• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 23:09:15 -03
    Mônica Bergamo

    Marina Silva analisa proposta de cineasta e sua campanha pode virar documentário

    02/09/2014 02h00

    A cineasta Sandra Werneck propôs à assessoria de Marina Silva acompanhar os passos da candidata do PSB para um documentário nos moldes de "Entreatos", de João Moreira Salles, sobre os bastidores da eleição de Lula à Presidência em 2002. "Seria um documento histórico e um registro para o futuro, independentemente de ela ser eleita ou não", diz a diretora de "Cazuza - O Tempo Não Para".

    ROTEIRO 2
    Sandra obteve de Marina autorização para levar às telas sua cinebiografia em 2011. O projeto inspirado no livro "Marina: a Vida por uma Causa" foi abandonado há dois anos, por dificuldades na captação de recursos. Para ter sucesso na nova empreitada, a cineasta aguarda uma rápida definição para sair a campo com três assistentes (câmera, produtor e técnico de som).

    BALADA EM DOMICÍLIO
    Mariana Kupfer organizou festa em sua casa, no Cidade Jardim, para comemorar o aniversário do empresário Danilo Faro, na sexta (29). O apresentador Rodrigo Faro, irmão do aniversariante, foi ao local com a mulher, Vera Viel. Entre os convidados também estavam as atrizes Suzana Pires, Mônica Carvalho e Regiane Cesnique, além das apresentadoras Amanda Françozo e Delisiee Marinho. O apresentador César Filho e sua mulher, Elaine Mickely, também passaram por lá.

    SINAL DE ALERTA
    Entidades que atendem refugiados e imigrantes em São Paulo começam a receber nesta semana orientações sobre o vírus ebola. O Instituto de Infectologia Emílio Ribas chamou para um curso na sexta-feira voluntários e profissionais de 35 ONGs e serviços de acolhimento. Entre eles, Centro de Direitos Humanos e Cidadania dos Imigrantes, Federação das Associações Muçulmanas do Brasil e Centro Social Nossa Senhora Aparecida.

    ALERTA 2
    Segundo o hospital, que é referência para casos suspeitos da doença, as organizações têm procurado o local em busca de apoio para lidar com possíveis pacientes e pediram o treinamento.

    NOTA MÉDIA
    Quinze meses depois de apresentar dez grandes metas para o Brasil se tornar mais competitivo até 2022, a Confederação Nacional da Indústria fez um primeiro balanço: o país avançou em relação a cinco delas e andou para trás em quatro quesitos. Um dos avanços foi no ambiente macroeconômico: a expectativa é elevar a taxa de investimento da economia de 17,5% do PIB para 24%. Está em 17,9%, em 2014.

    NOTA MÉDIA 2
    Uma das metas mais distantes é a participação do investimento na despesa primária total do governo. Em 2013, correspondia a 5,8%. A CNI espera que chegue a 8% em 2022, mas neste momento caiu para 5,2%. Já a meta de melhorar a posição do Brasil no ranking Doing Business de facilidade de fazer negócios, que estava em 130, passou para 116. A expectativa é chegar à 80ª posição.

    TIPO EXPORTAÇÃO
    A ministra da Cultura, Marta Suplicy, vai se reunir com empresários brasileiros para buscar patrocínios para projetos no exterior. A iniciativa surgiu após encontro com representantes de festivais, entre eles o de Curtas do Rio e o de Dança do Ceará.

    CONSELHO DE AMIGOS
    Antonio Roque Citadini, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, recebeu convidados para homenagem à soprano Mariella Devia e ao tenor Giuseppe Sabbatini. O jantar em torno dos artistas italianos, na Bela Vista, teve a presença do ator Sérgio Mamberti e da fotógrafa Vania Toledo. A produtora cultural Lulu Librandi e o presidente do Memorial da América Latina, João Batista de Andrade, também estiveram lá.

    TRUQUE
    Em tempos de seca, o Theatro Municipal de SP vai levar água para o palco na ópera "Salomé", que estreia neste sábado. Mas a diretora cênica, Livia Sabag, avisa: "Vamos reaproveitá-la em toda a temporada". Espelhos e vitrais serão usados para dar a sensação de que o volume é maior -na prática, serão pequenas piscinas com um espelho d'água de 20 cm.

    SAPATILHA
    A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que fica em Joinville (SC), foi autorizada a captar R$ 5 milhões para a realização de 12 apresentações no Rio e em São Paulo. A ideia é levar aos palcos 120 profissionais em dois espetáculos de dança, que devem estrear em 2015: "Spartacus" e "Giselle". A orquestra Sinfônica de Barra Mansa também participa do projeto.

    CURTO-CIRCUITO
    Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU, faz palestra na festa de 25 anos da agência Heads, dia 25, no Rio.

    A Hermés lança coleção de sapatos, nesta quarta (3), a partir das 14h, na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, no Morumbi.

    Carlos Heitor Cony, jornalista e colunista da Folha, é o homenageado do Festival de Literatura de São João del Rei e Tiradentes (MG), que começa nesta terça (2).

    Rodolfo Guttilla, da agência Cause, foi eleito presidente do conselho consultivo da GRI (Global Reporting Initiative) no Brasil.


    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024