• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 20:55:27 -03
    Mônica Bergamo

    É 'tudo pelo poder', diz João Suplicy sobre jogo político envolvendo os pais

    23/01/2015 02h00 Erramos: esse conteúdo foi alterado

    No show de lançamento do álbum "Melodies from Hell", Supla e João Suplicy, que formam a dupla Brothers of Brazil, lançaram mão de uma de suas canções, "Tudo pelo Poder", para comentar o jogo político que está definindo o futuro dos pais.

    *

    A letra da música, que está no novo CD dos filhos dos senadores Eduardo e Marta Suplicy, diz: "É trensalão, caixa dois, tudo pelo poder, é propina geral/ Falta hospital, falta escola, mas não falta imposto e máfia fiscal". Em outro trecho, critica o excesso de partidos: "Tem o PT, PSDB, PMDB e o DEM/ O PTB, o PSB, o PR e sei lá mais quem".

    Bruno Poletti/Folhapress

    No camarim do Theatro Net SP, eles conversaram com a coluna. "A música fala para todos os partidos tomarem vergonha e pararem de brigar só pelo poder. Parece que eles se esqueceram que estão lá para fazer o bem para as pessoas", disse Supla.

    *

    "A resposta para esta sua pergunta é a música", emenda João, diante de questionamentos sobre a permanência de Marta no PT, após críticas ao partido, e da ida de Eduardo Suplicy, que não foi reeleito senador, para a Secretaria Municipal de Direitos Humanos de SP.

    *

    Sobre o futuro político dos pais, eles não quiseram tomar partido. "A gente ama os dois. Cada um faz o seu caminho", afirmou João. "A gente sempre se coloca como cidadãos, e não como filhos de senadores", frisou Supla.

    *

    Na noite desta quarta (21), só o pai prestigiou o show. O senador viu os filhos cantarem "Tudo pelo Poder" e criticarem a crise hídrica em SP. "Tá faltando água na sua casa? Vai faltar", bradou Supla, provocando o público, que não chegou a lotar a casa.

    FATOR COPA
    Nem Roberto Carlos nem um astro do sertanejo. O compositor que mais ganhou dinheiro por direitos autorais na categoria shows em 2014 foi o produtor musical e arranjador Otávio de Moraes, autor de músicas executadas durante a Copa do Mundo. Ele, que compôs temas de abertura e encerramento do evento e vinhetas tocadas nas arenas, foi beneficiado pela visibilidade do Mundial.

    NO TOPO
    Na sequência do ranking, elaborado pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), aparecem Sorocaba (da dupla Fernando & Sorocaba), Jorge Ben Jor e Roberto Carlos. Já entre as músicas mais tocadas em shows em 2014, em primeiro lugar vem "Lepo Lepo", famosa pela interpretação da banda Psirico. Em seguida, "Vai no Cavalinho", do repertório do cantor Leo Rodriguez, e "Fui Fiel", cantada pelo astro do arrocha Pablo.

    MENSAGEIRO
    Com a tarefa de convencer Marta Suplicy a não sair do PT, Emidio de Souza, presidente estadual do partido, diz que Paulo Vannuchi, diretor do Instituto Lula, fala por si ao qualificar de "sórdida" a atitude da senadora de revelar conversas com o ex-presidente. "É uma posição pessoal. O partido quer o diálogo. Não é hora de mexer em feridas. Vamos trabalhar para Marta continuar no PT", afirma Emidio.

    FAST FASHION
    A coleção de Donatella Versace para a Riachuelo foi a mais bem-sucedida entre as parcerias com grandes nomes internacionais, segundo Flávio Rocha, CEO da rede. "Foram vendidas 350 mil peças. É o maior sucesso da história do grupo", diz, relevando o saldão de itens em janeiro.

    DESAFINADO
    De fora da lista de 50 escritores que o Ministério da Cultura levará em março ao Salão do Livro, em Paris, a pianista e compositora Jocy de Oliveira acredita que o tema de sua obra seja a razão para não ter tido passagem e hospedagem pagas pelo governo. "No Brasil, música erudita não é valorizada. Meu livro já foi traduzido e será lançado na França. Não entendi a falta de interesse."

    DESAFINADO 2
    "Diálogo com Cartas", em que Jocy reuniu correspondências inéditas de compositores como Igor Stravinsky, foi publicado pela coleção de musicologia da Universidade Sorbonne e será lançado na Embaixada do Brasil em Paris na segunda (26).

    PRIMEIROS BATUQUES
    O músico Ivo Meirelles participou do primeiro ensaio do bloco Gueri-Gueri, nesta quarta (21), no Traço de União, em Pinheiros. O fundador da banda, Roberto Suplicy, e sua filha, a publicitária Fernanda, receberam amigos e convidados como o cenógrafo Marcelo Bacchin, Juliana Fava e o empresário Cris Maia.

    NOVO ANO
    A adaptação para teatro do livro "Feliz Ano Velho", de Marcelo Rubens Paiva, feita pelo dramaturgo Alcides Nogueira, será remontada. O projeto foi autorizado a captar R$ 799 mil. A previsão é que seja encenado ainda neste ano, com temporadas no Rio e em SP e turnê por outras cinco capitais brasileiras.

    NÃO TÁ FÁCIL
    A onda de calor em SP tem preocupado Junno Andrade. As altas temperaturas são um risco à saúde dos peixes e corais do aquário de 200 l do ator e cantor. "Tenho uma ventoinha que liga automaticamente quando a temperatura da água chega a 27ºC. Ela está trabalhando sem parar. Por enquanto, está dando conta", diz o namorado de Xuxa.

    CURTO-CIRCUITO
    Erasmo Carlos grava o DVD "Meus Lados B" em shows no Tom Jazz, nesta sexta (23) e sábado (24), às 22h. 14 anos.

    A Zipper Galeria abre nesta sexta (23), às 19h, mostra coletiva de selecionados no Salão dos Artistas sem Galeria e individual de Matias Mesquita.

    A festa We Love São Paulo tem edição nesta sexta (23), às 23h, na Audio Club, com o duo holandês Blasterjaxx. 18 anos.

    A agência de entretenimento Scheeeins leva patrocinadores e convidados para uma semana de esqui na Áustria em março.


    com ELIANE TRINDADE (interina), JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024