• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 09:30:02 -03
    Mônica Bergamo

    Filho de Renato Russo tira do ar sites que usavam nome da Legião Urbana

    13/09/2014 02h00

    A Legião Urbana Produções Artísticas, de Giuliano Manfredini, filho do cantor Renato Russo, conseguiu tirar do ar sites que usavam o nome da banda. "Eram páginas genéricas que mantinham os domínios para atrair público, vendiam anúncio e ganhavam por cliques", diz Fernanda Beser, advogada do caso.

    SAI FORA
    As páginas legiaourbana.net e legiaourbana.com saíram do ar por decisão da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, onde o herdeiro de Russo moveu um processo administrativo.

    PELO RETROVISOR
    A partir de um mosaico de 162 retrovisores recolhidos das ruas e do lixo, Jacqueline Terpins construiu a instalação "Objetos no Espelho Estão Mais Próximos do que Aparentam".

    Raquel Cunha/Folhapress

    O nome é inspirado no aviso de segurança para que motoristas fiquem alertas quanto à real proximidade do que é refletido nos retrovisores. A artista plástica encontrou o primeiro objeto da obra na sarjeta. "Recolhi e levei pra casa."

    *

    Surgia assim a ideia de a designer, que trabalha com vidro e espelho, traduzir a violência do trânsito "refletida nesses objetos de um cotidiano despedaçado". A instalação de 5,8 m x 2,1 m, que preservou os trincos e a oxidação dos retrovisores quebrados, estará em exibição até amanhã na IDA, feira internacional paralela à ArtRio.

    MEIO SÉCULO
    A cantora Maria Bethânia já organiza a turnê que celebrará seus 50 anos de carreira, em 2015. Os shows estão previstos para começar em fevereiro, mês em que a artista estreou no espetáculo "Opinião", em 1965. O investimento será de cerca de R$ 3,5 milhões.

    CALMA, GENTE
    A decisão de intensificar as críticas à participação de Neca Setubal, educadora e uma das donas do banco Itaú, na campanha de Marina Silva -ela pagou 83% das despesas do instituto da ex-senadora -já estava consolidada. Mas ontem entrou temporariamente em banho-maria no PT.

    PINGOS...
    Eleitor de Marina Silva, o cineasta Fernando Meirelles defende a candidata da comparação com Fernando Collor. "Ela é uma mulher culta, mais bem preparada que a Dilma [Rousseff] e o Aécio [Neves]." E comenta as críticas a Neca Setubal: "O PT critica Marina pelo apoio de banqueiros quando tem Friboi, Odebrecht e Andrade Gutierrez [financiando a campanha de Dilma] e arrecadou cinco vez mais".

    ...NOS IS
    Já o argumento de que Neca Setubal foi convidada por Fernando Haddad para integrar seu secretariado -o que tiraria do PT legitimidade para criticá-la- é minimizado por atual assessor do prefeito de SP: "Ele a convidou para cuidar de educação. E não para dar pitaco sobre economia e Banco Central".

    OUTRA VEZ CALLAS
    A atriz Claudia Ohana subiu ao palco do Teatro Itália, anteontem, para a pré-estreia da peça "Callas", dirigida por Marília Pêra. Na plateia estavam os atores Paulo Hesse e Fabiana Alvarez, além do diretor José Possi Neto. O empresário Christian Lohn também passou por lá, assim como a apresentadora Maura Roth.

    QUE SUSTO!
    A professora Lucia Santaella, uma das maiores especialistas do país em semiótica (estudo do significado das imagens e da linguagem), diz que ficou "assustada" com as reações, no Facebook, a críticas que ela fez às ciclovias. "As pessoas têm que manter um mínimo de educação", diz. Alguns chegaram a dizer que ela "pirou" e "comeu cocô".

    COISA DO DEMO
    No texto publicado, Santaella diz que as faixas pintadas em SP são "a mais descarada propaganda vermelha do PT", além de "horrendas" e "encomendadas do diabo em pessoa". Segundo ela, "é uma cor excitante em uma cidade já tão frenética". A prefeitura afirma que a cor é determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro.

    ARTE COM PIMENTA
    Os artistas plásticos Roberto Camasmie e Gabriela Pires da Costa visitaram a exposição "Sonhos no Paraíso", do florista Vic Meirelles, na Galeria Nacional, no Jardim Paulista. A abertura da mostra, na quarta (10), também contou com a presença dos empresários Guto Otaviani e Sandra Habib.

    CURTO-CIRCUITO
    A Fundação Cafu promove bazar solidário neste sábado (13), a partir das 10h, no Jardim Irene.

    A cantora Bruna Prado faz show de lançamento do CD "A Maçã", neste sábado (13), às 20h, na Livraria Cultura do shopping Villa Lobos. Grátis.

    O projeto Ópera na Escola começa neste sábado (13) em Mogi das Cruzes e passa por mais sete cidades até outubro.

    A festa Chiquita Bacana estreia neste sábado (13), na Barra Funda, a partir das 23h. 18 anos.

    O Conselho Regional de Psicologia de SP lança neste sábado (13), nos Jardins, livro com memórias de profissionais da área sobre a ditadura.

    Olivier Anquier inaugura neste fim de semana o L'Entrecôte d'Olivier da alameda Lorena, nos Jardins.


    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024