• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 07:42:25 -03
    Mônica Bergamo

    Cobrança de impostos do Netflix e do iTunes pela Ancine deve gerar impasse

    11/04/2015 02h00

    A Ancine, agência que regula o setor audiovisual, deve baixar, num prazo de cerca de três meses, as normas que vem estudando para regular os serviços de vídeo por demanda, ou VOD (video on demand), como Netflix e iTunes. Um dos pontos que devem gerar discussão é o que prevê que as empresas passem a pagar impostos no Brasil.

    MUDANÇA GARANTIDA
    A agência já admite que precisará de uma nova fórmula para mudar a Condecine, contribuição que hoje é cobrada das empresas por obra audiovisual lançada. Como as empresas de serviços por demanda oferecem catálogos, o custo para elas ficaria muito alto.

    NO SEU QUADRADO
    No protesto deste domingo (12) contra Dilma Rousseff na avenida Paulista, autoridades vão monitorar a divisão dos cerca de dez grupos que convocaram o ato. Na estratégia proposta pela Secretaria da Segurança Pública, movimentos com objetivos diferentes –como os que pedem impeachment e os que querem intervenção militar– ficarão distanciados, para evitar tumultos. Pelo menos 15 carros de som estarão na via, segundo informações recebidas pela pasta.

    DIA SEGUINTE
    E o secretário Alexandre de Moraes participa na segunda (13) do lançamento do livro "O Conselho Nacional de Justiça e sua Atuação como Órgão do Poder Judiciário", do qual é um dos autores. O evento será no Tribunal de Justiça. Moraes fez parte da primeira composição do CNJ.

    CINEMA DE VERDADE
    A abertura do 20º É Tudo Verdade, festival organizado por Amir Labaki, teve exibição do documentário "Últimas Conversas". O filme começou a ser gravado pelo cineasta Eduardo Coutinho e foi finalizado por João Moreira Salles. Os diretores Eduardo Escorel e Kiko Goifman estiveram no evento, na quinta (9), no Cine Livraria Cultura. As atrizes Maria de Medeiros e Carolina Fauquemont, o cineasta Toni Venturi e a jornalista Fernanda Ratto também passaram por lá.

    FRETE DAS ARTES
    A exposição "O Mundo de Lygia Clark", que leva réplicas das obras da artista a praças e espaços públicos, vai passar por cidades do interior de São Paulo, Rio e Minas no segundo semestre deste ano. O caminhão que abriga a mostra circulou pela primeira vez em 2013, em Portugal.

    MUITO PRAZER
    Com humor afiado e um forte sotaque carioca, Julia Tolezano, 24, viu seu canal no YouTube, o "JoutJout Prazer", saltar de 10 mil para 74 mil seguidores em menos de dois meses.

    *

    Seu vídeo mais visto até agora, com 440 mil visualizações, é o "Não tira o batom vermelho", sobre relacionamentos amorosos problemáticos.

    *

    O esquema é simples: ela e uma câmera. Julia fala de experiências no Tinder, comenta sobre o próprio pé. "É aleatório mesmo", diz.

    PARE E PENSE
    Um exercício que consiste em ficar de pé, relaxar os braços, fechar os olhos e dobrar uma das pernas, sustentando o peso do corpo só com a outra perna, é uma das dicas de "ginástica cerebral" do livro "Saúde para Executivos", recém-lançado pela jornalista Neuza Sanches. O ritual, que deve durar dez segundos e ser repetido com a outra perna, "estimula a memória" e faz "com que o cérebro use novas redes".

    PARE E PENSE 2
    A autora, que é assessora do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, entrevistou mais de cem especialistas em bem-estar e dezenas de executivos.

    PARE E PENSE 3
    Para as refeições, a orientação é evitar líquidos enquanto se come. E o livro joga por terra a velha tese de "tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um plebeu". A regra agora é fazer ao longo do dia várias "refeições de plebeu".

    BALCÃO DA ARTE
    O escritor e colunista da Folha Ferreira Gullar foi ao coquetel de abertura da SP-Arte, na quarta (8). O diretor de teatro Antunes Filho, o fotógrafo Bob Wolfenson e o técnico de futebol Emerson Leão também passaram pela feira de obras de arte no Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera.

    CURTO-CIRCUITO

    A Orquestra Sinfônica Heliópolis se apresenta neste sábado (11), às 21h, na Sala São Paulo.

    O projeto Yoga Escapes promove sessão de ioga no E-Tower. Neste sábado (11) e domingo (12), das 7h às 10h30.

    O artista Tec abre a exposição "Projeto Pipa", neste sábado (11), às 18h, na Choque-Cultural.

    O ¡Venga! Bar de Tapas promove neste sábado (11) festival de paellas, na Vila Madalena.

    Edu Camargo canta neste domingo (12) no estande da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo na feira Reatech.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024