• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 06:09:44 -03
    Mônica Bergamo

    PMDB é apontado como maior receptor de propinas no setor elétrico

    31/03/2015 02h00

    O PMDB está no centro da delação premiada de executivos da Camargo Corrêa. No setor elétrico, o pagamento da propina teria sido destinado, em sua maior parte, ao partido.

    CEP
    Ao detalhar o cartel de empreiteiras que atuavam também na Petrobras, os executivos da Camargo deram nome e sobrenome dos representantes das outras empresas que atuavam com ela.

    POR VIA DAS DÚVIDAS
    Luiz Flávio D'Urso, advogado de Márcio Bonilho e de Murilo Barrios, sócios do Grupo Sanko, entrou com habeas corpus preventivo no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Pede que, ainda que condenados à prisão na Operação Lava Jato, os dois permaneçam soltos até o trânsito em julgado da sentença condenatória. Ou seja, até que ela seja confirmada pelos tribunais superiores.

    EXEMPLO
    Eles devem ser alguns dos primeiros sentenciados pelo juiz Sergio Moro no caso da Lava Jato. E há um temor de que sejam detidos imediatamente, já que Moro defende a prisão logo após a primeira decisão judicial por uma condenação.

    SINAL AMARELO
    E a proposta de Moro de mudar a lei para que a pena seja executada após a primeira decisão judicial não foi bem digerida por ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Um magistrado chega a dizer que tanto juiz como procuradores estão "rasgando a fantasia" ao propor, no embalo da Lava Jato, "até mesmo o uso de provas ilícitas" num processo, como fez recentemente o Ministério Público Federal.

    LONGA ESPERA
    O Supremo já discute, no entanto, a possibilidade de um condenado ser preso depois de sentença confirmada por tribunais de segunda instância, mesmo tendo a possibilidade de ainda recorrer. Hoje, a corte entende que a detenção só pode ser efetivada depois que todos os recursos tenham sido julgados em todos os tribunais superiores, de terceira instância.

    CAMAROTE MUSICAL
    O festival Lollapalooza teve sua quarta edição no autódromo de Interlagos, em São Paulo, no sábado (28) e no domingo (29). O ator Chay Suede passou pelo local, assim como as atrizes Carol Castro, Daniele Suzuki e Thaila Ayala. Os atores Maria Casadevall, Mariana Ximenes e Caio Castro circularam pelo camarote do evento, onde também estavam a apresentadora Ellen Jabour, o cantor Di Ferrero e a modelo Isabeli Fontana.

    VOU DE BIKE
    O uso da bicicleta como meio de transporte por estudantes da USP mais que dobrou em um ano, segundo o Observatório de Turismo e Eventos (núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris).

    *

    O percentual de alunos que se locomovem de bike saltou de 3,7% em 2013 para 8,3% em 2014. Nos dois anos, foram entrevistadas 560 pessoas.

    MEMÓRIA FÉRREA
    O Conpresp, órgão municipal de preservação do patrimônio, abriu processo de tombamento para o perímetro onde estão as oficinas da antiga São Paulo Railway, a primeira ferrovia do Estado de São Paulo, na Lapa.

    *

    A entidade diz que elas marcaram o território paulista e "estão se tornando mais raras na paisagem urbana".

    CONTATO
    Com a edição do "BBB" gravada, Pedro Bial conseguiu assistir à estreia para convidados em SP de "Chacrinha - O Musical", no sábado (28) à noite. Um dos autores do espetáculo, o apresentador comemorava a temporada "bem-sucedida" do reality show da Globo.

    *

    "Resgatamos elementos que estavam meio perdidos, como regras rígidas e mínimo contato dos participantes com o mundo externo."

    EM TODAS
    Ao encontrar Bial no saguão do Teatro Alfa, o prefeito Fernando Haddad (PT-SP) se surpreendeu: "Tem dedo seu aí também? Tá em todas, hein, Bial?". E o carioca: "É, a gente costura pra fora".

    RODA E AVISA
    "Chacrinha - O Musical", que iniciou temporada em SP, teve a participação da cantora Wanderléa na estreia, na sexta (27), no Teatro Alfa. Stepan Nercessian, que vive o protagonista, guarda uma miniatura do Velho Guerreiro no camarim. A atriz Mariana Gallindo interpreta Elke Maravilha no espetáculo.

    CURTO-CIRCUITO

    A SW-VG 94 Produtora exibe três curtas dirigidos por Paulo Miranda, nesta terça (31), no MIS. A partir das 20h.

    O VTEX Day 2015, evento para profissionais de e-commerce, reunirá mais de cem palestrantes. No próximo dia 10, no WTC.

    Joyce Pascowitch comemora os sete anos da revista "Poder" com almoço para convidados, nesta terça (31), no Parigi.

    O Prêmio Casa Claudia será entregue na noite desta terça (31), no Instituto Tomie Ohtake.

    A Cia. Carne Agonizante, do diretor Sandro Borelli, estreia nesta terça (31) às 20h o espetáculo "Colônia Penal", no Centro de Referência da Dança.

    A Orquestra Tucca Filarmonia faz concerto nesta terça (31) na Sala São Paulo, às 21h.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024