• Colunistas

    Wednesday, 15-Jan-2025 12:00:28 -03
    Mônica Bergamo

    Crise econômica e Lava Jato podem prejudicar obras do governo de SP

    06/02/2015 02h00

    A crise econômica e a Operação Lava Jato atingiram em cheio algumas das principais obras tocadas pelo governo de São Paulo. A Mendes Júnior já comunicou que está desistindo de um dos lotes do Rodoanel. A segunda colocada, Odebrecht, reluta em assumir a construção.

    CAIXA VAZIO
    As duas são investigadas no escândalo da Petrobras. A Mendes Júnior estaria sem crédito na praça e sem receber da estatal.

    DEVAGAR E SEMPRE
    A espanhola Acciona, responsável pelo lote 4 do Rodoanel, também pisou no freio. A OAS, também envolvida na Lava Jato e com problemas de caixa, já comunicou que segue na obra (ela toca os lotes 2 e 3), mas num ritmo mais do que lento.

    NA RUA
    Com dificuldade de financiamento e executivos presos, a OAS já comunicou que as demissões na empresa podem chegar a 12 mil empregados. A ordem é vender tudo –preservando apenas a área de construção do grupo.

    PAPO FIRME
    O governo tenta também convencer a concessionária CCR a assumir a linha-4 do metrô, obra praticamente paralisada pelo consórcio liderado pela espanhola Isolux. Novas reuniões devem ocorrer nesta semana, mas até esta quinta (5) a CCR não estava disposta a descascar o abacaxi.

    BOCA ABERTA
    É de grande apreensão o clima no PT. João Vaccari, tesoureiro nacional do partido envolvido no escândalo da Petrobras, não teria a mesma capacidade de resistência demonstrada por Delúbio Soares.

    PEITO ABERTO
    O ex-tesoureiro "matou no peito" o escândalo do mensalão e sempre se mostrou disposto a pagar sozinho, se necessário, pelas irregularidades. No PT e até mesmo em outros partidos, Delúbio é tratado como herói.

    À FLOR DA PELE
    Lula, pela primeira vez em muitos anos, estaria demonstrando nervosismo acima do normal com o andamento das investigações de um escândalo envolvendo o PT.

    BRILHO PRÓPRIO
    As atrizes Ildi Silva, Lucy Ramos e Juliana Alves e a cantora Negra Li estiveram na exposição "Pérolas Negras", do fotógrafo Luiz Tripolli, na casa Fasano. A jornalista Joyce Ribeiro e a modelo Antonela Xavier também foram homenageadas. No local, estiveram ainda a blogueira Sophia Alckmin e o executivo Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, que promoveu o evento, na quarta (4).

    BOTA A CAMISINHA
    Na região Nordeste, onde o Ministério da Saúde lança nesta sexta (6) campanha de prevenção à Aids durante o Carnaval, 49% das pessoas não usaram camisinha em todas as relações sexuais com parceiros casuais no último ano. O índice é considerado alto e está acima da média nacional (45%). A ação da pasta vai reunir em Salvador o ministro Arthur Chioro e o cantor Carlinhos Brown.

    CAMISINHA 2
    A capital baiana foi escolhida por ter uma grande concentração nesse período de pessoas de 15 a 24 anos, público-alvo da iniciativa. Na semana que vem, o foco do governo será a cidade do Rio de Janeiro.

    CARTAS NA MESA
    O jornalista e escritor Bernardo Kucinski fez noite de autógrafos e mesa-redonda para o lançamento de seu novo livro, "Cartas a Lula", na quarta (4). O ex-ministro Franklin Martins e o cientista político e colunista da Folha André Singer participaram do evento, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

    MENINO OCUPADO
    As gravações do remake do filme "Menino do Rio" devem começar entre setembro e outubro. A produção precisa esperar o ator Chay Suede terminar o trabalho na novela "Babilônia". "Poderíamos começar antes, mas como escalei o Chay, ficou para o fim do ano", diz o diretor Bruno Barreto.

    NA FRENTE E ATRÁS
    Bárbara Paz acaba de gravar uma videoinstalação que será exibida na mostra do artista plástico Nino Cais, a partir do dia 24. Ela encarna uma pintura do dinamarquês Vilhelm Hammershoi. A atriz também está dirigindo o making of do novo filme de Hector Babenco, que é protagonizado por Willem Dafoe "Tenho imagens lindas dos dois. É uma coisa meio criador e criatura", explica.

    ETERNO RETORNO
    Após 12 anos, o DJ Zé Pedro, 50, voltou à TV para apresentar o "Rebobina", que entra agora na reta final, com exibição até a próxima quarta (11). Os episódios, no canal Viva, relembram músicas, modas e pessoas que fizeram sucesso entre as décadas de 1980 e 2000.

    *

    O próprio Zé Pedro é um representante dessa turma: ficou conhecido por, no fim dos anos 1990, comandar o som no "SuperPop", da RedeTV!. "Sempre fui nostálgico. Cresci nos anos 70 e fui uma criança saudosa dos períodos que não vivi."

    *

    Com figurino na atração assinado pelo estilista Marcelo Sommer, o DJ diz estar vivendo "dias de noiva". "Era um sonho meu pedir pro Marcelo fazer minha roupa." Reclama só de uma coisa nos ternos: "São meio desconfortáveis para dançar".

    CURTO-CIRCUITO

    Regina Duarte dirige a peça "A Volta para Casa", que estreia nesta sexta (6), às 21h, no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista. 12 anos.

    Claudia Raia lança sua coleção de esmaltes, nesta sexta (6), no hotel Sheraton WTC.

    Fafy Siqueira, Adriana Lessa e Maximiliana Reis reestreiam nesta sexta (6) "Monólogos da Vagina", no Teatro Fernando Torres, às 21h30. 12 anos.

    O Camarote Rio mantém em sigilo as cores das camisetas de cada dia de desfile na Sapucaí, para evitar cópias e fraudes.


    com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2025