTINÊNCIA

    Marcelo Tabach

    Alexia Dechamps e Guilhermina Guinle participam dos filmes da campanha Tamuaté-aki (lê-se "tamo até aqui"), que será lançada na terça. Marcos Prado, sócio de José Padilha, dirige as peças publicitárias e é um dos criadores do movimento Uma Gota no Oceano, que defende os índios e outras causas ambientais.

    *

    Em 2011, Prado dirigiu um vídeo contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte que também juntava artistas globais como Wagner Moura e Juliana Paes. O protesto já foi visto por 1 milhão de pessoas no YouTube.

    TELA CURTA
    Convidado por Carlos Saldanha para integrar a trilha de "Rio 2", Milton Nascimento passou cinco dias em Los Angeles gravando, mas no corte final sua voz aparece em uma cena bem curta. Em conversa com amigos, o cantor se mostra magoado por não ter sido nem ao menos avisado. Seu empresário, João Mário Linhares, diz que o combinado era fazer só uma música. No entusiasmo, gravaram cinco. "Mas a participação foi muito pequena", admite.

    ABAIXA O SOM
    O empresário e apresentador Alexandre Youssef ainda não sabe se reabrirá a casa noturna Studio RJ, no Arpoador. O local, que foi fechado depois de vizinhos terem reclamado do barulho, passa por reforma. "Vai depender de quanto tudo isso custará", diz ele.

    SINFONIA DE PANELAS
    O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, participou de jantar oferecido pelo barítono Ambrogio Maestri, anteontem, no National Club, no Pacaembu. O maestro John Neschling foi um dos convidados para experimentar as iguarias típicas da culinária italiana, assim como José Luiz Herencia, diretor do Theatro Municipal.

    É PÁSCOA
    Os atores Carlos Casagrande e Claudia Raia foram os mestres de cerimônias em leilão beneficente promovido pela Ferrero Rocher, anteontem, no shopping JK Iguatemi. O evento, que arrecadou fundos para a ONG Banco de Alimentos, contou com a participação da galerista Anita Schwartz e do estilista Fause Haten. A atriz Thammy Gretchen também esteve no local, acompanhada de sua namorada, Andressa Ferreira.

    CURTO-CIRCUITO

    Chico Carvalho, vencedor do Shell, reestreia "Ricardo 3º", hoje, às 20h30, no Centro Cultural SP. 12 anos.

    A Indie Party faz edição especial com músicas do Foster the People, hoje no Cine Joia, às 23h. 18 anos.

    O musical "Jesus Cristo Superstar" terá sessões extras hoje e na segunda, no Ohtake Cultural. 12 anos.

    O Campeonato Paulista de Vela, com a participação de Lars Grael e Reinaldo Conrad, começa hoje, na represa de Guarapiranga.

    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024