• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 12:22:40 -03
    Mônica Bergamo

    Pesquisa do TSE mostra que 28% dos eleitores já viram compra de votos

    28/01/2015 02h00

    Uma pesquisa encomendada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre as eleições revela um dado espantoso: 28% dos entrevistados dizem ter testemunhado ou tomado conhecimento de episódios de compra e venda de votos em 2014. Em alguns Estados, o percentual sobe para 48% -como nos casos do Maranhão e do Acre.

    MERCADO ELEITORAL
    Paraná e Distrito Federal registram o mais baixo percentual de respostas positivas sobre a questão: 21%, seguidos de Piauí, São Paulo e Minas Gerais, com 22%, e Rio de Janeiro, com 23%.

    BOA MÉDIA
    "Existe ainda muito abuso. É uma realidade, infelizmente", diz o presidente do TSE, Dias Toffoli. Ele celebra, no entanto, o fato de que 50% dos eleitores entrevistados (1.964 em sete capitais das cinco regiões do país) deram notas entre 8 e 10 à Justiça Eleitoral.

    FAROL
    O levantamento servirá de guia para a comunicação do TSE, diz o ministro. O levantamento mostra, por exemplo, que 20% dos eleitores registraram "total desconfiança" nas urnas eletrônicas, dando nota zero ao sistema. Só 16% declaram que elas são "muito confiáveis".

    CADEADO
    Toffoli diz que o TSE pretende bater na tecla de que quem organiza a eleição é o Judiciário, "um poder independente e isento". E que será necessária uma campanha para mostrar que o sistema é seguro e inviolável. "Ele não tem conexão com a internet. É impossível, por exemplo, um hacker entrar em qualquer urna eletrônica", afirma o magistrado. "O sistema é auditado antes, durante e depois das eleições."

    Renan Souza/Divulgação
    Joaquim Barbosa, Neguitão, da Vai-Vai, e João Carlos Martins na quadra da escola
    Joaquim Barbosa, Neguitão, da Vai-Vai, e João Carlos Martins na quadra da escola

    É O CARA
    A quadra da Vai-Vai veio abaixo quando Darly Silva, o Neguitão (ao centro), presidente da escola de samba, anunciou a presença de Joaquim Barbosa no ensaio de domingo (25).

    *

    "Esse é o 'negão' que vai consertar o Brasil", disse ele ao receber o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal.

    *

    Barbosa foi um dos convidados do ensaio de pré-Carnaval, que contou ainda com a presença do maestro João Carlos Martins, que regeu a bateria e também foi homenageado.

    PÉ FORA
    Tancredo Augusto Tolentino Neves, tio do senador Aécio Neves (PSDB-MG), será exonerado da presidência da Prominas, a estatal que administra os maiores espaços de eventos em Minas Gerais.

    EBOLA NO FOCO
    César Charlone passou uma temporada na Libéria para filmar um documentário sobre o ebola. "Foi incrível ver a solidariedade internacional, os médicos cubanos, a grana que a corrupção desperdiça e a beleza do povo liberiano", diz o cineasta. É um projeto da produtora No Place on Earth sobre epidemias. "Estou codirigindo, mas é uma produção 100% gringa."

    DE MOLHO
    O próximo destino de Charlone é a Índia. Antes, cumpriu quarentena entre São Paulo e Montevidéu, no Uruguai. Não podia tocar em ninguém nem compartilhar toalha ou talheres. O diretor foi monitorado pelas autoridades sanitárias brasileiras e pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), que lhe deu termômetro e celular quando foi para a África.

    CHEGANDO JUNTO
    Os atores da peça "Amor, Humor, o Resto É Bobagem" chegaram juntos à pré-estreia da peça em São Paulo, no Teatro Bibi Ferreira, na segunda (26). Alessandra Venansi, Mônica Carvalho, Tina Kara e Sandro Pedroso foram ao evento em uma limusine. O ex-jogador Cafu, com mulher Regina Feliciano, e a atriz Susana Vieira, namorada de Sandro, estavam entre os convidados da festa.

    OSCARIZADOS
    O ator Lázaro Ramos e o jornalista Artur Xexéo vão dividir com Maria Beltrão a transmissão do Oscar deste ano na Globo, em 22 de fevereiro. Até 2013, quem fazia os comentários era José Wilker, ator e diretor morto em abril do ano passado.

    SONHO AMERICANO
    A embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde, e o cônsul em São Paulo, Dennis Hankins, visitam nesta quinta (29) o Museu da Imigração do Estado para acertar os últimos detalhes de uma parceria. O consulado e o museu se juntam para promover uma exposição do fotógrafo Augustus Sherman com imagens de migrantes nos EUA e no Brasil. A mostra abre aqui em 27 de março e vai em maio para o Ellis Island Immigration Museum, em Nova York.

    BEM NA FOTO
    O museólogo e ex-curador do Masp, Fábio Magalhães, ofereceu em sua casa, no Pacaembu, um jantar para Susan Bloom, empresária da fotógrafa americana Annie Leibovitz. O diretor do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, e o fotógrafo João Musa foram ao encontro, na segunda (26).

    CURTO-CIRCUITO
    Carlos Bracher abre exposição nesta quarta-feira (28) no CCBB-SP. A visitação pública começa nesta quinta e vai até 2/3.

    Riccy Souza Aranha faz jantar de lançamento da Mixed, nesta quarta-feira (28), na Casa Jereissati, a partir das 20h30.

    A temporada de assinaturas da Cultura Artística para os concertos deste ano vai até esta sexta-feira (30).

    O ex-ministro Maílson da Nóbrega dá palestra nesta quinta-feira (29), às 19h, no Teatro Ciee. Inscrições pelo site.

    Afonso Tostes inaugura nesta quinta-feira (29), às 19h, exposição com nova série de esculturas, na Galeria Millan.


    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES e MARCELA PAES

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024