• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 08:02:56 -03
    Mônica Bergamo

    FHC se encontra com Moreira Franco e elogia escolha de Levy para a Fazenda

    26/11/2014 02h00

    Governo e oposição têm mantido canais de diálogo em meio à crise. Na semana passada, Fernando Henrique Cardoso recebeu o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco (PMDB-RJ), para uma longa conversa em seu apartamento de São Conrado, no Rio de Janeiro.

    VELHOS AMIGOS
    Os dois se conhecem bem.

    *

    Moreira Franco foi assessor especial e articulador político do governo FHC na década de 1990.

    QUESTÃO DE RESPEITO
    O ministro, que é um dos políticos mais próximos do vice-presidente Michel Temer, confirma o encontro. Mas diz que conversa "com presidente" só pode ser detalhada pelo próprio FHC.

    É O NOME
    A diversos interlocutores, FHC tem elogiado a escolha (ainda não oficializada) de Joaquim Levy para comandar a economia do país.

    HORIZONTE
    Longe dos holofotes, o ex-presidente manifesta sincera preocupação com a crise política. E com a reação dos militares à divulgação das conclusões da CNV (Comissão Nacional da Verdade), em dezembro, sobre crimes da ditadura. E a previsíveis mobilizações para a revisão da Lei de Anistia.

    CORTINA ABERTA
    E a Comissão Nacional da Verdade vai incorporar a seu relatório final, que sai no dia 10, um capítulo sobre a perseguição a homossexuais na ditadura militar. O texto, aceito como colaboração, foi escrito pelos pesquisadores Renan Quinalha e James Green e está em um livro lançado pelos dois nesta semana, no Rio e em SP, "Ditadura e Homossexualidades: Repressão, Resistência e a Busca da Verdade".

    CORTINA 2
    Os organizadores da obra também sugeriram recomendações para a comissão fazer. Entre elas, a defesa da criminalização da homofobia e o pedido para que o Estado brasileiro se desculpe oficialmente por atos de violência contra LGBTs. A CNV disse, em nota, que não anteciparia se as propostas dos autores foram acatadas.

    Raquel Cunha/Folhapress
    O ator Alexandre Borges dirige o monólogo "Muro de Arrimo", em cartaz até domingo (30)
    O ator Alexandre Borges dirige o monólogo "Muro de Arrimo", em cartaz até domingo (30)

    EM OUTRA DIREÇÃO
    Ao avaliar o que mudou em sua relação com o trabalho após três décadas de carreira, completadas neste ano, o ator Alexandre Borges, 48, conclui: nada. "Espero que nada mude e que eu nunca perca o entusiasmo e a vontade de fazer coisas legais."

    *

    Nascido em Santos, no litoral paulista, ele está investindo agora em seu lado diretor. E comanda o monólogo "Muro de Arrimo", com o ator Fioravante Almeida, em cartaz até domingo (30), no Aliança Francesa. O espetáculo é uma homenagem a São Paulo, onde Borges iniciou sua carreira.

    *

    Para ele, sair dos holofotes é uma oportunidade de dar espaço a novos talentos. "Muitas pessoas me ajudaram e eu procuro transmitir isso de alguma maneira. O importante é olhar sempre para quem está ao seu lado."

    DO BAÚ
    Uma série de LPs com repertório de Chopin que o pianista Nelson Freire gravou nos anos 1970 será reeditada. A Warner Classics comprou os direitos dos discos da gravadora alemã Telefunken e pretende lançar as preciosidades antes do Natal. Freire se apresenta nesta quinta na abertura do 4º Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, em concerto com entrada franca no Theatro Municipal.

    BLACK POWER
    A ativista Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, recebeu homenagem no Troféu Raça Negra, anteontem, na Sala São Paulo. O sambista Martinho da Vila se apresentou no evento, que contou com a presença do cantor e ator Tony Tornado, do rapper Dexter e de Yityish Aynaw, primeira negra a conquistar o Miss Israel, em 2013. O secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, Antônio Pinto, foi um dos premiados da noite, que teve a atriz Erika Januza como mestre de cerimônias.

    FILA SUAVE
    Maitê Proença contratou duas massagistas para atender o público na sessão de autógrafos de seu livro em SP, nesta quinta, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. As profissionais vão oferecer para as pessoas da fila a técnica de reflexologia (relaxamento para os pés). No Rio, onde o lançamento de "Todo Vícios" durou três horas, o passatempo inventado pela atriz e escritora foi outro: apresentações musicais.

    MÚSICA E LETRA
    O Skank vai captar R$ 390 mil, via lei de incentivo, para fazer um livro de partituras inéditas. A obra também contará com fotos, ilustrações e a descrição técnica dos equipamentos usados nas gravações.

    *

    A banda só começa a busca por patrocínio para o projeto no ano que vem.

    RECEITA MÉDICA
    O médico Drauzio Varella, colunista da Folha, e seu colega Maurício Ceschin fizeram noite de autógrafos do livro "A Saúde dos Planos de Saúde", no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, na Bela Vista. Entre os convidados para o lançamento estavam Paulo Hoff, diretor do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), e João Barroca, da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

    CURTO-CIRCUITO
    Sergio Jafet, Lino Araujo e Gabriela Rocha lançam "Ser Síndico Não É Padecer no Condomínio", na Livraria Cultura do Iguatemi, às 19h.

    O Movimento do Ministério Público Democrático realiza nesta quarta (26) debate sobre relações com a mídia, às 9h30.

    A Casa Hope faz bazar beneficente, nesta sexta (28) e sábado (29), no Planalto Paulista.


    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024