• Colunistas

    Monday, 13-May-2024 20:52:15 -03
    Mônica Bergamo

    Organização da Olímpiada usa projeto de ajuste fiscal para tentar isenção

    18/06/2015 02h00

    Sem uma lei especial para a Olimpíada de 2016 no Brasil, os organizadores tentam aprovar matérias de seus interesses de carona com outras iniciativas legislativas. Eles conseguiram colocar no meio de propostas do ajuste fiscal, por exemplo, regras que preveem a isenção de impostos para a importação de equipamentos esportivos que serão usados no evento.

    JOGO 2
    A proposta que elimina o imposto foi inserida no projeto que prevê o fim da desoneração da folha de pagamentos em diversos setores.

    SAMBA, SUOR
    Já a Ambev, que patrocina os jogos, diz que está "tentando aprovar lei que permite bebidas em arenas esportivas", segundo Alexandre Médicis, diretor da empresa. Ele participou de jantar em torno do prefeito Eduardo Paes, do Rio, há alguns dias, em São Paulo. Paes não sabia que as bebidas alcoólicas poderiam ser proibidas.

    JOVEM AINDA
    A apresentadora Ticiane Pinheiro comemorou seu aniversário de 39 anos na terça (16), no Morumbi. Ela estava com a filha, Rafinha, e o namorado, o jornalista César Tralli. Os apresentadores Ana Hickmann e Cesar Filho, colegas dela na Record, o piloto Rubens Barrichello e a mãe da aniversariante, Helô Pinheiro, passaram por lá.

    ATRÁS DO PALCO
    O secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki, espera concluir nesta quinta (18) com a Polícia Militar o plano de segurança da Virada Cultural. "Numa cidade deste tamanho, por mais que a gente se prepare, alguma coisa sempre pode acontecer, independentemente da nossa vontade. Mas estou confiante de que vá tudo bem", diz ele.

    ATRÁS DO PALCO 2
    E a secretaria trabalhava na quarta (17) nos detalhes finais da programação. A participação do Monobloco foi uma das últimas a serem fechadas. Os cariocas farão a abertura do palco Júlio Prestes, às 18h deste sábado (20). A produção também tentava negociar com representantes de Margareth Menezes. A cantora chegou a ser anunciada, mas depois negou a participação.

    ARTE DE RUA
    Pichador desde 1996, Caligrapixo, 34, diz que ter trabalhos em galerias de arte não diminui o respeito dos colegas da rua. "O que faço na galeria não é pichação, é um trabalho paralelo. É apenas baseado nela. Pichação é na rua", diz ele, que é conhecido como Kamikaze fora do meio artístico. Nascido Marcos Pereira da Silva, ele expõe desde 2011 e abre sua primeira mostra individual nesta quinta (18), na galeria Luis Maluf, nos Jardins. "Desenvolvi quatro tipografias", diz o artista, que pintou paredes, chão e teto do espaço.

    OLHO VIVO
    Câmeras para vigiar o Cemitério da Consolação durante a noite podem ser a alternativa do local caso o prefeito Fernando Haddad aprove a lei que proíbe uso de cães para segurança. Atualmente a necrópole tem pastores alemães fazendo a vigilância durante a madrugada. A GCM (Guarda Civil Municipal) já entregou um relatório ao Serviço Funerário sobre os pontos onde as câmeras seriam necessárias.

    BELÍSSIMA
    Sophia Loren virá a São Paulo em setembro para participar da mostra de cinema italiano Bellíssima. O evento, em sua primeira edição, terá uma retrospectiva da carreira da atriz, com dez filmes e 80 fotos, no teatro da Faap. A italiana ficará hospedada no hotel Unique, nos Jardins. Os organizadores tiveram autorização para captar R$ 1,2 milhão via Lei Rouanet.

    LEMBRANÇA
    Marcela Bastos, filha do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, e Leonor, mulher dele, foram recebidas na terça (16) em jantar oferecido a elas por Michel Temer em Brasília. Bastos, morto em 2014, foi homenageado. Entre os convidados estavam os ministros Ricardo Lewandowski, que preside o STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, também do STF, Luis Salomão, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), e José Eduardo Cardozo, da Justiça.

    COISINHAS DO PAI
    O selo Musickeria lançará um sambabook, com DVD, CD e Blu-ray, de Jorge Aragão. Cada ano os produtos homenageiam um nome do samba, como Ivone Lara, João Nogueira, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila.

    LANCE INICIAL
    O presidente da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), José Henrique Rolim, e os empresários Fabien Mendez e Rodrigo Borges estiveram em leilão na terça (16) na Galeria Pintura Brasileira, com curadoria de Marcelo Barbosa. O advogado Marco Aurélio Carvalho, coordenador jurídico do PT, também participou do evento beneficente, no Jardim Europa.

    CURTO-CIRCUITO

    Daniela Arbex autografa "Cova 312", nesta quinta (18), a partir das 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

    A galeria Almeida e Dale inaugura nesta quinta (18) mostra com obras de Portinari, às 19h.

    O artista Marcello Nitsche abre a exposição "Lig Des" nesta quinta (18) no Sesc Pompeia.

    O Hospital de Câncer de Barretos será beneficiado com venda de quadros de Valdir Cruz expostos no ambiente da designer Marina Linhares. Nesta quinta (18), na Casa Cor.

    O escritório de design Quadradão fará o projeto de sinalização do novo museu do Instituto Moreira Salles, na avenida Paulista.

    Célia Alves lança o livro "O Que Vou Dizer em Casa?", nesta quinta (18), às 18h30, na Livraria da Vila da Fradique.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024