• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 08:55:13 -03
    Mônica Bergamo

    Dilma muda de ideia e permite 50 convidados na entrega do relatório da Comissão da Verdade

    09/12/2014 11h02

    Diante da repercussão negativa de que faria uma reunião "clandestina" com os integrantes da CNV (Comissão Nacional da Verdade) nesta quarta (10), a presidente Dilma Rousseff mudou de ideia.

    Ela comunicou há poucas horas ao grupo que permitirá que eles convidem até 50 pessoas para assistirem à entrega do relatório dos trabalhos do colegiado.

    O Palácio do Planalto pediu que a lista de nomes seja enviada ao governo nas próximas horas. A cerimônia está marcada para as 9h, em Brasília. Até ontem, a presidente pretendia receber apenas os seis membros da comissão.

    A postura de Dilma estava sendo interpretada como uma tentativa do governo de baixar a temperatura do assunto num momento de crise política em que os militares têm enviado recados,por meio de diversas lideranças, de que estão descontentes e inquietos com os resultados das investigações da CNV.

    O relatório que será entregue a Dilma aponta cerca de 300 militares e agentes que trabalharam para a repressão como responsáveis por assassinatos, desaparecimentos, torturas e outras violações dos direitos humanos durante a ditadura militar.

    Entre os responsáveis devem figurar inclusive ex-presidentes da República que comandaram o país no período. Apesar da guinada de última hora da presidente, a reunião de amanhã será tímida perto da expectativa que havia em torno do encontro.

    Em 2012, Dilma transformou o lançamento da CNV em um evento de grandes proporções. Além de familiares, vítimas da ditadura e militantes de direitos humanos, ela convidou todos os ex-presidentes vivos para a ocasião. Estiveram presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Lula.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024