• Colunistas

    Monday, 20-May-2024 19:08:28 -03
    Mônica Bergamo

    Governo Dilma tem linha direta com líderes da comunidade judaica

    31/07/2014 02h00

    O governo Dilma está mantendo um "telefone vermelho permanente" para se comunicar com representantes da comunidade judaica no Brasil. "É uma linha direta. O diálogo tem sido quase diário. E é fundamental para evitar mal-entendidos", diz o ministro Aloizio Mercadante, da Casa Civil.

    AJUSTE
    Anteontem, o telefone dele tocou mais uma vez. Era Claudio Lottenberg, presidente da Conib, a Confederação Israelita do Brasil, reclamando da palavra "genocídio" usada por integrantes do governo para definir os ataques de Israel à Faixa de Gaza. "Eu concordei com ele e lembrei que a presidenta [Dilma Rousseff] já se manifestou a respeito." Dilma disse que se trata de "massacre" e não de "genocídio".

    PALAVRAS
    Um dos telefonemas de Lottenberg para o governo, em que ele concordou com as ressalvas ao porta-voz israelense que chamou o Brasil de "anão diplomático", gera há dias polêmica nas redes sociais. O presidente da Conib chegou a ser definido como "outro anão que saiu do armário" por judeus descontentes com sua iniciativa. Outros defenderam a sua habilidade em dialogar.

    JANELA
    Mercadante defende Lottenberg. "Ele tem expressado com veemência os pontos de vista da comunidade."

    "Eu vi os dois lados do conflito", diz Willem Dafoe sobre conflito entre Israel e Palestina
    Willem Dafoe e Mikhail Baryshnikov participaram anteontem de coquetel após a apresentação especial de "A Velha", no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros. A noite em benefício do Ciam (Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar) contou com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, da atriz Regina Duarte e do diretor Antunes Filho, entre outros. Dafoe falou à coluna.

    Folha - Está aproveitando SP?
    Willem Dafoe - São muitos ensaios, não tenho aproveitado tanto. Mas é muito legal estar aqui. Tenho visto amigos brasileiros, especialmente aqueles que vêm assistir ao espetáculo. Mas, infelizmente, quando você está em turnê, não sobra muito tempo.

    Tem acompanhado o conflito Israel/Palestina?
    Claro, sou um ser humano. É muito complicado. Fiz um filme em Ramallah ["Miral" (2010), que conta a história de três gerações de mulheres palestinas]. E voltei outras vezes [à Palestina]. Tenho vários amigos judeus e palestinos. Eu vi os dois lados. [Faz um sinal pedindo que o gravador seja desligado, mas conclui]. Eu penso uma série de coisas a respeito, mas não é a hora para falar disso.

    Já provou cachaça, citada em um diálogo da peça?
    Sim. Já estive no Brasil várias vezes. Há muitos anos, me apresentei aqui, em outro teatro. Também já estive no Rio, no Festival de Cinema. Agora, depois de SP, vamos para o Rio e em seguida Buenos Aires. Este prédio [do Sesc Pinheiros] é muito interessante. Não temos nada parecido nos EUA, esse conceito de um prédio inteiro dedicado à cultura e ao bem estar da pessoas, ao social. Claro que eu vi de um modo superficial, mas é muito interessante.

    DRAMA
    Longa que representou a Palestina no Oscar deste ano, "Omar" será o filme de abertura da 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, no próximo dia 13, no CineSesc. O americano Waleed Zuaiter, ator e produtor da obra, estará na sessão, que abre o evento promovido pelo Instituto da Cultura Árabe. A história é sobre o amor de um palestino e uma israelense.

    NOVA DIREÇÃO
    O restaurante Piantella, um dos mais tradicionais de Brasília, está modificando a sociedade. Marco Aurélio Costa, que fundou o lugar, há quase 40 anos, vendeu a sua parte ao advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. E a Bistrô Expand, importadora dos dois, mudará de nome, para "Pianta's Bar".

    ESPICHANDO
    O Festival de Cinema de Paulínia será ampliado na próxima edição. "Atualmente são seis dias. Vamos estender a programação em 2015", diz a secretária de Cultura do município, Monica Trigo. A mudança faz parte da retomada do polo cinematográfico, que nos próximos meses terá a gravação de uma série para o canal Fox, com Danilo Gentili.

    GRAÇA
    A Spray Filmes está criando área de "branded content", ferramenta que conjuga entretenimento e publicidade. Rafael Grostein, um dos responsáveis pelo canal "Desimpedidos" na página do YouTube, está se associando à produtora.

    CURTO-CIRCUITO
    A agência de publicidade brasileira Cross Networking recebeu prêmio de marketing pela campanha da ONG Operação Sorriso.

    O estilista Pedro Lourenço faz no sábado (2) palestra beneficente em prol da campanha #amigosdopedrinho, às 10h, na rua Oscar Freire, 2.500.

    O artista plástico carioca Smael participa do 13º Festival de Inverno no Sesc Quitandinha, em Petrópolis.


    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024