• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 06:50:53 -03
    Mônica Bergamo

    Dilma deve encontrar Zuckerberg, do Facebook, nesta sexta no Panamá

    09/04/2015 02h00

    Dilma Rousseff deve encontrar Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, nesta sexta (10), durante a Cúpula das Américas, no Panamá.

    ME ADICIONA
    A conversa está sendo acertada entre o staff da presidente e a equipe do americano. Ela deve convidá-lo para visitar o Brasil. Não é a primeira vez que os dois tentam se ver. Em 2013, Zuckerberg negociava para vir ao país, mas o plano acabou adiado.

    ME ADICIONA 2
    O presidente da rede social teria interesse em ampliar o investimento no Brasil, um dos principais mercados para a empresa no mundo. O Facebook possui mais de 83 milhões de usuários no país.

    MEMÓRIAS ESPORTIVAS
    Galvão Bueno lançou, na terça (7), seu livro de memórias "Fala, Galvão", escrito com o jornalista Ingo Ostrovsky. Passaram pela Livraria Cultura do Conjunto Nacional o técnico Mano Menezes, o comentarista Walter Casagrande, o apresentador Tiago Leifert, o ex-pugilista Acelino "Popó" Freitas e a ex-jogadora de basquete Hortência Marcari.

    AINDA NO CLUBE
    Criador do acrônimo Bric, o economista Jim O'Neill diz que não tiraria o Brasil do grupo de emergentes, mesmo com a piora no crescimento do país. "Acho que o 'B' deveria ser tirado se a década como um todo for decepcionante, não apenas três anos", afirma o britânico na nova edição da revista "Exame CEO". "O conceito do Bric tem a ver com uma tendência de longo prazo, e não apenas um ciclo."

    PASSANDO A LIMPO
    O atestado de óbito do militante Joaquim Alencar de Seixas, morto durante a ditadura militar, em 1971, foi corrigido por decisão judicial. Em vez de "ferimento recebido após travar violento tiroteio com os órgãos da segurança", agora constarão como causa da morte lesões provocadas por balas e por espancamento. O local do óbito, antes identificado como uma avenida no Ipiranga, foi alterado para o DOI-Codi, centro do Exército que funcionou na rua Tutoia.

    A LIMPO 2
    A Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que fez o pedido, queria que a causa fosse descrita como "tortura praticada por agente do Estado". Mas a Justiça considerou que, apesar dos indícios, tecnicamente a morte foi provocada pelas lesões, e não pelo "grave sofrimento físico".

    DEBUTANTE EM CENA
    A peça "Os Monólogos da Vagina" teve reestreia em São Paulo na terça (7), no Teatro Gazeta. Com Adriana Lessa, Fafy Siqueira e Maximiliana Reis no elenco atual, o espetáculo comemora 15 anos em cartaz. A apresentadora Adriana Colin e a atriz Ellen Rocche assistiram à comédia.

    BENDITA GENI
    A interpretação de Leticia Sabatella para "Geni e o Zepelim", que se tornou viral em vídeo na internet, poderá ser vista no palco no próximo dia 16. A música de Chico Buarque compõe o repertório do show que a atriz e cantora faz com seu grupo, a Caravana Tontería, no Sesc Vila Mariana. "Também vamos mostrar mais composições minhas, de Cole Porter, Elomar...", diz ela, que estará em maio na série "Amorteamo", da Globo.

    RISO SEM FIM
    O Risadaria, que terá a edição deste ano entre os dias 3 e 26 de julho em São Paulo, fixou a meta de se tornar o festival de humor com o maior público do mundo. A organização, que conta com comediantes como Paulo Bonfá, Marcelo Tas, Marcelo Madureira e Caco Galhardo, tem a expectativa de atrair 1,4 milhão de espectadores.

    *

    No ano passado, foram 347 mil pessoas e 13 dias a menos de duração.

    O MESTRE
    A relação entre um diretor de teatro polêmico e uma jovem atriz será o tema de "O Diretor", próximo filme dirigido por Heitor Dhalia. A ideia surgiu a partir de conversas com a atriz Nara Chaib Mendes, que assina o roteiro com Dhalia e já trabalhou com o dramaturgo Antunes Filho, 85. "Ele é uma das inspirações, mas não é filme sobre ele. É mais abrangente ", diz o cineasta.

    MULHERES FORTES
    Responsável pelos dois filmes mais recentes de Ana Paulo Arósio -"Como Esquecer" (2010) e "A Floresta que se Move", que estreia neste ano-, Elisa Tolomelli, 52, tem agora um projeto com Camila Pitanga.

    *

    "Atrizes como as duas dão credibilidade a um filme", diz a produtora carioca, que esteve na Cinemateca, em SP, para ser jurada de um edital. No longa "Berenice Procura", a protagonista da novela "Babilônia" vive uma taxista que se envolve em um caso de mistério.

    ARTE ESCONDIDA
    Um painel de cerâmica de Burle Marx e o projeto original do paisagista carioca para a praça Edgard Thomaz de Carvalho, no Jardim Paulistano, vão ser recuperados. "A praça está tão abandonada que ninguém percebe a obra que existe ali", diz a arquiteta Fernanda Marques, responsável pela revitalização, que será bancada por uma empresa das redondezas.

    CURTO-CIRCUITO

    O Masp abre hoje a exposição "Arte do Brasil no Século 20". Visitação pública a partir desta sexta (10).

    O documentário "Narrativa de um Golpe", sobre Almino Afonso, será lançado nesta quinta (9), às 19h, no MIS.

    A peça "Ricardo III" inicia temporada nesta quinta (9) no Sesc Pinheiros, às 20h30. 12 anos.

    O Jota Quest faz show nesta quinta (9) na Brook's SP. 18 anos.

    A Associação do Sanatório Sírio faz almoço beneficente em 7/5, no Monte Líbano.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024