• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 10:22:59 -03
    Mônica Bergamo

    Mortes por câncer de mama crescem 15% em 30 anos em SP, segundo Seade

    03/11/2014 02h00

    O número de mortes de mulheres com câncer de mama no Estado de São Paulo cresceu 15% nos últimos 30 anos, segundo estudo inédito da Fundação Seade. Em 1980, eram 354 óbitos a cada 100 mil habitantes do sexo feminino acima de 25 anos de idade. Em 2012, ano mais recente considerado na pesquisa, chegaram a 406.

    RISCO À ESPREITA
    A alta é puxada pela faixa de pacientes acima dos 75 anos, na qual o aumento alcançou 65%. Foram 106 mortes em 2012 nesse grupo, ante 64 em 1980. Na faixa acima de 50 anos, os números cresceram nas décadas de 1990 e 2000, mas agora estão caindo.

    RISCO 2
    "Hoje se diagnostica muito mais tumores do que 30 anos atrás, o que ajuda a explicar o aumento na taxa de mortes", pondera o médico Evanius Wiermann, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. "Agora se sabe exatamente a causa do óbito." Nos casos acima de 75 anos, o salto de 65% pode ser explicado pelo aumento da longevidade, segundo o especialista.

    PELO CANO
    Em resposta à ONG Minha Sampa, que reuniu 800 adesões a abaixo-assinado pela troca da tubulação de água para combater vazamentos, a Sabesp disse que faz controle das perdas e que elas "correspondem a 20,3% do volume produzido". Informa que desde 2007 tem programa de R$ 5,9 bilhões para substituição de redes, melhorias de distribuição e combate a fraudes.

    PELO CANO 2
    "Não ficamos satisfeitos com a explicação. Continuaremos a pressão", diz Guilherme Coelho, da Minha Sampa. Com os vazamentos, segundo a ONG, a empresa "joga fora uma Cantareira por ano".

    VEJO O FUTURO REPETIR O PASSADO
    Cao Hamburger, que 20 anos atrás estreava "Castelo Rá-Tim-Bum" com nomes como Arnaldo Antunes e André Abujamra na trilha sonora, agora reúne outro time de peso na parte musical de "Que Monstro te Mordeu?", a nova série infantil que dirige para a TV Cultura. "Na estreia, a personagem principal, Lali, canta uma música da Clarice Falcão", conta.

    *

    Jorge Mautner, Tim Bernardes, do grupo O Terno, e John Ulhoa, do Pato Fu, também compuseram para a série. "Sempre procuro parceiros que tenham afinidade comigo", afirma Cao, que posou na exposição sobre o "Castelo" em cartaz no MIS.

    *

    O diretor aposta que as novas canções têm potencial para virar hit. "Só não sei qual delas. Ou se todas."

    CARTEIRA ASSINADA
    O Theatro Municipal de SP anuncia hoje a contratação de cem artistas da Orquestra Sinfônica pelo regime da CLT. A oficialização dos empregos era reivindicada há anos pelos músicos, que hoje têm contratos temporários, renovados a cada três meses. No ano que vem, o mesmo deve ocorrer com o Coro Lírico e o Balé da Cidade.

    RODA-GIGANTE
    Donatella Versace chega ao Brasil amanhã para lançar sua coleção para a Riachuelo. Ela e seu staff vão ocupar andar inteiro de um hotel cinco estrelas de SP. A estilista pediu que a suíte tivesse cozinha para preparar a própria comida. Na quinta, ela irá ao desfile no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Ibirapuera, seguido de festa. Giovanni Bianco e Carlos Pazetto criaram uma noite inspirada em um parque de diversões.

    VIDA DUPLA
    A modelo Renata Kuerten vai estrear como apresentadora na São Paulo Fashion Week, que começa hoje. Em seu programa, veiculado pelo portal FFW, ela vai entrevistar maquiadores, estilistas e colegas de passarela.

    IMAGEM E SOM
    Os músicos Criolo, Tiê, Helio Flanders e Cícero foram à abertura da exposição "Retratos Sonoros", de Daryan Dornelles, no Espaço Cult, na Vila Madalena. O evento, que também marcou o lançamento do livro do fotógrafo, contou ainda com a presença do rapper BNegão e da cantora Ná Ozzetti, na semana passada.

    TIRANDO A MÁSCARA
    Dono de um restaurante da moda, poliglota, investidor do mercado financeiro e filho de uma família quatrocentona de SP, ele se tornou um black bloc nas manifestações do ano passado. Barão é um dos sete jovens retratados no livro "Mascarados - A Verdadeira História da Tática Black Bloc" (ed. Geração Editorial), que será lançado nesta terça. "Fui excluído do meu grupo, ninguém quer ter um black bloc na mesa de jantar", diz ele.

    *

    A relação de Barão com o pai azedou. "Ele é escroto demais, daqueles que tratam mal garçons, empregados."

    OUTDOOR
    Ronaldo virou sócio de mais uma empresa. Presidente da 9ine, ele lança nesta semana a Spark Inc. "Vamos anunciar marcas nos perfis de celebridades e artistas em redes sociais", explica Rafael Coca, um dos dois sócios do ex-craque no negócio.

    ABRAÇO NO PAI
    Mário Lago Filho foi cumprimentado por amigos e convidados no Centro Cultural dos Correios durante a abertura da mostra "Eu Lago Sou - Mário Lago, um Homem do Século 20", em homenagem à vida e à obra de seu pai. A exposição, coordenada por Mariana Marinho, foi visitada pelo cineasta Marco Abujamra, na semana passada.

    CURTO-CIRCUITO
    Eugênio Bucci faz defesa de sua tese de livre-docência, a partir desta segunda (3), na ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP.

    Caco Ciocler lança nesta segunda (3) documentário sobre Aracy Guimarães Rosa, do qual é diretor. Às 19h, no MIS.

    O evento beneficente Cantores do Bem é nesta segunda (3), às 20h, no Espaço Trivento.

    A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça realiza até quarta (5) congresso internacional sobre memória, no Memorial da Resistência.

    Os panetones Irmã Dulce, com renda destinada para caridade, tiveram a produção para o Natal iniciada.


    com ELIANE TRINDADE (interina), JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024