• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 02:12:29 -03
    Mônica Bergamo

    'Não posso ser político, sou contra a burguesia', diz Edmundo no Carnaval

    19/02/2015 02h00

    Presença praticamente fixa no Carnaval do Rio, Edmundo viu os dois dias de desfile na Sapucaí. Passava de três da manhã quando o ex-jogador e comentarista da Band falou à coluna sobre a possibilidade de, como Romário, entrar na política.

    *

    Folha - Pensa em entrar para a política?
    Edmundo - Muita gente pede. Não sou político. Sou do povo. Eu sou pró-povo. E contra a burguesia. Então não posso ser político. Preciso ganhar o meu salário.

    Os políticos trabalham pela burguesia?
    Ah, 100%! Eu sou bem-sucedido. Mas eu tenho uma família. Cem pessoas da minha família são assalariadas. E eu penso neles. Eu não posso pensar em mim. Eu tô bem. Só que a gente vive num país que tem sol, Carnaval, festa. Vai acabar o Carnaval e vai começar a Páscoa! Aí depois vem Dia das Mães. E o pobre continua fodido.

    Você na política seria como?
    Eu nunca vou ser igual a elas [pessoas que estão no poder]. Vou ser verdadeiro, polêmico. Mais até do que quando eu joguei. A política precisa de gente boa. Romário [senador] é bom. Não que eu seja a pessoa mais fantástica do mundo. Tenho meus problemas. Mas amo o país. Conheço um monte de gente que quer morar em outro lugar. Eu não sou candidato mas quero melhorar o Brasil.

    A última eleição foi acirrada.
    Há um sentimento de mudança. É claro que a mudança tá vindo. [É puxado por amigos pelo braço para desfilar na escola de samba Salgueiro] Diz que sou Aécio!

    -

    NUVEM CARREGADA
    As chuvas dos últimos dias não mudaram o humor da diretoria da Sabesp. Apesar das manifestações públicas de otimismo e esperança do governo de SP, a adoção do rodízio de água ainda é considerada na empresa a hipótese mais provável para enfrentar a crise hídrica.

    GOTA A GOTA
    Um dado é acompanhado com lupa pela direção da companhia: a vazão da água que corre para o sistema Cantareira. Nesta semana, ela chegou a 78,21 m³/s, maior do que a média histórica para o mês, de 72,9 m³/s. Mas isso só ocorreu em poucos dias, insuficientes para reverter o quadro de tensão.

    POUPANÇA
    E a empresa deve discutir nas próximas semanas o seu balanço e a possibilidade de distribuir lucros a seus acionistas, relativos a 2014. O conselho deve votar pela distribuição mínima exigida por lei, de 25%. Nos últimos anos, o percentual esteve acima deste patamar.

    POUPANÇA 2
    A crise hídrica tem se refletido nas finanças da Sabesp. Além de redução do consumo de água, a companhia vê suas receitas baixarem por causa do desconto na conta dado aos clientes que economizam água.

    FILMANDO A FOLIA
    A atriz Mel Lisboa foi a madrinha do bloco Cordão do Triunfo, que saiu no domingo (15), no centro de São Paulo. A irmã da atriz, Kim Bins, acompanhou o grupo, assim como os atores Mariza Junqueira, Natália Ribeiro e David Guimarães. Durante o desfile foram gravadas cenas do filme "Luz Negra", baseado na peça de mesmo nome, e realizado pela Cia. Pessoal do Faroeste.

    DICIONÁRIO
    Ao encontrar Jean Wyllys (PSOL-RJ) na Sapucaí, Monica Iozzi foi dizendo: "Retuíto tudo que você posta". Em seguida, a atriz da novela "Alto Astral" (Globo) contou com ar de espanto ao deputado federal: "Outro dia retuitei uma mensagem em que você falava do Estado laico, e vários seguidores me perguntaram: 'O que é laico?'". Wyllys lamentou: "É preocupante".

    AGORA VAI?
    O ator Guilherme Fontes diz que, se ele mesmo distribuir "Chatô", o filme que dirigiu na década passada e que só agora ficou pronto, serão lançadas 200 cópias. Se for outra empresa, "pode ser ainda mais". A estreia está prevista para março.

    BICHOS À SOLTA
    A exposição "Wildlife", que recebe cerca de 400 mil pessoas por ano no Museu de História Natural de Londres, virá ao Brasil em agosto. A mostra tem 100 painéis de fotografias vencedoras do mais importante concurso internacional sobre vida selvagem, promovido pelo museu. Ela será exibida no museu da PUC do RS e depois seguirá para São Paulo.

    ESCOLTA
    O ator Malvino Salvador vai para Angola nesta quinta (19) para apresentar a peça "Chuva Constante", com Augusto Zacchi. Será acompanhado por seguranças. "Quando tiramos visto, formou fila para tirarem foto com ele. Parecia que Deus tinha baixado no consulado", diz a produtora Cinthya Graber. Malvino é conhecido no país africano por causa de novelas brasileiras exibidas por lá. A montagem estreia em SP em março, como parte do projeto "Vivo EnCena".

    CURTO-CIRCUITO

    Marcelo Araujo, secretário estadual de Cultura, recebe nesta quinta (19), do governo de Portugal, a Ordem de Mérito Civil, no Museu da Língua Portuguesa.

    Patricia Bonaldi terá coleção de inverno lançada nesta quinta (19) em Nova York.

    O inglês Simon Linington abre nesta quinta (19) a exposição "Dirty Matters". Às 19h, na Galeria Emma Thomas, nos Jardins.

    A artista plástica Cris Conde apresenta coleção em seu ateliê, no Pacaembu, das 10h às 19h.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024