• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 07:11:53 -03
    Mônica Bergamo

    'Atribuir violência a mim é leviano', diz a jornalista Rachel Sheherazade

    DE SÃO PAULO

    10/05/2014 02h02

    Após ter seu nome ligado ao linchamento de uma dona de casa em Guarujá, a jornalista Rachel Sheherazade, do SBT, diz que condena justiçamentos e que atribuir a ela a violência no país é "leviano".

    *

    A apresentadora provocou polêmica em fevereiro ao afirmar "compreender" pessoas que amarraram um assaltante em um poste no Rio -o caso está sendo apurado pelo Ministério Público Federal.

    *

    Nesta semana, pessoas usaram as redes sociais para afirmar que o comentário de Sheherazade estimulou o crime no litoral paulista. Questionada, a apresentadora enviou a seguinte mensagem, por e-mail:

    Adriano Vizoni - 17.dez.13/Folhapress

    "O justiçamento é uma prática abominável de aplicação de penas de tortura e/ou morte, ao arrepio das leis e do Direito. Esse ato medonho sempre acompanhou a história da humanidade. Há relatos de justiçamento desde os primórdios das civilizações. Essa prática não é exclusividade do nosso tempo nem do nosso país.

    *

    Acontece que, após a repercussão do caso de menor infrator preso ao poste [no Rio de Janeiro], a imprensa passou a noticiar mais casos semelhantes.

    *

    A tentativa de atribuir ao meu comentário a responsabilidade pela violência crônica e endêmica que vive nosso país é no mínimo leviana. Como jornalista cabe a mim noticiar os fatos. Como comentarista, analisá-los sob meu ponto de vista. E o meu direito a opinião é garantido pela Constituição Federal.

    *

    Não me cabe a responsabilidade pela falta de segurança no país, pelo sucateamento da polícia, pela morosidade da Justiça, enfim, pela sensação de impunidade e impotência que espalha o medo e o desespero entre a população.

    *

    Como jornalista, apenas situei os fatos, apontei e 'compreendi' as possíveis causas do fenômeno justiçamento. O resto não passa de linchamento moral."

    MAÇÃ PAULISTANA
    A primeira Apple Store de São Paulo será no Morumbi Shopping. O contrato entre a empresa de tecnologia e a Multiplan, que administra o centro de compras, foi assinado nesta semana. Não há previsão para a data de inauguração, mas as obras no espaço devem começar nas próximas semanas.

    FILA DUPLA
    Será a segunda loja oficial no Brasil da marca.

    *

    A primeira foi aberta no Rio em fevereiro, com longas filas de clientes.

    FILA VIP
    Pelo menos 13 presidentes, primeiros-ministros e chanceleres estrangeiros já confirmaram ao governo brasileiro que vêm ao país para a Copa. Entre outros, devem desembarcar no Brasil Angela Merkel, da Alemanha, Vladimir Putin, da Rússia, Xi Jinping, da China, Enrique Peña Neto, do México, e Jacob Zuma, da África do Sul. Da América do Sul são esperados Michelle Bachelet, do Chile, José Mujica, do Uruguai, Rafael Corrêa, do Equador, e Cristina Kirchner, da Argentina.

    DESCOBRIDORES DO SUCESSO
    Adriane Galisteu e Gaby Amarantos assistiram ao show dos Paralamas do Sucesso na festa de 20 anos da Discovery Networks, anteontem, na Casa Petra, em Moema. O evento também contou com a presença do astronauta Marcos Pontes e do ator Sérgio Marone. O presidente da rede Discovery, JB Perrete, também recebeu o apresentador Emílio Surita na comemoração.

    IDEIA AMIGA
    Pedido de indenização de R$ 3 milhões por suposto plágio em ação movida por um artista plástico contra a Telemar foi negado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). A ministra Nancy Andrighi considerou que a campanha Orelhão Amigo, para a preservação de telefones públicos, não está protegida pela lei de direito autoral. Ela foi recusada pela empresa de telefonia -que depois teria lançado outra similar.

    CEREBRAL
    A psicopedagoga e educadora Adriana Fóz lança hoje o livro infantil "As Aventuras de Newneu, o Superneurônio", na Livraria Cultura do shopping Iguatemi. Ela sofreu um AVC com 32 anos e teve que reaprender a ler e a escrever. A obra contou com apoio do hospital Albert Einstein.

    PRESENTE
    O maestro John Neschling ofereceu a renda da pré-estreia da ópera "Carmen", de Bizet, para a Congregação Israelita Paulista.

    *

    A entidade, que comercializará os ingressos, será a anfitriã da noite no Theatro Municipal, no dia 26.

    CURTO-CIRCUITO

    O evento beneficente Sukiyaki do Bem é hoje, às 20h, no Tivoli Mofarrej.

    Juliana Spinella autografa "Dores e Delícias - Do Blog ao Livro", hoje, às 16h, na Livraria da Vila da Fradique.

    A festa Clubinho tem hoje edição no La Luna. 18 anos.

    O DJ Igor Cunha toca no casamento de Mauro Caneschi e Aline Setti, hoje, em Campos do Jordão.

    Amanhã, no Ibirapuera, Corrida e Caminhada Graac.

    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024