• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 15:48:58 -03
    Mônica Bergamo

    Governo de SP ainda não finalizou obras para início do rodízio de água

    23/02/2015 02h00

    O governo de São Paulo ainda não finalizou as obras que permitem que o rodízio de água seja implementado na cidade. Elas só começaram a ser feitas há cerca de um mês. E são necessários outros cerca de 30 dias para que sejam finalizadas.

    LINHA DIRETA
    As obras garantem que, em caso de rodízio, pelo menos hospitais e presídios tenham garantido o abastecimento de água, por meio de ligações específicas que estão sendo instaladas e que não seriam bloqueadas.

    AINDA NÃO
    Um dirigente da Sabesp confirmou à coluna que, hoje, o rodízio não poderia ser implantado, sob o risco de doentes internados e presidiários ficarem sem água, causando mortes e estimulando motins.

    NO MEIO DO CAMINHO
    Segundo o mesmo dirigente, no entanto, o fato de as obras ainda não estarem finalizadas não é o fator determinante para o adiamento do rodízio, já que, se implementado, ele será anunciado com bastante antecedência. Elas não teriam sido feitas antes porque não havia –e ainda não há, assegura– decisão tomada sobre a medida.

    ÚLTIMO SUSPIRO
    O desfile das escolas campeãs do Carnaval de SP levou ao sambódromo na sexta (20) o chef Olivier Anquier, os atores Caroline Abras e Leonardo Miggiorin e o presidente estadual do PT, Emídio de Souza, com a mulher, Gabriela Araujo. A apresentadora Maria Eugênia Suconic aproveitou para comemorar seu aniversário no camarote Brahma. Os empresários Alvaro Aoas e Patricia Casé também estiveram no espaço, que teve show da banda Jota Quest, do vocalista Rogério Flausino.

    SEM RESPOSTA
    Cabeleireiro de Fernando Haddad durante a campanha de 2012, Celso Kamura diz ter reclamado a ele sobre a ciclovia que está prevista para passar em frente ao seu salão, nos Jardins. Mas ainda não teve resposta do prefeito.

    *

    É que Haddad tem cortado o cabelo em um salão no Paraíso, mais perto de sua casa, e ainda não voltou ao estúdio de Kamura.

    JESUS É BRASILEIRO
    Para interpretar Jesus no remake de "Ben-Hur", Rodrigo Santoro perdeu quase 5 kg antes de rodar suas cenas no longa, na Itália. "Como a participação retrata os últimos dias de vida de Cristo, precisei baixar um pouco o meu peso", declara o ator. Nas duas semanas de preparação que teve entre o trabalho anterior –uma série da HBO– e o novo, Santoro praticou ioga e meditação. Ele está mantendo as duas atividades durante as filmagens.

    À FRANCESA
    "A ideia de que a literatura brasileira tem importância no mundo é uma ilusão", diz Luiz Ruffato, 54, um dos escritores do país no Salão do Livro de Paris, que homenageia o Brasil, em março.

    *

    "Como pareceu que íamos despontar economicamente, viramos queridinhos em festivais. Mas não vai durar", afirma ele, que vai lançar uma coletânea de literatura brasileira na feira francesa.

    *

    Com a agenda cheia, Ruffato também acompanha o lançamento de traduções de suas obras no exterior, será curador do 8º Festival da Mantiqueira, em abril, e terá dois livros adaptados para o cinema em 2015: "Estive em Lisboa e Lembrei de Você" e "Mundo Inimigo".

    CORRA, LOLLA, CORRA
    O festival Lollapalooza anuncia nesta segunda (23) as datas para os sete shows paralelos que vão ocorrer em São Paulo. Entre as atrações estão a banda Foster the People, que se apresenta dia 28 de março na Audio SP, e o Three Days Grace, que estará no mesmo dia no Cine Joia.

    PEDRO E A GLOBO
    Laís Bodanzky terá a Globo Filmes como parceira em seu novo longa, com título provisório de "Pedro". "Eles se interessaram pelo projeto e resolveram investir no desenvolvimento dele", diz a diretora de "Bicho de Sete Cabeças". A gigante do cinema nacional se junta à Buriti Filmes, da cineasta, e a Cauã Reymond, coprodutores da obra. O ator vai interpretar dom Pedro 1º na história.

    UM AR EUROPEU
    O artista plástico inglês Simon Linington abriu a exposição "Dirty Matters" na Galeria Emma Thomas, nos Jardins, na quinta (19). A produtora cultural Mariana Coggiola, o publicitário Marcelo Bicudo e o diretor do MIS, André Sturm, foram à mostra, que ficará em cartaz até 28 de março.

    INTERNACIONAL
    O longa "Que Horas Ela Volta?", de Anna Muylaert, foi vendido para a exibição em dez países durante o festival de Berlim. "O filme foi aplaudido durante dez minutos", conta André Sturm, diretor da Pandora Filmes, que já adquiriu os direitos da obra no Brasil. A previsão de estreia em circuito é para junho deste ano.

    FILME DE PRAIA
    Uma mostra de cinema na cidade de Trancoso, no sul da Bahia, está sendo organizada para outubro.

    *

    O festival, uma competição somente de filmes nacionais, também vai incluir debates e oficinas para jovens do lugar. As exibições estão programadas para o Quadrado e na Concha Acústica, em Porto Seguro.

    CURTO-CIRCUITO

    O médium Divaldo Franco autografa nesta segunda (23) sua biografia, escrita por Ana Landi. Às 18h, na Saraiva do shopping Pátio Paulista.

    Palmirinha lança linha de panelas nesta segunda (23) na Gift Fair/D.A.D., no Expo Center Norte. A feira vai até quinta.

    O Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura será entregue nesta segunda (23) à noite no Theatro São Pedro, na Barra Funda.

    Jayme Nigri inaugura nesta segunda (23) a primeira unidade da Futura Code School, start-up de ensino de programação.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024