• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 16:01:58 -03
    Mônica Bergamo

    STJ decide sobre guarda de cão em disputa de casal

    23/04/2015 02h00

    A disputa de um casal desfeito em torno da guarda de um cachorro chegou ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). Erika de Souza conseguiu liminar há dois anos na Justiça de SP para que o animal fosse entregue a ela "em 48 horas". O ex recorreu, dizendo que Erika decidira sair de casa, deixando o cão, Mandic, abandonado.

    LONGO CAMINHO
    O ex-marido afirmava que Erika "nunca mais retornou" para visitar o animal e que, "mesmo com esse desleixo", queria o cão de volta. "Esse amor que a agravada diz possuir por Mandic se trata de uma mentira", argumentava. Depois de passar pelo Tribunal de Justiça de SP, o caso chegou a Brasília. O STJ deu razão ao ex-marido.

    BUZINA
    "Não tem cabimento o STJ ficar julgando esse tipo de assunto", diz o ministro Luis Salomão, que relatou o processo no tribunal. O caso, diz, deve servir para mostrar "a urgência" em se aprovar emenda à Constituição prevendo a repercussão geral no STJ. Com ela, os ministros não julgariam repetidamente processos iguais "nem esse tipo de questão singela, que congestiona a corte e dificulta a discussão de temas prementes, que requerem maior cuidado."

    NA COZINHA
    Vencedora da primeira temporada do programa "Masterchef", da Band, Elisa Fernandes, 24, ainda não usa o título de chefe. Ela só vai adotá-lo quando tiver em mãos o diploma do curso que ganhou ao vencer o reality, na escola "Le Cordon Bleu", em Paris.

    *

    Antes de ir para a França, Elisa dá aulas de culinária e grava para seu futuro canal no Youtube. "Fiquei impressionada com tanta gente interagindo comigo nas redes sociais. Não sabia que havia um interesse tão grande pelo assunto."

    TRISTE FIM
    O divórcio entre o Masp e Teixeira Coelho, que por sete anos foi curador do museu, pode acabar nos tribunais. Ele constituiu advogado pra discutir os termos do rompimento de seu contrato, que terminaria só em outubro de 2015.

    TRISTE FIM 2
    Teixeira Coelho afirma que não tem a intenção de processar a instituição. "Há um contexto de conversas e isso [disputa na Justiça] não é inevitável", diz. "Não tenho pressa para resolver [a questão] e imagino que eles [Masp] também não têm."

    DEU A LOUCA NO BEBÊ
    A OCA Filmes produzirá, em 3D, a série "Bebê Maluquinho", adaptação do personagem de Ziraldo para crianças de até quatro anos. Os recursos são do Fundo de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional.

    PELO MUNDO
    O grupo Mawaca fez show, na terça (21), no Sesc Vila Mariana. Participaram da apresentação a cantora e diretora musical do grupo, Magda Pucci, e as cantoras Angélica Leutwiller e Zuzu Leiva. A banda apresentou seu álbum "Inquilinos do Mundo", com músicas de povos nômades e ciganos.

    DIREITA
    O prefeito Fernando Haddad qualificou os movimentos de junho de 2013 de conservadores que culminaram com a eleição de Congresso Nacional de igual perfil no ano passado –segundo ele, o mais conservador desde 1988. As declarações foram feitas no fim de semana, em reunião da Open Society Foundation, do bilionário George Soros, no Rio.

    ESQUERDA
    O ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso fez a abertura do evento. Como Haddad, ele foi convidado como representante da esquerda brasileira para o debate "Um Olhar Crítico das Ambições e Desafios das Esquerdas na América Latina".

    LEI DE TODOS
    A rede Nossas Cidades, que organiza mobilizações sociais em diversos municípios, lança na segunda (27) plataforma que permitirá que cidadãos criem seus próprios projetos de Lei. O site e aplicativo, chamado Legislando, possibilita que qualquer um inicie, edite, apoie e acompanhe projeto colaborativo até sua aprovação final. Vereadores e deputados também terão um canal aberto para adotarem projetos.

    DE GRAÇA
    O cantor Marcelo Jeneci apresentou seu novo álbum, "De Graça", na Galeria Olido, na sexta (17). A cantora Laura Lavieri participou do show, que fez parte da programação do Circuito São Paulo de Cultura. Ariana Santos de Souza esteve na plateia.

    VILA DA GENTE
    Uma vila em Pinheiros se tornou um polo de organizações e redes de mobilização social. O Catarse, que promove crowdfunding, o Avaaz, que realiza petições online, e o Pimp My Carroça, que ajuda catadores, são alguns dos ocupantes do local. "Cada um tem sua estrutura, mas dividimos orçamento e ideias", diz Guilherme Coelho, da Minha Sampa, que também se instalou no local.

    CURTO-CIRCUITO

    Sidney Magal faz show nesta quinta (23) no bar Rey Castro. Às 24h. 18 anos.

    O cinema Caixa Belas Artes tem happy hour no mezanino com drinques feitos pelo barman Fabio La Pietra, do Sub Astor. Nesta quinta (23), a partir das 18h30. 18 anos.

    O hospital Sírio-Libanês fará coquetel nesta quinta (23) para a inauguração das novas torres do prédio. Às 12h.

    A exposição "Decanos" inaugura nesta quinta (23) na Galeria Nikon. Às 19h30.

    O empresário Raul Corrêa da Silva lança hoje o livro "Corinthians que Vi e Vivi – 1967/1979", na Livraria da Vila do shopping JK Iguatemi, às 19h30.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI; colaborou TAÍS HIRATA

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024