• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 22:23:29 -03
    Mônica Bergamo

    Igreja Universal adverte cartunista que satirizou grupo Gladiadores do Altar

    08/04/2015 02h00

    O setor jurídico da Igreja Universal do Reino de Deus fez nova advertência ao cartunista Vitor Teixeira. Ele desenhou uma charge crítica ao Gladiadores do Altar, grupo de fiéis que adota postura militar e é chamado por pastores de "exército de Cristo". Teixeira já havia recebido notificação extrajudicial e concordado em apagar o desenho. Nele, um gladiador com o símbolo da igreja dá um golpe de espada em uma mãe de santo.

    AVISO 2
    Com a repercussão da ilustração na internet e na imprensa, a igreja contatou o cartunista para dizer que "continuará a resguardar seus direitos de terceiros que os violem". "Achei que estava tudo certo, mas esqueceram de dizer que eu tinha que ficar quietinho", diz Teixeira, que deu entrevistas sobre o caso.

    LIBERDADE
    A igreja declara ter "alertado" que a imagem "incita ódio contra religiões de matriz africana e a própria Universal". Diz ainda que "jamais aceitará calada ataques delinquentes de preconceito e rancor" e que a "liberdade de expressão não legitima absurdos como tal imagem horrenda".

    TENRA INFÂNCIA
    Marcas que fazem publicidade para menores de idade vão entrar na mira do Ministério Público e do Procon. O veto à propaganda voltada para crianças no país está completando um ano, mas segue sendo desrespeitado, na visão de ativistas de defesa dos direitos da infância.

    OFENSIVA
    O Instituto Alana, ONG favorável à proibição, vai entrar com pedidos de investigação sobre a Perdigão, a Duracell, a Tilibra e a Vigor em São Paulo, Paraná e Espírito Santo. Segundo a entidade, as marcas fazem anúncios com "elementos atraentes ao público infantil" e ações de marketing em escolas. "É propaganda abusiva. Vai contra a resolução do Conanda [conselho dos direitos da criança, ligado à Presidência da República]", diz Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Alana.

    LINHA POR LINHA
    A Perdigão, em nota, declara que o anúncio do produto Chiken, apontado como irregular, "não descumpriu" seu compromisso público sobre publicidade infantil. Os fabricantes das pilhas Duracell e do iogurte Vigor Grego Kids dizem respeitar a legislação. A marca de cadernos Tilibra não se pronunciou.

    ESPAÇO DE PODER
    A galeria Luciana Brito, na Vila Olímpia, abriu a exposição "Places of Power", da artista sérvia Marina Abramovic, na segunda (6). Passaram pelo vernissage o cineasta Juliano Salgado, o apresentador Zeca Camargo, o curador inglês Adrian Heathfield e a galerista italiana Paola Potena.

    ANOS DEMAIS
    Paulo Maluf (PP-SP) vai comemorar 60 anos de casamento com dona Sylvia em um almoço na casa deles, no Jardim América, no domingo (12). O deputado federal desistiu de fazer festa porque sua sogra, Alexandra, de 101 anos, está internada na UTI.

    ESTRIBO
    Maluf, que falava em tentar a prefeitura em 2016, agora contemporiza: acha que "SP precisa de um prefeito mais jovem". "Mas estou com a saúde ótima. Se passar o burro arreado na minha frente, posso colocar o pé no estribo sim."

    VIDAS SECAS
    A crise hídrica em SP vai ser tema de um documentário dos produtores Flávia Angélico, 45, Fernando Kawai, 38 (à esq.) e James Lloyd, 48 (ao centro).

    *

    "Queremos responder a três perguntas: o que está acontecendo? Por quê? Como resolver?", diz Lloyd, que também dirige o filme. Locais como o rio Pinheiros e o parque dos Búfalos servem de cenário.

    A ARTE DE RECEBER
    A diretora da SP-Arte, Fernanda Feitosa, e a diretora de redação da revista "Casa Vogue", Taissa Buescu, realizaram um jantar em Higienópolis para receber o casal de colecionadores americanos Don e Mera Rubell, na segunda (6). O designer Humberto Campana e os galeristas Eduardo Leme e André Millan estavam entre os convidados.

    CONTO CHINÊS
    O diretor Fernando Meirelles será um dos jurados do Festival Internacional de Cinema de Pequim, que terá uma mostra sobre cinema brasileiro. O diretor Fernando Coimbra também vai participar do evento, que começa no dia 16 e exibirá seu filme "O Lobo Atrás da Porta".

    EMBAIXADOR
    Marcos Mion diz receber "centenas" de pedidos de ajuda e informações desde que, um ano atrás, tornou público que o filho Romeo, 9, possui um transtorno do espectro do autismo. "Conto do dia a dia e muita gente me diz: 'Finalmente entendo meu filho!'", afirma o apresentador, que aceitou convite da ONG Autismo e Realidade para falar em um congresso no dia 16.

    CURTO-CIRCUITO

    Marcos Troyjo, Michael Reid e Aod Cunha participam de debate sobre a economia brasileira, nesta quinta (9), em Porto Alegre (RS).

    O bar Drosophyla anuncia para a noite desta quarta (8) show com atração surpresa.

    A exposição "Conexões Hering", com curadoria de Rodrigo Ohtake, será aberta nesta quarta (8) na Casa Fares.

    Pedro Cavalcanti lança livro sobre Amador Aguiar, fundador do Bradesco. Nesta quarta (8), à noite, no hotel Fasano.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI; colaborou TAÍS HIRATA

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024