• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 15:21:24 -03
    Mônica Bergamo

    Rede do BNDES é usada para alterar perfis de 'comunistas' na Wikipédia

    17/01/2015 02h22

    Perfis de personalidades na Wikipédia foram modificados nesta semana a partir da rede de computadores do BNDES. O ex-ministro Franklin Martins, a deputada estadual Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) e os jornalistas Alberto Dines e Tereza Cruvinel foram incluídos na categoria "Comunistas do Brasil" da enciclopédia virtual colaborativa.

    NO EXPEDIENTE
    O BNDES, em nota, informa que localizou o computador de onde partiram as alterações no site e "está tomando providências para identificar o responsável por efetuar as mudanças". Diz também que o caso será analisado pela comissão interna de ética. "Paralelamente, a área de tecnologia da informação está trabalhando no sentido de aprimorar os filtros usados na rede do banco", informa.

    NO EXPEDIENTE 2
    Em setembro, um servidor filiado ao PT foi exonerado de cargo de chefia por ter utilizado a rede do Palácio do Planalto para adicionar críticas aos perfis dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg na Wikipédia. Computadores do governo federal também foram usados para incluir elogios a Alexandre Padilha, então pré-candidato petista ao governo de SP.

    TOCA UM VIVALDI AÍ!
    A pianista Juliana D'Agostini, que se apresenta hoje no Rio, leva nomes eruditos como Villa-Lobos, Stravinsky e Fauré à Sala Cecília Meireles, às 20h. O violinista Emmanuelle Baldini a acompanha no show.

    *

    Mas a paulistana anda mesmo é interessada em cruzar autores clássicos com ritmos como rock e eletrônico. "Vou lançar um 'crossover' de Prokofiev [compositor russo] com o funk do Mc Garden", conta ela.

    *

    Juliana diz: "Quero democratizar o erudito. Sonho com o dia em que todos vão ter acesso a essa arte".

    RITMO NOVO
    O Acadêmicos do Baixo Augusta vai tocar neste ano versões de músicas de artistas que despontaram na cena da rua paulistana. "Teremos Criolo, Tulipa Ruiz, Céu, Vanguart", diz Alê Youssef, presidente do bloco, que sai em 8 de fevereiro. "A ideia é estabelecer uma identidade musical definitiva com a região." Simoninha vai comandar a banda, que também vai tocar marchinhas tradicionais.

    OUTRO PAPEL
    Uma remontagem de "Calabar, o Elogio da Traição" está programada para o segundo semestre. Ruy Guerra, que escreveu a peça em 1973 com Chico Buarque, pode dirigir o espetáculo, que também tem Letícia Sabatella cotada para o papel principal. "Recebi o convite e estou vendo se consigo conciliar com minha agenda", diz a atriz.

    SOB NOVA DIREÇÃO
    Ary Fontoura subiu ao palco do Teatro Raul Cortez, na Bela Vista, em apresentação para convidados da peça "O Comediante", na quinta (15). A cineasta Marina Person assistiu ao espetáculo, dirigido por Anderson Cunha, que assumiu o posto após a morte de José Wilker (1944-2014). Na plateia também estavam as atrizes Arieta Corrêa e Arlete Montenegro, as empresárias Beth Szafir e Lilian Gonçalves e o apresentador Fabio Arruda.

    LIVRARIA
    O best-seller "O Código da Inteligência", de Augusto Cury, será relançado em fevereiro. O título, que era da Thomas Nelson (Ediouro), sai agora pela Sextante com tiragem de 30 mil exemplares. Autor mais lido no país neste século, ele vendeu 13 milhões de livros só entre as 16 obras publicadas pela Sextante.

    EMPURRÃOZINHO
    A carreira internacional de dois dos três filmes brasileiros escolhidos para a mostra Panorama, no Festival de Berlim, foi impulsionada pelo programa Cinema do Brasil, em parceria com Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). "Sangue Azul", de Lírio Ferreira, e "Ausência", de Chico Teixeira, participaram do Boutique, que traz ao país estrangeiros para assistir a filmes em pós-produção.

    DENTRO DA CAIXA
    Miúcha e o percussionista e cantor Renato Braz se apresentaram na Caixa Cultural, na praça da Sé, na quarta (14). Os músicos João Lyra e Jamil Joanes acompanharam a dupla no palco. A série de shows se encerra amanhã.

    CURTO-CIRCUITO
    A peça infantil "O Rei e a Coroa Enfeitiçada", com direção de Debora e Cynthia Falabella, reestreia neste sábado (17), às 16h, no Teatro Viradalata. Classificação livre.

    Os chefs Francisco Farah e Maria Beatriz Perissé comemoram seu casamento neste sábado (17) no Bistrô Charlô.

    Octávio Mendes estreia neste sábado (17) a comédia "Irmã Selma e o Seu Terço Insano", às 22h, no Teatro Gazeta. 14 anos.

    O KidZania, parque dentro do shopping Eldorado que mescla educação e entretenimento, está com preços promocionais até 28/2.

    "A Geladeira", monólogo com Fernando Fecchio dirigido por Nelson Baskerville, reestreia neste sábado (17), às 22h, no Espaço Parlapatões. 14 anos.


    com ELIANE TRINDADE (interina), JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024