• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 10:38:04 -03
    Mônica Bergamo

    Torcida organizada do Corinthians é condenada por homofobia

    07/05/2015 02h00

    Uma das torcidas organizadas do Corinthians foi condenada por homofobia. A Fiel Torcida Jovem Camisa 12 terá que pagar multa de R$ 20 mil por manifestações envolvendo Emerson Sheik, jogador do alvinegro. Em 2013, ele postou uma foto nas redes sociais dando selinho em um amigo.

    NA FAIXA
    Torcedores ergueram faixas num treino com frases como "veado não aceitamos". O presidente da Camisa 12 exigiu que Sheik se desculpasse. "Pode ser até opção dele, mas estamos sempre tirando sarro dos bambis [referindo-se a torcedores do São Paulo]. Aqui não vai ficar beijando homem."

    OUTRA PÁGINA
    A Camisa 12 nega a prática de ato discriminatório. Diz, na defesa, que as manifestações foram contra o fato de o jogador, ao ser substituído num jogo, ter "desrespeitado companheiros de clube, o técnico e a torcida". O processo administrativo foi movido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de SP. Ainda cabe recurso.

    DE PORTAS ABERTAS
    As atrizes Mel Lisboa e Marisa Orth foram ao show "Atento aos Sinais" do cantor Ney Matogrosso, na terça (5), na inauguração do teatro Porto Seguro. Também assistiram à apresentação os atores Caco Ciocler, Daniel Dantas e Leonardo Miggiorin.

    EM CASA
    O apresentador Datena, da TV Bandeirantes, saiu recentemente de uma conversa com Lula convencido de que o petista não concorrerá à Presidência em 2018. "Eu perguntei. Pelo que senti, ele não é candidato." Datena diz que comentou: "O que Parreira e Felipão, já campeões mundiais, ganharam voltando à seleção? Nada." Segundo ele, Lula "concordou".

    EM CASA 2
    O encontro ocorreu alguns dias depois de Datena ter se reunido por duas horas com Geraldo Alckmin (PSDB-SP) no Palácio dos Bandeirantes. Segundo o apresentador, a maior parte da conversa girou em torno do filho de Alckmin, Thomaz, que morreu há um mês. O tucano disse a ele que "ninguém merece perder um filho". Sobre política, o governador afirmou que o país precisa de "novas lideranças".

    GENIAL
    Datena diz que acha importante conversar com lideranças políticas. E diz que gostaria de se encontrar com Fernando Henrique Cardoso. "Eu acho ele um gênio."

    CENTENÁRIO
    Os empresários Luiz Nascimento, da Camargo Corrêa, e Roberto Baumgart, do grupo Baumgart, foram à festa de comemoração de cem anos do banco Citi no Brasil, na segunda (4). Também estiveram no evento, na
    Casa Fasano, o CEO global do Citi, Mike Corbat, e o presidente do Citi Brasil, Helio
    Lima Magalhães.

    HISTÓRIA DE CINEMA
    O cine Caixa Belas Artes vai trazer Oja Kodar, viúva de Orson Welles, para celebrar o centenário do cineasta americano.

    *

    A atriz e roteirista vai participar de um debate com o público e de uma mostra com sete filmes restaurados, como "Cidadão Kane" e "Dama de Xangai". As exibições começam a partir do dia 22 deste mês.

    À BRASILEIRA
    A ex-atriz pornô Cicciolina, hoje com 63 anos, quer vir para o Brasil participar de um reality show. "Tínhamos pensado em algum programa para encontrar um marido, já que ela afirma estar à procura do amor verdadeiro", diz a editora Alice Galeffi, da revista "Nin - Naked for No Reason", que tenta viabilizar a viagem.

    *

    A dificuldade, segundo Alice, é encontrar quem pague o alto cachê da italiana. Ela cobra 20 mil euros.

    EM PORTUGUÊS
    Ivam Cabral, do grupo teatral Os Satyros, se uniu a outros três dramaturgos de Angola, Cabo Verde e Portugal para criar uma peça feita a oito mãos por autores lusófonos. "Quotidiamo" foi feita para uma companhia de teatro de Cabo Verde, e um livro com o texto será publicado nesta semana no país africano. "Eu que tive que adaptar minha escrita. Eles têm uma certa unidade, nós brasileiros é que destoamos um pouco", diz Ivam, que viaja nesta quinta (7) para o continente para o lançamento da obra.

    FELIZES PARA SEMPRE
    Os atores Cláudio Jaborandy e Paula Cohen foram à estreia do monólogo "E Foram Quase Felizes Para Sempre", de Heloisa Périssé, na sexta (1°). Também compareceu Maurício Machado, ator e curador do Teatro J. Safra, que recebe o espetáculo.

    CURTO-CIRCUITO

    Tiago Leifert comanda talk show de lançamento do McDia Feliz. Nesta quinta (7), às 18h30, no bufê La Luna.

    Os advogados Fábio de Sá Cesnik e José Carlos Magalhães Teixeira Filho lançam nesta quinta (7) a "Revista de Mídia e Entretenimento". Às 19h, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

    A rede de blogs TopMothers promove nesta sexta (8) o evento Haus TopMothers e lança coleção de e-books sobre maternidade. Das 14h às 17h, no Hilton Morumbi.

    Amir Labaki abre nesta quinta (7) a itinerância do festival É Tudo Verdade, em Santos. Às 19h30, no Cine Roxy 5.

    A Associação do Sanatório Sírio faz bazar beneficente pelas crianças cardiopatas do HCor. Nesta quinta (7), às 12h30, no Clube Atlético Monte Líbano.

    A biblioteca Mário de Andrade abre nesta quinta (7) para o público a exposição Bestiaire Fabuleux. Às 19h. Grátis.

    A cantora Lia Paris lança seu primeiro CD nesta quinta (7) no Tom Jazz. Às 21h. 14 anos.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024