• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 23:45:59 -03
    Mônica Bergamo

    Canadá e Trinidad e Tobago alertam seus cidadãos sobre violência no Brasil

    DE SÃO PAULO

    06/05/2014 02h02

    Às vésperas da Copa do Mundo, o governo do Canadá e a embaixada de Trinidad e Tobago soltaram comunicados alertando seus cidadãos que virão para o Mundial sobre a violência. Os canadenses afirmam que o Brasil tem "altas taxas de crimes" e que roubos envolvendo turistas são comuns. "E às vezes violentos." Trinidad e Tobago sugere não carregar joias ou muito dinheiro, que "atraem batedores de carteira".

    FREIO
    O texto canadense avisa ainda que dirigir no Brasil é "perigoso" por causa de "hábitos agressivos" dos motoristas, ultrapassagens imprudentes, altas velocidades e más condições das estradas. E diz para ficar longe de manifestações, que podem se tornar violentas.

    COPO CHEIO
    Na Inglaterra, onde o governo já havia dado alertas semelhantes, um novo guia da Federação de Torcedores de Futebol lista mais preocupações. A organização que representa fãs do esporte cita o golpe "boa noite, Cinderela" e o risco de estupros. O livreto diz que o tráfico de drogas é "difundido" no país, ensina a tradução de expressões como "fui roubado" e sugere amarrar a alça de bolsas "até no próprio corpo" para evitar assaltos em restaurantes.

    NADA A DECLARAR
    Não peça a Eduardo Campos (PSB-PE) que diga quais ministérios eliminará caso seja eleito presidente. "Tá louca? Só depois da eleição", disse ele à coluna quando instado a indicar ao menos cinco pastas que poderiam ser descartadas em seu eventual governo. Hoje são 39 ministérios e secretarias. Campos diz que trabalhará com "15 ou 20".

    NADA A DECLARAR 2
    Na entrevista ao programa "Poder e Política", da Folha e do UOL, na semana passada, ele também desconversou sobre a possibilidade de fundir pastas da área social. "Não fizemos esse debate sobre a estrutura", afirmou.

    CORREIO...
    Os Correios foram condenados a pagar indenização de R$ 30 mil por danos morais a um ex-diretor que teve e-mails com conteúdo pessoal vazados dentro da empresa. As mensagens, sobre "supostas relações extraconjugais", conforme a ação, foram acessadas em auditoria que investigava o envolvimento do servidor nos fatos apurados pela CPMI dos Correios. Demitido em 2008 sob a acusação de corrupção, o ex-funcionário diz que elas eram privadas, sem relação com o escândalo.

    ...ELEGANTE
    O Tribunal Superior do Trabalho entendeu que a divulgação dos e-mails prejudicou a imagem do ex-diretor, "já desgastada em razão das investigações". A mulher dele, que também é dos Correios, viu as mensagens com os flertes trocados pelo marido com uma colega. A empresa avalia recorrer ao Supremo Tribunal Federal.

    'PARABÉNS' ORQUESTRADO
    O ator Daniel Boaventura foi à Sala São Paulo assistir ao primeiro concerto da Orquestra Sinfônica Heliópolis na atual temporada, no fim de semana. A apresentação, que também celebrou os 80 anos do maestro Isaac Karabtchevsky, contou com a presença de Arthur Nestrovski, diretor artístico da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de SP), e do professor José Pastore, acompanhado de sua mulher, Wilma. A mezzo-soprano Carolina Faria foi uma das atrações da noite.

    EM FAMÍLIA
    Luciana Gimenez acompanhou o filho Lucas Jagger, 15, a Nova York para participar de homenagem a L'Wren Scott, namorada de Mick Jagger, que se suicidou em março. Amigos da estilista reuniram, na sexta passada, pessoas importantes em sua trajetória, como a editora Anna Wintour, da "Vogue", que se sentou ao lado de Luciana na missa, e as atrizes Julianne Moore e Meg Ryan. No ano passado, a apresentadora ofereceu jantar em sua casa a Mick e L'Wren, quando visitavam o garoto em SP.

    MAIS UMA
    A cidade de Tiradentes (MG) vai entrar na programação do Mimo, maior festival gratuito de música instrumental do país, nos dias 17 a 19 de outubro. O evento, que também é realizado em Paraty, Ouro Preto e Olinda, receberá o músico catalão Jordi Savall.

    FORNO E FOGÃO
    A Prefeitura de São Paulo vai lançar hoje um concurso para as escolas municipais que melhor discutirem alimentação escolar com pais e alunos. A ideia é que elas promovam atividades e debates e que, deles, surjam as receitas que concorram aos prêmios. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação e do programa SP Carinhosa.

    FORNO E FOGÃO 2
    Pesquisa feita pela Unifesp e pela Universidade São Marcos com estudantes de 10 a 15 anos na cidade, de escolas públicas e privadas, mostrou que os hábitos alimentares inadequados das famílias e o sedentarismo comprometem a saúde das crianças e as expõe ao risco da obesidade: 16% estavam com sobrepeso e 8% já poderiam ser consideradas obesas.

    SEM NÓ NA GARGANTA
    Os atores Cassio Scapin e Rosi Campos dividiram o palco do Teatro Folha para a estreia da peça "Terceiro Sinal", na sexta (2). A montagem, que também conta com a atuação de Daise Amaral e Djalma Lima, foi apresentada a um público que incluiu o ator Pedro Bosnich, a empresária Livia Schurr e a atriz Neusa Maria Faro.

    CURTO-CIRCUITO

    O gemólogo Rafael Lupo Medina dá palestra, a convite da Cartier, hoje, às 16h, no shopping Cidade Jardim.

    O restaurante La Casserole, no Arouche, festeja 60 anos hoje com evento para convidados e cardápio feito por seis chefs franceses.

    A Confederação Nacional da Indústria lançou ontem uma campanha para estimular ações de eficiência energética nas empresas.

    A Stoned Music Band faz show hoje, às 21h, no Bourbon Street. 18 anos.

    Ana Carolina, Francisco e Rodolpho Ribeiro fazem coquetel hoje para abrir a primeira loja Maria Pia Casa, no D&D Shopping.

    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024