• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 17:50:49 -03
    Mônica Bergamo

    Lava Jato pode quebrar 200 empresas, dizem fabricantes de máquinas

    30/04/2015 02h00

    A Abimaq, associação que representa fabricantes de máquinas e equipamentos, está agendando audiência com Aldemir Bendine, presidente da Petrobras, para levar a ele "um dossiê" relatando "o descalabro" no setor. De acordo com Carlos Pastoriza, presidente da entidade, 200 empresas estão prestes a quebrar porque não recebem das empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato.

    O PILOTO SUMIU
    "Máquinas foram vendidas às empreiteiras para obras no setor de óleo e gás. Muitas delas não pagam e sequer conseguimos encontrar alguém para conversar. Ou os donos das empresas estão presos ou os diretores desapareceram, não falam com ninguém", diz Pastoriza.

    DE VOLTA
    A Abimaq estudou promover ação para a retomada das máquinas vendidas.

    *

    Mas o departamento jurídico da entidade avisou que a iniciativa dificilmente daria resultado.

    POLÍTICA À MESA
    O empresário João Doria Jr. promoveu em sua casa um jantar em homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, na terça (28). Estiveram no local o empresário Jorge Gerdau, o advogado Luiz Flávio Borges D'Urso e o diretor-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht. Também participaram do evento o empresário Guilherme Leal, da Natura, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, e a namorada de FHC, Patrícia Kundrát. Além deles, foram à reunião o presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial e colunista da Folha, Pedro Passos, e Viviane Senna, fundadora do Instituto Ayrton Senna.

    SALVA-VIDAS
    O empresário João Doria Jr. fez tantos elogios a Fernando Henrique Cardoso, a quem homenageou num jantar, anteontem [ver fotos acima], que o ex-presidente disse depois que quase caiu na piscina da casa. "Eu cambaleei, quase morro afogado."

    LADO A LADO
    Ao lado de FHC no jantar sentaram-se o empreiteiro Marcelo Odebrecht, Rubens Ometto, da Cosan, e Jorge Gerdau, do grupo Gerdau, além de Doria e o governador Geraldo Alckmin.

    LIÇÃO DE CASA
    "Vivemos um momento de desesperança no Brasil e isso não pode ocorrer. Não podemos conviver com falta de esperança e tristeza", afirmou FHC em discurso que surpreendeu a plateia ao poupar o governo Dilma Rousseff de críticas mais ácidas. "Tecnicamente sabemos o que é preciso fazer, e está sendo feito", chegou a dizer.

    VOO CEGO
    "Eu continuo confiante. Com todas as dificuldades, nós já fizemos muitas coisas no Brasil. Temos que fazer esse balanço. Quando assumi o Ministério da Fazenda [em 1993], o caos era geral. Não sabíamos quem devia para quem. Como funcionava a Petrobras? Ninguém sabia", seguiu FHC.

    LINHA RETA
    Ao finalizar o discurso, ele ressaltou que o mais importante, no tal balanço, é o fato de que hoje "há gente que vai para a rua dizer o que pensa sem medo. Isso não é pouco. Vamos fazer o que for necessário, dentro da democracia". Parte do PSDB tem defendido o impeachment de Dilma. FHC tem se posicionado contra.

    FALANDO SOZINHA
    Antes mesmo de estrear em São Paulo, a atriz Heloisa Périssé, 44, planeja transformar seu primeiro monólogo, "E Foram Quase Felizes Para Sempre", em filme. O roteiro está sendo escrito em parceria com seu marido, Mauro Farias, e o roteirista José Carvalho.

    *

    "As mulheres participam, pulam na cadeira, os casais se apontam. É quase um espetáculo interativo", conta a atriz, que já levou a peça a mais de dez cidades do país.

    *

    Ela se diz ansiosa pela estreia em SP, que será nesta sexta (1°), no Teatro J. Safra. "É o público mais exigente do Brasil, você tem que chegar chegando."

    BEM VIVIDOS
    A Academia Brasileira de Letras abre nesta quinta (30) uma exposição com 400 imagens sobre a vida do escritor e jornalista Arnaldo Niskier, que está completando 80 anos. Entre retratos do imortal com personalidades como o presidente Juscelino Kubitschek e o diplomata americano Henry Kissinger, a mostra destaca uma foto com Zagalo. Niskier foi amigo de infância do técnico, e fala num depoimento sobre a época em que os dois jogavam bola juntos.

    PORTA ABERTA
    A produção do filme "Contrato Vitalício", do grupo Porta do Fundos, foi autorizada a captar cerca de R$ 7,5 milhões para a produção do longa, que começa a ser filmado no segundo semestre deste ano e terá distribuição da Downtown Filmes.

    CURTO-CIRCUITO

    O Itaú Cultural e a Sociedade Cultural lançam nesta quinta (30) site com acervo sobre o cenógrafo Flávio Império.

    Indio da Costa dá palestra no Mackenzie sobre história da arquitetura. Nesta quinta (30), às 12h.

    O projeto "Quinta em Cena" apresenta nesta quinta (30) textos de Caco Galhardo, Bruno Bandido e Mário Bortolotto. Às 21h30, no teatro Cemitério de Automóveis. 14 anos.

    As bandas The Go Getters e The Jets vem pela primeira vez ao Brasil para o Rockerama Festival, que começa nesta sexta (1°) e vai até sábado. No Clube Ipê, às 18h.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI; colaborou TAÍS HIRATA

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024