• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 10:13:20 -03
    Mônica Bergamo

    Marcos Mion vira garoto-propaganda do fisiculturismo e atrai 94 mil fãs

    DE SÃO PAULO

    25/05/2014 02h00

    Os bíceps e os tríceps bem-definidos de Marcos Mion, 34, têm uma legião de fãs no Instagram. A cada imagem que o apresentador do "Legendários" posta em seu perfil, onde possui 1,1 milhão de seguidores, vem uma avalanche de "curtidas" e de comentários.

    *

    "Você ficou muito parecido com Silvester Stallone! kkk", escreveu @dianelima21, uma das 578 fãs a comentar uma foto que mereceu 35 mil "likes". Fora os suspiros de "Vem pra minha casa", "Iron Man" e outros impublicáveis.

    *

    A versão Rambo de Mion é uma construção feita ao longo dos últimos 18 meses. "Sou da geração que curtia Stallone e Schwarzenegger", afirma o apresentador à repórter Marcela Paes, referindo-se aos protagonistas de "Rambo" e "O Exterminador do Futuro", respectivamente.

    Até 2001, quando ainda era VJ da extinta MTV, ele fazia parte do clube dos sem-músculos. "Ia apresentar o VMB [premiação da emissora]. Algumas vezes, ficava pelado por um momento no palco. Não queria parecer um frango. Contratei um personal [trainer]. Saí de 60 kg para 65 kg em cinco meses."

    *

    Entrou para o clube dos fisiculturistas com uma rotina de 12 horas semanais de treinamento intensivo. Ganhou 10 kg de massa magra e chegou a 7% de percentual de gordura corporal e aos 83 kg.

    *

    Para alcançar um nível de atleta de alta performance, Mion começou a entrar em contato com um "dream team" com quem passou a treinar. "Era um de cada segmento, os melhores. Quando me dei conta, tinha um time." O grupo, de oito pessoas, ganhou o apelido de "Team Treta" e começou a postar no Instagram fotos da rotina. Hoje tem 94 mil seguidores. "Uma das coisas mais legais [do fisiculturismo] são os amigos. A gente se bota pra cima", diz Mion, nomeado "presidente".

    *

    O ortopedista Paulo Muzy ganhou o apelido de #UrsoBrancodoAlaska, por ter um dos físicos mais avantajados do grupo. "Pra encarar a rotina que a gente encara e do jeito que a gente faz, não dá para ser uma pessoa que só está atrás de resultado estético."

    *

    As hashtags usadas pelo time - #rasgaSaporra (que se refere ao ato de definir os músculos) e #sóQuemÉ (para os entendidos)- mostram como o esporte é uma paixão. "Se você treina e se coloca uma meta, o corpo obedece. E isso é incrível", afirma Mion, que diz condenar o uso de anabolizantes, um atalho usado por muitos marombeiros.

    *

    No Instagram, o apresentador mostra fervor. "Vc não desiste, sangra, vomita e grita até o seu limite! Quando estamos sozinhos tem uma vozinha de merda que fica falando 'já tá bom!', 'não precisa fazer até o limite', 'desencana de intervalo de 1 min'. O real fisiculturista não ouve essa voz e treina como se seu pior inimigo estivesse olhando!", escreveu ele em uma foto.

    *

    Mion não fala de medidas nem da carga que coloca nos exercícios de musculação. "Eu não fico me medindo. Me baseio no espelho." O amigo "urso" diz que "Mion não faz isso [malhar] só para ficar bem na foto, como muita gente que só faz exercício para postar nas redes sociais, para ser aceito. O esporte é coerente com a personalidade dele".

    *

    O apresentador conta que a mulher, a designer Suzana Gullo, 37, estranhou quando ele adotou os novos hábitos. Mion cortou o álcool. "Ela me disse: 'A gente não vai mais poder beber nem um vinho juntos?'." E ouviu como resposta: "Su, eu nunca gostei de vinho. Que bom que agora posso parar de fingir".

    *

    Mion passou a seguir dieta rigorosa. Desde o fim de 2012, excluiu açúcar, frituras e todo tipo de "carboidrato ruim" do cardápio. Para fazer seis refeições por dia, carrega em uma bolsa térmica 18 saquinhos de comida congelada e embalada a vácuo. Leva até para a casa da mãe. "Ela se acostumou, mas reclamava quando eu chegava com minha própria comida."

    *

    A dieta de atleta custa cerca de R$ 5.400 por mês. É à base de frango, legumes e batata-doce. Todas as terças, após o almoço (feito no micro-ondas de seu camarim na Record), Mion parte para ver a aula de lutas marciais do filho caçula, Stefano, 4.

    *

    De quimono, máscara e o escudo do Capitão América, o garoto se joga no tatame. "Stefano é louco pra ir na academia comigo. Ele até diz que quer ter um peitão que mexe, igual ao meu." O mais velho, Romeo, 8, faz aula, mas prefere mostrar ao pai uma imitação dos passos de dança do cantor Michael Jackson.

    *

    "Posso comer uma [batata] Ruffles, pai?", pergunta Romeo já no fim da aula. "Depois do treino, pode", diz Mion. "Quer chocolate? Esse é uma delícia!", oferece o apresentador à repórter.

    *

    E logo admite: "Tá bom, vai. Eu nunca comi. Mas todo mundo fala que é bom". Mion faz merchandising do doce em seu programa na TV Record. No Instagram, começou a fazer anúncio de uma marca de barras de proteínas, da qual se tornou "embaixador".

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024