• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 06:09:50 -03
    Mônica Bergamo

    Ministros copiam dieta de Dilma Rousseff; veja quem emagreceu mais

    05/01/2015 02h00

    O balanço da dieta do doutor Ravenna, adotada por Dilma Rousseff e por vários ministros, é o seguinte: a ministra Eleonora Menicucci (Mulheres) é a campeã do rigor e já emagreceu 17 kg. Em seguida vem Miriam Belchior (ex-Planejamento, cotada para presidir a Caixa Econômica), que emagreceu 12 kg. Dilma perdeu 6 kg.

    DEVAGAR E SEMPRE
    Um dos lanternas é o ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça, que emagreceu 5 kg.

    *

    Kátia Abreu, da Agricultura, vinha bem. Mas quebrou a dieta nas festas de fim de ano.

    GOTA A GOTA
    O Ministério da Saúde anuncia nesta semana o registro do primeiro remédio para o tratamento de hepatite C por via exclusivamente oral. Depois da aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o medicamento pode agora ser incorporado ao SUS.

    CURTO ESPAÇO
    Até agora, o tratamento de combate à doença era feito com drogas injetáveis. "Os efeitos colaterais eram graves, com casos até de transtornos mentais", diz o ministro da Saúde, Arthur Chioro, que é médico. Segundo ele, a administração via oral é menos agressiva. Além disso, o tratamento é mais curto. "São três meses, contra nove meses das drogas injetáveis."

    HISTÓRIA
    Chioro afirma que o registro do medicamento é um divisor de águas no tratamento da doença. "Algo equivalente ao que foi a terapia antirretroviral para o combate à Aids", diz. O medicamento via oral contra hepatite C, por sinal, poderá ser receitado a portadores de HIV.

    LOTE DOIS
    Depois dessa primeira droga, outras duas, também para o combate à hepatite C, deverão ter registro aprovado na Anvisa, sendo então incorporadas ao SUS.

    BOMBOU EM COPA
    A apresentadora Liliana Rodriguez e seu marido, o empresário Nestor Rocha, receberam convidados em seu apartamento no edifício Chopin, em Copacabana, na noite de Réveillon. O fotógrafo Sérgio Pagano foi com Silvia Montagna, e o deputado federal Hugo Leal levou o filho Guilherme. A coreógrafa Regina Miranda e o diretor artístico Fernando Bicudo também passaram por lá.

    PONTAPÉ INICIAL
    Walter Feldman, secretário-geral da Federação Paulista de Futebol, passou a virada de ano na festa Réveillon dos Sonhos, no hotel Sheraton São Paulo WTC. Luis Maida, um dos anfitriões da noite, recebeu ainda empresários como Alejandro Sanchez e Ronaldo Camelo. Junior Landi, que também organizou o evento, brindou a chegada de 2015 com a médica dermatologista Camila Nishiwaki.

    CONVIDADO ESPECIAL
    O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, foi retirado da multidão de convidados estrangeiros e brasileiros recebidos por Dilma Rousseff com coquetel no Itamaraty, no dia da posse, e levado a ela para cumprimentos especiais.

    CONVIDADO ESPECIAL 2
    Trabuco, a primeira opção de Dilma para o Ministério da Fazenda, passou boa parte do tempo na festa com Joaquim Levy, que assumiu o cargo. Os dois trabalharam juntos no Bradesco.

    MANHÃ CORRIDA
    Wilson Poit, presidente da SPTuris, e Celso Jatene, secretário municipal de Esportes, participaram de café da manhã antes da Corrida de São Silvestre, no último dia do ano. José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça do Estado, também esteve no encontro na avenida Paulista, promovido pela Fundação Cásper Líbero. Carlos Francisco Bandeira Lins, presidente do conselho curador da entidade, recebeu os convidados.

    MOTOSSERRA
    Acionada pela Ame Jardins (associação de moradores da região) para podar ou retirar árvores em situação crítica, a Subprefeitura de Pinheiros diz que "já executou 20 dos 46 casos indicados como de grande risco" em um estudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). E, dos 20 restantes, dois estão na programação dos técnicos e 18 esperam o auxílio da Eletropaulo para corte parcial ou remoção.

    CURTO-CIRCUITO
    A exposição de fotos "Vista sua Camisa com Orgulho" vai até quarta (7), no saguão da Prefeitura de São Paulo. Depois segue para a Biblioteca Mário de Andrade. Entrada gratuita.

    Miguel Falabella e Arlete Salles estreiam em São Paulo a peça "O Que o Mordomo Viu!", nesta sexta (9), no Teatro Procópio Ferreira. 14 anos.

    Marcelo Serrado apresenta o stand-up "É o Que Temos para Hoje", a partir desta quinta (8), no Teatro Gazeta. Até 12/2. 16 anos.

    Milton Nascimento estreia o show "Tarde" nos dias 17 e 18 de janeiro, no Teatro J. Safra, na Barra Funda. Classificação livre.


    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES e MARCELA PAES

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024