• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 09:49:37 -03
    Mônica Bergamo

    Chefes das Forças Armadas rechaçam pedidos de volta dos militares ao poder

    19/11/2014 02h00

    As manifestações para que os militares voltem ao poder no Brasil são rechaçadas com veemência pelos comandantes das Forças Armadas. "Os militares estão totalmente inseridos na democracia e não vão voltar. Isso eu garanto", disse à coluna o almirante Julio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha.

    A QUEM INTERESSA?
    "Não sei quem anda inventando isso [manifestações pela volta dos militares ao poder], mas não faz o menor sentido. Os militares só voltam em seu papel institucional, que é o que têm hoje", completa Moura Neto.

    EXTREMISTAS
    "São opiniões de extremistas", diz o tenente-brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica. "[A volta dos militares] é algo impossível de acontecer. Só quem poderia tentar fazer isso é o pessoal da ativa [das Forças Armadas]. E, como nós não queremos nada nesse sentido, não há a menor chance de essas ideias evoluírem."

    NADA SÉRIO
    "Nós vivemos há muitos anos em um ambiente de absoluta normalidade", reforça o comandante do Exército, general Enzo Peri.

    *

    "Vejo essas manifestações com naturalidade, mas elas não devem ter qualquer outra conotação", diz ele.

    É O CASO?
    Já quando abordados sobre o relatório da Comissão Nacional da Verdade, que deve responsabilizar inclusive ex-presidentes militares por crimes de tortura e execução de presos políticos, os comandantes mostram desconforto. "Eles estão cumprindo a lei", limita-se a dizer Saito. Questionado se o Exército se manifestará depois da divulgação do relatório, em dezembro, Enzo Peri disse: "Será o caso?".

    ARTE EM CENA
    O multiartista Antonio Nóbrega recebeu convidados na pré-estreia do filme "Brincante", sobre seu trabalho, anteontem. O produtor do longa, Fabiano Gullane, o artista plástico Romero de Andrade Lima e o cineasta Hermanno Penna passaram por lá. O diretor do Espaço Itaú de Cinema, Adhemar de Oliveira, também esteve na exibição da obra de Walter Carvalho.

    ESTICA
    O Ministério Público aumentou a pressão sobre as empreiteiras depois da prisão de alguns de seus principais executivos. Agora pretende que, além de delatar esquemas na Petrobras, as empresas revelem como obras foram superfaturadas em outros órgãos de governos, federal e estaduais.

    E PUXA
    Para isso, diz um advogado, as empreiteiras teriam que reunir centenas de executivos e convencê-los a abrir o bico sem que sequer estejam sob investigação. Algo que dizem ser impossível de ocorrer.

    NA MEMÓRIA
    Ex-funcionário do STF (Supremo Tribunal Federal), Francisco Rezek, que chegou a ministro da corte, escreveu o prefácio do livro "O Supremo por seus Assessores".

    *

    Coordenado por Beatriz Bastide e Luciano Fuck, servidores do órgão, a obra será lançada hoje em Brasília. O posfácio é do ministro Gilmar Mendes.

    TODO MUNDO
    O cantor e ator Tiago Abravanel fez show da turnê "Eclético" para plateia que incluía o cabeleireiro Jassa, que cuida do penteado de seu avô Silvio Santos, e o apresentador Ronnie Von com a mulher, Cristina Rangel. A apresentação, no sábado (15), com direção musical de Edu Tedeschi, reuniu também no HSBC Brasil a mãe de Tiago, Cíntia, as tias Patricia Abravanel e Daniela Beyruti e o apresentador César Filho.

    PARCERIA
    Eduardo Sterblitch convidou Aracy Balabanian para sua próxima peça, "Noite das Ilusões". O espetáculo, dirigido por Otávio Müller, será sobre a relação entre uma senhora cega e seu sobrinho.

    *

    "Já fiz muita coisa ruim, mas esse trabalho com a Aracy é um ponto alto", diz o ator do programa "Pânico na Band". A estreia é prevista para meados de 2015.

    FAMÍLIA REUNIDA
    Fábio Jr. vai fazer uma participação no longa "Qualquer Gato Vira-Lata 2", estrelado pela filha, Cleo Pires. O cantor vai interpretar o pai da personagem Tati, papel de Cleo. O longa, que estreia em 2015, está sendo rodado na Bahia, no Rio de Janeiro e em Cancún, no México.

    MÚSICA À TARDE
    A blogueira Magá Moura e a apresentadora Renata Simões assistiram ao show da banda Mombojó, na Vila Madalena. A estilista Juliana Jabour e a cantora Lulina também foram ao evento ao ar livre, que fez parte do projeto Jameson Backyard.

    CURTO-CIRCUITO
    Bela Gil autografa o livro "Bela Cozinha", nesta quarta (19), às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

    O duo francês Amine Edge & Dance toca nesta quarta (19) na festa Coconut Groove, no Grand Metrópole. 18 anos.

    O Prêmio Abear de Jornalismo é nesta quarta (19) à noite, no WTC.

    Paulo Hoff cedeu ao Ifesp os direitos autorais do livro "Tratado de Oncologia", vencedor do Prêmio Jabuti.


    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024