• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 19:50:33 -03
    Mônica Bergamo

    Depoimentos de executivos elevam ao máximo a tensão entre empreiteiras

    03/03/2015 02h00

    Os depoimentos dos executivos da Camargo Corrêa que aderiram à delação premiada devem elevar ao máximo a tensão entre as outras grandes empreiteiras do país. O acordo com o Ministério Público prevê que eles admitam claramente que faziam parte de um cartel. Ou, como já definido por outra empresa, a Toyo Setal, de um "clube" que dividia a execução de obras no país.

    PROPINA PURA
    Dalton Avancini, presidente da Camargo Corrêa, e Eduardo Leite, vice-presidente, devem sustentar que a licitação que escolheu o consórcio que construiria a usina de Belo Monte, na Amazônia, foi regular.

    *

    Ainda assim, teria havido pagamento de propina –seguindo costumes consolidados no setor.

    OUVI FALAR
    A expectativa do Ministério Público é a de que partidos sejam citados. Já se admite, no entanto, que os executivos não apresentem provas de que o dinheiro chegou às legendas. É que ele teria sido entregue a diretores da Petrobras (como Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco e Renato Duque) e de estatais da área de energia. E não diretamente a dirigentes políticos.

    CÂMBIO OFICIAL
    Eventuais conversas com o tesoureiro do PT, João Vaccari, e com arrecadadores de outras legendas, por exemplo, teriam girado em torno de contribuições oficiais e não condicionadas à execução de obras.

    TEM MAIS
    Outros funcionários da Petrobras, ainda não citados, devem agora ser envolvidos no escândalo.

    BEM PERTO
    O governo está inquieto com a delação dos executivos da Camargo Corrêa.

    *

    No fim de semana, houve frenéticas reuniões de dirigentes de estatais de energia para tratar do caso.

    ESTADO CIVIL
    O secretário de Estado da Casa Civil de SP, Edson Aparecido, casou-se com Katia Simone da Silveira no sábado (28), na capela do antigo Hospital Matarazzo. Compareceram à cerimônia o governador Geraldo Alckmin com a primeira-dama, Lu, o senador Aloysio Nunes com a jornalista Gisele Sayeg e o vice governador Márcio França com a mulher, Lúcia. O ex-presidente do PSDB paulistano José Henrique Reis Lobo, sua mulher, Elyane Lobo, o ex-governador Alberto Goldman e sua mulher, Deuzeni, estavam entre os convidados. Também foram à festa os deputados Fernando Capez e Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, com a mulher, Samanta Costa.

    GATO POR LEBRE
    Lacoste, Fendi, Dudalina, Morena Rosa, Colcci e Carmim estão entre as marcas de luxo que mais são vítimas de falsificação no país, segundo a ABCF (Associação Brasileira de Combate à Falsificação). Produtos como roupas e bolsas das grifes foram apreendidos nas 1.200 operações acompanhadas pela entidade entre janeiro de 2014 e janeiro deste ano.

    GATO POR LEBRE 2
    O número de blitze, feitas por policiais civis e federais e agentes da Receita Federal, é 37% maior que o do período anterior. Cigarros, charutos, bebidas, alimentos e remédios contrabandeados ou falsificados também foram recolhidos. E cresceram os casos de imitações de autopeças e de fios e cabos elétricos, com riscos para a segurança do consumidor.

    CHICO DE VOLTA
    Após temporada de cinco semanas em São Paulo no ano passado, com lotação máxima em todas as sessões no Teatro Faap, "Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos" vai voltar à cidade. O espetáculo, da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, reestreia em 3 de abril, no Teatro Cetip, dentro do Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros.

    FAMOSO DEMAIS
    A ausência do chef Jamie Oliver na inauguração do seu restaurante em São Paulo, que será neste mês, é praxe.

    *

    O estrelado chef britânico raramente está presente na abertura de casas da sua rede Jamie's Italian fora do Reino Unido para não chamar mais atenção do que o estabelecimento.

    CURTO-CIRCUITO

    Modesto Carvalhosa autografa livro sobre a Lei Anticorrupção, nesta terça (3), às 17h, em seu escritório, nos Jardins.

    John Neschling, diretor artístico da Fundação Theatro Municipal, dá aula de boas-vindas nesta terça (3) na Escola Municipal de Música de SP.

    A Schutz faz coquetel de lançamento de coleção, nesta terça (3), às 18h, nos Jardins.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024