• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 07:20:13 -03
    Mônica Bergamo

    Gerald Thomas diz que teatro do Brasil é bobo e é chamado de rato na internet

    05/08/2014 02h00

    O conflito Israel-Gaza chegou ao teatro: o diretor Gerald Thomas disse, no Facebook, que fica "pasmo" com o fato de "quase ninguém" do meio no Brasil discutir o assunto. "Ao invés disso, discutem (é inacreditável) (AINDA) o teatro de Bob Wilson. Que vergonha!!!! Que gente retardada. Não é à toa que o teatro brasileiro é MESQUINHO, bobo e provinciano."

    FUTURO DO PRETÉRITO
    Em outro post, Thomas, que vive em Londres, insistiu: "Não é à toa que essa província aí não progride! É gente do passado com discussões (inúteis) do passado. Vivam de relíquias e morem numa loja de antiguidades".

    RATOEIRA
    O diretor Roberto Alvim, que identificou nas declarações referências críticas de Thomas ao seu trabalho, reagiu: "Vejamos o que é PROVINCIANISMO: um rato mesquinho, que NÃO VÊ TEATRO no Brasil, se arvora a dizer (para ganhar um pouco de publicidade, visto que está desesperado) que 'o teatro brasileiro é provinciano'".

    DENTE AFIADO
    A discussão seguiu por meio de mensagens privadas que um enviava ao outro. Até que uma delas, de Alvim, veio a público, divulgada por ele mesmo e por Thomas: "Quando vc [Gerald Thomas] vier ao Brasil, vou te procurar pra vc me dizer tudo o que disse na minha cara. Afinal, respeito é bom e conserva os dentes, não é mesmo?". Seguidores de ambos reforçaram a polêmica.

    EMBALOS DE SÁBADO À NOITE
    As atrizes Isis Valverde, Betty Faria, Deborah Secco e Alessandra Negrini participaram da festa de lançamento de "Boogie Oogie", no Espaço Franklin, no Rio. Ao som de clássicos dos anos 1970, a balada reuniu os atores Giulia Gam, Rodrigo Simas e Marco Ricca, que também estão no elenco da nova novela de Rui Vilhena, assim como Francisco Cuoco, que foi com a namorada, Thaís Almeida. A atriz Letícia Spiller e o casal José Loreto e Débora Nascimento também se jogaram na pista, no sábado (2).

    QUEIXA VIRTUAL
    O Procon-SP elaborou seu primeiro ranking de empresas campeãs de reclamações por vendas na internet. A Nova Pontocom, nome fantasia do braço online de Extra, Casas Bahia e Ponto Frio, ocupa a primeira posição da lista, com 1.078 clientes insatisfeitos com a entrega de produtos comprados em suas lojas eletrônicas. O Walmart vem em segundo, com 541 queixas. E o grupo B2W, que engloba os sites submarino.com e Americanas.com, aparece em terceiro, com 305.

    QUEIXA 2
    O índice de resolução de problemas no período pesquisado, de janeiro a junho, foi alto: cerca de 90% das queixas foram solucionadas pelas empresas. A Nova Pontocom esclarece que "resolveu os questionamentos dos clientes antes que se convertessem em reclamações formais". O BW2 prefere não se manifestar e o Walmart.com não respondeu até o fechamento desta edição.

    FIM DE FEIRA
    Murilo Rosa participou de sarau realizado na Casa do Autor Roteirista, no fim de semana, na Flip (Feira Literária Internacional de Paraty). Ele se divertiu com um grupo de atores vestidos de zumbis que faziam intervenção artística no local. O colunista da Folha Gregorio Duvivier e a atriz e cantora Clarice Falcão também fizeram parte da sessão de leitura.

    PARABÉNS
    É incerta a vinda do craque Neymar para a festa de 3 anos do filho, Davi Lucca, num bufê em Santos, no dia 24. O tema será "Carros". Os convites na forma de placas já foram enviados pela S-Cards, empresa de Samara Costa, amiga do craque. Só 70 pessoas foram chamadas.

    CASA NOVA
    Laurentino Gomes vai relançar "1808" pela Globo Livros, na Bienal de SP. Além de números atualizados, a nova edição terá um capítulo a mais com informações sobre a criação do Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves.

    BALANÇA
    Um levantamento do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) mostra relação entre gordura corporal e câncer de endométrio: seis em cada dez mulheres com esse tipo de tumor atendidas na unidade eram consideradas obesas.

    *

    Os dados levam em conta a ficha de 310 pacientes operadas após o diagnóstico, desde 2009. Entre as causas, estão a diabetes e o uso indiscriminado de hormônios estrogênicos.

    CURTO-CIRCUITO
    O artista Felipe Cohen abre nesta terça (5) a instalação "Reflexos", na vitrine do Ritz dos Jardins, às 20h.

    David Szpiro e Monica Pieren, da Breitling, recebem nesta terça (5) convidados no restaurante Nonno Ruggero do Cidade Jardim para celebrar a abertura da primeira loja da marca no Brasil.

    O professor Antonio Carlos Matteis de Arruda Junior lança nesta terça (5) o livro "Capitalismo Humanista & Socialismo - O Direito Econômico e o Respeito aos Direitos Humanos", às 18h30, na Livraria da Vila do Cidade Jardim.


    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024