• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 22:18:19 -03
    Mônica Bergamo

    O Brasil está muito bom, diz príncipe Harry após jantar em Brasília

    25/06/2014 02h00

    O príncipe Harry, do Reino Unido, ganhou uma camisa do Brasil no restaurante Rubayat, onde jantou em Brasília, anteontem, depois de ver a vitória brasileira no estádio Mané Garrincha.

    *

    "O Brasil tá muito bom, muito bom", disse ele à jornalista Luzia Câmara, que vende a blusa para arrecadar fundos para uma ONG. "Ainda não encontrei meu príncipe, mas já conheci um e ganhei até beijo", brincou a jornalista de 56 anos.

    Menos sorte teve a estudante Maria Eduarda Barros, 14. "Eu vi o cabelo ruivo dele no meio de um monte de segurança e não consegui acreditar", conta. Acabou barrada -nem seu choro comoveu a comitiva. "Tenho certeza de que vou me casar com ele", dizia ela, que via o príncipe pela segunda vez. "A primeira foi em Londres. Eu passava de ônibus na frente do Palácio de Buckingham e vi ele da janela."

    *

    O príncipe saboreou "baby gold", parte nobre do contrafilé, arroz biro-biro, batata suflê e creme de espinafre. O grupo bebeu duas garrafas do vinho chileno Cuvée Alexandre Merlot. Total da conta: R$ 1.989. "Estou aqui para ver bom futebol. Tá valendo", disse Harry a funcionários da embaixada.

    TERÇO DA SORTE
    A presidente Dilma Rousseff enviou um terço ao técnico Luiz Felipe Scolari na segunda-feira (23), antes da partida do Brasil contra Camarões, em Brasília. O presente foi entregue no hotel em que a delegação brasileira estava hospedada.

    LINHA DIRETA
    O governo federal está mantendo equipes em cada uma das 12 cidades-sede da Copa para negociar com pessoas dispostas a liderar manifestações contra o Mundial.

    MUITA CALMA
    A coordenação das equipes, de até quatro pessoas, é do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral). "Elas informam a segurança dos riscos de protestos e tentam conversar para ao menos combinar [com lideranças uma forma de evitarem turbulência]", diz Carvalho. O balanço é considerado positivo -embora reunião com um dos grupos, os "black blocs", conforme ele revelou em entrevista à Folha, não tenham prosperado.

    É TUDO FESTA
    O ministro, que revelou ter ouvido xingamentos a Dilma no metrô, em São Paulo, no dia da abertura da Copa, diz que também viu cenas festivas. Numa delas, brasileiros gritavam aos croatas: "Viado! Viado!", enquanto os estrangeiros dançavam e pulavam sem parar. Ele pensou em contar para os turistas o significado da palavra. Foi avisado de que eles já sabiam. E se divertiam mesmo assim.

    NA DIREÇÃO
    Carvalho diz que achou "emocionante" ainda o esforço de brasileiros para ajudar um casal croata a encontrar um endereço -os dois não falavam uma palavra de inglês. O próprio ministro acabou dando carona aos turistas em seu carro, que estava estacionado próximo da estação Sé do metrô.

    "TEM ALGUMA COISA ERRADA"

    O primeiro tempo do jogo do Brasil estava no fim quando Susana Vieira, 71, chegou ao hotel Tivoli, nos Jardins, para ver a partida de anteontem. "Não tinha ponte aérea. Vim quase na cabine do piloto!", dizia a atriz. "Perdi os dois gols do Neymar."

    *

    Trocava carícias com o ator Sandro Pedroso, 30, de quem estava separada desde janeiro, após cinco anos de namoro. "Estamos juntos [de novo]", revelou à coluna. "A gente se ama. Não pode viver separado."

    Segue para a frente do telão. Alguém atrás atira uma bolinha de papel na direção da cabeça dela. A atriz senta-se. E gruda os olhos na TV. De repente, Fred cabeceia. "Goool", grita Susana -e dá uma bandeirada, sem querer, na cabeça de alguns rapazes. "O Fred estava sendo muito pichado. As pessoas são cruéis. Ele não é dos mais novos, mas é um cara com energia vital. Eu, como não sou garota e tenho energia vital, sou sempre a favor de quem é assim."

    *

    "Sei que essa Copa representa muito na parte política, como se a gente ganhasse graças ao governo", diz ela. "Mas nós ganhamos graças à nossa garra, ao povo brasileiro ser unido", dizia, prevendo a vitória do Brasil no Mundial.

    *

    Sobre os xingamentos a Dilma Rousseff no Itaquerão, não quis "falar se está certo ou errado". "Mas o povo brasileiro, na hora que se junta e grita, é porque tem alguma coisa errada."

    TORCIDA ORGANIZADA
    As atrizes Fernanda Paes Leme e Danielle Winits assistiram ao jogo entre Brasil e Camarões no camarote da Garoto no estádio Mané Garrincha, anteontem. O ator Malvino Salvador, acompanhado da mulher, Kyra Gracie, grávida de seis meses, também estava entre os convidados. No camarote da Sony, as modelos Fernanda Motta e Alessandra Ambrosio acompanharam a partida ao lado do stylist Matheus Mazzafera. O ator Marcelo Serrado também esteve no local.

    HISTÓRIA JOIA
    A Pinacoteca do Estado de São Paulo vai lançar uma coleção de joias baseadas em alguns quadros de seu acervo permanente.

    *

    Um brinco de ônix, similar ao do quadro "Saudade", de Almeida Júnior, e um colar de pérolas com que a imperatriz Dona Amélia foi retratada no século 19, serão algumas das peças à venda.

    EU NÃO TENHO CARRO...
    "Lepo Lepo" (Magno Santanna e Filipe Escandurras) foi a música mais tocada em shows no Carnaval deste ano. Na sequência, aparecem "Vai no Cavalinho" (Thales Big Big e Samy Coelho) e "País Tropical" (Jorge Ben Jor), segundo ranking do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).

    SALÁRIO EM DIA
    O órgão distribuiu mais de R$ 14 milhões em direitos autorais a cerca de 16 mil autores que tiveram suas canções executadas na folia -valor 22% maior que o de 2013. Os compositores que mais lucraram foram Carlinhos Brown, Durval Lelys (Asa de Águia), Filipe Escandurras e Magno Santanna (ambos do hit "Lepo Lepo").

    CURTO-CIRCUITO
    O jornalista curitibano Lycio Vellozo Ribas lança o livro "Mundo das Copas - As Curiosidades e os Momentos Históricos do Maior Espetáculo do Esporte Mundial", nesta quarta (25), às 19h, no Museu do Futebol.

    Luiz Alberto de Araújo Costa e Francisco Kurimori inauguram nesta quarta (25), às 19h, um posto de serviços do Crea na sede da Apemec.


    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024