• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 08:36:06 -03
    Mônica Bergamo

    OAB quer impedir Sergio Moro de usar documentos jurídicos da Odebrecht

    22/06/2015 02h00

    A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de SP quer impedir o juiz Sergio Moro de usar documentos apreendidos no departamento jurídico da empreiteira Odebrecht. A entidade acredita que nem mesmo aqueles que ajudem a provar a eventual culpa dos acusados podem ser incluídos nos autos.

    SINAL VERDE
    Na sexta-feira, a OAB foi acionada por advogados da Odebrecht porque a Polícia Federal queria apreender documentos nas salas do departamento jurídico. Pela lei, o sigilo do trabalho dos advogados é inviolável e eles só podem ser objeto de busca e apreensão se acusados diretamente de ilícitos. A entidade chegou a peticionar contra a operação. Mas o juiz Sergio Moro entendeu que não havia ilegalidade e deu sinal verde à polícia.

    FORA DOS AUTOS
    "Houve, sim, uma violação [do sigilo dos advogados]", diz Airton Martins da Costa, da comissão de direitos e prerrogativas da OAB-SP, que acompanhou a busca. "O juiz não deveria permitir a entrada no escritório jurídico da empresa já que não havia nos autos indicação de ato ilícito cometido por advogado."

    UM ENCONTRO
    A família Odebrecht não é bem relacionada apenas no universo político brasileiro. Ministro do governo Lula lembra que, numa viagem à Venezuela em que o então presidente Lula era homenageado, Hugo Chávez se levantou para discursar. E pediu, primeiro, um brinde a Emílio Odebrecht, pai de Marcelo Odebrecht, preso na semana passada. A empreiteira tem obras no país.

    ROUPA NOVA, ROSTO NOVO
    Novo figurinista residente do Theatro Municipal de São Paulo, o estilista Lorenzo Merlino, 43, enfrentou um grande imprevisto logo no seu primeiro mês na instituição, em abril. Ele teve que criar, confeccionar e entregar todos os vestuários da ópera "Eugene Onegin" em 40 dias, pois o responsável pelo trabalho precisou sair de última hora.

    *

    Assinar as roupas não é encargo do figurinista residente, que costuma só supervisionar o trabalho. "O prazo era curtíssimo. Foi um grande desafio", diz Lorenzo, que tem sua própria marca, mas não faz mais desfiles. "Quis entrar em um universo diferente."

    NA QUEBRADA
    A CPI da Câmara dos Deputados que investiga a violência contra jovens negros e pobres vai visitar bairros em SP onde aconteceram crimes de repercussão. Os parlamentares irão a regiões como Jardim São Luís, onde dois menores foram mortos em março, e Campo Limpo, onde o DJ Lah morreu em 2013.

    NA QUEBRADA 2
    A comitiva também está agendando conversa com o governador Geraldo Alckmin, de SP. Quer mostrar apoio à proposta dele que aumenta o tempo de internação de jovens infratores que cometem crimes graves sem mexer na maioridade penal.

    QUANDO NITSCHE PINTOU
    O artista plástico Marcello Nitsche recebeu convidados na abertura da exposição "Lig Des", no Sesc Pompeia. O arquiteto Pedro Nistche, sua filha, Lis, e o diretor-geral do Sesc, Danilo de Miranda, estiveram no local, na quinta (18). O pintor Sergio Fingermann e o fotógrafo Fernando Lemos foram alguns dos visitantes.

    RESGATE
    O dramaturgo Ivam Cabral, da companhia "Os Satyros", teve problemas com a polícia ao entrar em uma casa em Paralheiros, na zona sul, para soltar três cachorros que estavam presos sozinhos há dias. "Sempre que passava ouvia os bichos chorando. Estavam sem água nem comida", diz ele.

    DA JANELA
    A confusão foi resolvida quando Ivam concordou em comprar nova janela para os donos, que estavam de mudança e chamaram a PM quando voltaram ao local. Os cães vão ficar com uma vizinha.

    PROVA DE VIDA
    A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais trará o lutador de boxe Dewey Bozella, que ficou 26 anos preso inocentemente nos EUA, para uma palestra no Brasil. O americano foi condenado com base em delação premiada, sem provas materiais. A visita faz parte de uma campanha da entidade que quer a votação do projeto que separa a perícia técnica das polícias. A ideia é mostrar a importância da perícia na prova de crimes.

    POESIA VISUAL
    O marqueteiro Nelson Biondi, a empreendedora cultural Yael Stainer e o artista plástico Antônio Peticov foram à inauguração da exposição "Portinari e a Poética da Modernidade Brasileira", na quinta (18). A relações-públicas Isabel Silva Telles e o colecionador Orandi Omesso também estiveram na mostra, na galeria Almeida e Dale.

    *

    CURTO-CIRCUITO

    O livro "À Mesa com o Valor -50 Personalidades" será lançado nesta segunda (22), às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional

    SFCB Advogados e Amaral Salles, Hansen e Ashcar Advogados celebram sua união nesta segunda (22), nos Jardins.

    A ONG Operação Sorriso do Brasil faz festa junina beneficente, nesta segunda (22), a partir das 15h, no Espaço Formigueiro

    J.R. Duran dá curso online gratuito sobre como fotografar nu. A partir desta segunda (22), no site eduK.

    O livro "Minas Gerais - Fazendas e Sabores do Leite", de Clesio Barbosa e Patricia Soutto Mayor, venceu o Gourmand Awards na categoria cheese-milk.

    O Higienópolis Hotel inaugura em agosto o Espaço Elvira Tul Viana.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024