• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 08:42:32 -03
    Mônica Bergamo

    Dilma quer afastar Mercadante da articulação política do governo federal

    11/03/2015 02h00

    A presidente Dilma Rousseff admitiu, em conversas recentes, que o ministro Aloizio Mercadante fracassou na articulação política do governo. Ele pode ser afastado das negociações.

    OUVIDOS
    E a presidente tem recebido conselhos até de petistas para entregar ao menos parte da articulação política ao vice-presidente Michel Temer, como forma de melhorar a relação com o PMDB. Até o fim de semana, ela resistia. Duvidava que ele conseguisse, por exemplo, domar o senador Renan Calheiros, sobre quem teria pouca ou nenhuma liderança.

    SALTO ALTO
    A Polícia Militar de SP trabalhava, até a semana passada, com a possibilidade de 10 mil pessoas aderirem, na cidade, ao protesto de domingo (15) contra o governo de Dilma Rousseff. A previsão, depois do pronunciamento dela na TV, saltou para entre 30 mil e 50 mil.

    DE OLHO
    O monitoramento feito pela PM em redes sociais que estão convocando o protesto mostrou que o número de mensagens no Twitter e no Facebook aumentou cerca de 13 vezes depois da fala de Dilma.

    EM TODAS
    Uma das principais preocupações da cúpula da PM é com o grupo que se autodenomina "Revoltados Online". Eles estão chamando seus seguidores tanto para o protesto do dia 15 quanto para o da sexta-feira (13), convocado por centrais sindicais e movimentos sociais. "Alguns querem ir lá para fazer confusão", diz autoridade das forças de segurança.

    MAIS TARDE
    A PM negociou com os "Revoltados" para que eles só comecem seu protesto no dia 13 depois que o das centrais tiver terminado. Elas têm a preferência porque comunicaram antes a ideia de fazer uma manifestação.

    AZEITE
    As pautas das centrais e dos movimentos sociais, embora críticas às medidas fiscais do governo, defendem a permanência de Dilma no governo. Os "Revoltados" pedem o impeachment. "Além de tossir, a vaca vai bufar e cair", escrevem, na convocação pelo Facebook.

    DE OLHO NA PERFORMANCE
    A exposição "Terra Comunal - Marina Abramovic; + MAI", retrospectiva sobre o trabalho da artista, foi inaugurada na segunda (9), no Sesc Pompeia. A sérvia estava na abertura, assim como o diretor do Sesc, Danilo de Miranda, e o curador da mostra, Jochen Volz. A atriz Maria Fernanda Cândido e o diretor de teatro Antunes Filho também compareceram. O compositor Carlos Careqa interagiu com um dos artistas que faziam performances.

    NÃO É REAL
    E um perfil que se identifica como Grazi Massafera no Twitter e publica mensagens políticas é falso. "Espero que na manifestação do dia 15/3 as pessoas queiram o impeachment e não o vandalismo", escreveu o usuário @GMassaferaReal há alguns dias. A mensagem foi reproduzida por quase 200 pessoas. Outro tuíte dizia: "O Brasil não quer migalhas, Bolsa isso, Bolsa aquilo".

    ESTRESSE
    O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, estava com uma infecção na pele. Desconfia-se de erisipela, causada por baixa resistência do organismo.

    MOMENTO DIVA
    O maestro Eduardo Lages estreou o musical "Toda Brasileira É uma Diva" para uma plateia que incluiu a apresentadora Adriane Galisteu e o marido, o empresário Alexandre Iódice, além do cantor e ator Moacyr Franco. Luciano, da dupla com Zezé di Camargo, foi com a mulher, Flávia, à apresentação no domingo (8), no Teatro Bradesco.

    EM PÚBLICO
    O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, decidiu convocar uma audiência pública para discutir a constitucionalidade do ensino religioso em escolas públicas do Brasil. No centro do debate, marcado para o dia 15 de junho, estará o acordo entre o governo brasileiro e a Santa Sé que prevê aulas de religião católica aos estudantes.

    DIVERGÊNCIA
    O acordo, que foi assinado pelo governo Lula, em 2009, gerou polêmica, já que o Estado brasileiro é laico.

    DIVERGÊNCIA 2
    Barroso convidará representantes católicos, espíritas, muçulmanos, seguidores de umbanda e evangélicos. Abrirá também espaço para representantes de Estados como o Rio, em que o ensino religioso já é autorizado.

    TÚNEL DO TEMPO
    O promoter Helinho Calfat comemorou seu aniversário com festa à fantasia na Casa Itaim. A jornalista Maria Cândida foi vestida de policial. Outros amigos, como a atriz e cantora Leilah Moreno e a arquiteta Brunete Fraccaroli, também entraram na brincadeira, na sexta (6). O ator Henri Castelli levou a namorada, Diana Hernandez.

    CURTO-CIRCUITO

    Juliana Perdigão se apresenta nesta quarta (11), às 21h30, na Casa de Francisca.

    A "Robb Report" comemora cinco anos no Brasil com festa nesta quarta (11) no Espaço Itaim.

    Novos sócios no escritório Machado Meyer: Fernando Colucci, Leonardo Machado, Alberto Faro, Daniel Szyfman e Gustavo Rugani.

    A pré-estreia da peça "Chuva Constante", com Malvino Salvador, tem lista de convidados a cargo de Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho. Nesta quinta (12), às 21h30, no Teatro Vivo.

    A marca Gap lança coleção nesta quinta (12) no JK Iguatemi.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024