• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 15:31:10 -03
    Mônica Bergamo

    Construtoras ameaçam atrasar obras olímpicas por demora em pagamentos

    26/05/2015 02h00

    Empreiteiras responsáveis por obras da Olimpíada de 2016 ameaçam diminuir o ritmo das construções de pelo menos duas delas: o Parque Olímpico e a Vila dos Atletas.

    NO COFRE
    As empresas reclamam da CEF (Caixa Econômica Federal), que não estaria liberando recursos de financiamentos prometidos para a conclusão das obras. O banco não se manifestou até a conclusão desta edição.

    VELOCÍMETRO
    A Vila dos Atletas está sendo feita pela Carvalho Hosken e pela Odebrecht. Terá mais de 3.000 apartamentos. A ideia era que eles fossem vendidos para pessoas que só os receberiam depois da Olimpíada -no evento, seriam ocupados por esportistas. O problema é que cerca de 200 teriam sido comercializados até agora. Sem caixa, as empresas não poderiam seguir a obra no mesmo ritmo sem o financiamento da CEF.

    EM DIA
    A CEF diz que a Vila dos Atletas é empreendimento privado e que a instituição vem cumprindo "rigorosamente" o contrato, liberando recursos "sem um único dia de atraso sequer". Em relação ao Parque Olímpico, afirma que o financiamento está aprovado e que a empresa que toca a obra receberá o dinheiro "assim que cumprir as obrigações necessárias".

    EM QUEDA
    O Ministério da Saúde divulga nesta terça (26) novo boletim da dengue. Até o dia 9 foram registrados 845.900 casos no país. Mas o pico da doença passou: as ocorrências caíram de 337.700 em março para 246.600 em abril.

    NOVES FORA
    A pré-estreia de "Nine - Um Musical Felliniano" reuniu convidados como o maquiador e apresentador Fernando Torquatto e os atores Pedro Bosnich e Thaís Pacholek, na sexta (22). O elenco do espetáculo, em cartaz no Teatro Porto Seguro, conta com as atrizes Malu Rodrigues, Beatriz Segall, Carol Castro, Leticia Birkheuer, Totia Meireles e Myra Ruiz. Dirigida por Charles Möeller e Claudio Botelho, a montagem tem figurinos assinados pelo estilista Lino Villaventura, que também estava na plateia.

    CONTAS
    Uma investigação do governo do Maranhão encontrou situações suspeitas como a de uma empresa dispensada de pagar ICMS por tempo indeterminado. A isenção total de um tributo não está prevista no programa de incentivo do Estado. Os casos estão sendo levados à Receita Federal.

    CABO DE FORÇA
    A Defensoria Pública de SP também vai entrar como "amicus curiae", ou parte interessada, em ação no STF (Supremo Tribunal Federal) que pode, no futuro, retirar a autonomia das defensorias no país. A iniciativa é uma reação ao procurador-geral do Estado, Elival da Silva Ramos. Ele também pediu para ser ouvido no processo.

    CABO DE FORÇA 2
    A defensoria paulista considera a iniciativa de Ramos "inoportuna" e aponta "fragilidade nos argumentos" da ADI (ação direta de inconstitucionalidade), apresentada por Dilma Rousseff. A presidente tenta derrubar a autonomia da Defensoria Pública da União e do Distrito Federal.

    FORMALIDADES
    A assessoria do procurador, que foi criticado também por colegas da PGE, diz que ele só faz "questionamento" no "âmbito formal", ou em como a lei da autonomia surgiu e foi aprovada.

    ELIS ENTRE AMIGOS
    Músicos que tiveram composições imortalizadas na voz de Elis Regina fizeram um show em homenagem aos 70 anos da cantora no domingo (24), no Anhembi. Subiram ao palco João Bosco, de "O Bêbado e a Equilibrista", Fagner, que escreveu "Mucuripe", Gilberto Gil, autor de "Se Eu Quiser Falar com Deus", e Ivan Lins, que assina "Madalena". A apresentação ficou a cargo de João Marcelo Bôscoli, filho de Elis.

    SESSÃO COMPLETA
    Após duas edições reduzidas, a versão paulista do Anima Mundi terá neste ano as mesmas atrações apresentadas antes no Rio.

    *

    A organização do festival anual de animação, o segundo maior do mundo, fechou com a Cinemateca Brasileira para levar ao local a mostra de 450 filmes de 40 países, entre 17 e 22 de julho. E também as oficinas gratuitas e palestras de convidados internacionais.

    DANÇA TROPICAL
    O cineasta Neville D'Almeida será diretor artístico e de multimídia do musical "Tropicália", que foi autorizado pelo Ministério da Cultura a captar R$ 2,1 milhões.

    *

    O espetáculo trata dos principais temas do movimento e vai ter direção geral de Denise Telles-Hofstra.

    CURTO-CIRCUITO
    Marisa Orth estreia "Romance Volume 3 - Agora Vai" para convidados, nesta terça (26), no Teatro Porto Seguro.

    O filósofo americano Micah White participa nesta terça (26) do lançamento da agência Gume, no Allianz Park.

    O Red Bull Station promove conversa sobre design e mobilidade, nesta terça (26), às 20h.

    Camila Carneiro Johnson lança showroom da Florense D&D, Lar Center e Rebouças, nesta terça (26), às 19h.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024