• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 20:44:29 -03
    Mônica Bergamo

    Prisão de Odebrecht dá novo impulso a conversas sobre impeachment

    25/06/2015 02h00

    A prisão do empreiteiro Marcelo Odebrecht e as más notícias na área econômica deram impulso às conversas sobre um eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff, ou de alternativas que no mínimo diminuam seu poder. Antes restritas à oposição, e adormecidas nos dois últimos meses, elas agora correm soltas entre parlamentares, ministros e lideranças do PMDB.

    VOCÊ AMANHÃ
    A prisão de Odebrecht, financiador de campanhas de praticamente todos os partidos e amigo pessoal de diversos políticos, seria um sinal de que Dilma perdeu de vez o que peemedebistas chamam de "controle" da situação: se o empreiteiro foi preso, com argumentos considerados "frágeis", qualquer um no país pode ser detido também, e a qualquer momento. Boa parte dos líderes do partido está sob investigação.

    ALTA COSTURA
    A casa de Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, virou um dos centros de reunião dos que passaram a defender, depois da prisão de Odebrecht, uma "saída" para a situação, que definem como "grave". As ideias discutidas, no entanto, são consideradas complexas e de difícil viabilização.

    RANKING
    O impeachment, por exemplo, não agrada ao presidente do Senado. Ele está em rota de colisão com o vice-presidente Michel Temer, que substituiria Dilma. Outra alternativa ventilada seria a implantação do parlamentarismo no país, sem que Dilma perdesse o mandato, mas, sim, o poder. E uma terceira, a saída da presidente e do vice, com a convocação de eleições, é considerada a mais traumática de todas.

    MINHA CASA
    A Odebrecht manteve o evento de vendas de apartamentos que estava marcado para ocorrer na sede da empreiteira no sábado (20), onde um dia antes a Polícia Federal realizou operação de busca e apreensão. O resultado surpreendeu dirigentes da empresa, que esperavam um fracasso: mesmo com o escândalo e a crise, foram vendidos 200 apartamentos.

    COXIA BOA
    Leonardo Miggiorin, Mariana Rios e Marcelo Serrado encaram oito horas em ensaios quase diários do musical "Memórias de um Gigolô", que estreia no próximo dia 10 no Teatro Procópio Ferreira. Miguel Falabella, o diretor, é "muito exigente, mas muito divertido", segundo Miggiorin, uma das pontas do triângulo amoroso da história, que se passa na década de 1920. "Trabalhar com ele é uma farra, mas uma farra organizada", diz o ator. Nos intervalos, os colegas se divertem. "É uma coxia boa." Baseado na obra de Marcos Rey, o espetáculo fica dois meses em SP, segue para o Rio e depois para outras capitais. Com o texto nacional, diz Miggiorin, serão "resgatados elementos do musical brasileiro".

    ITALIANADA
    Depois da atriz italiana Sophia Loren, que virá a SP em setembro para a mostra de filmes Bellíssima, os diretores Bernardo Bertolucci e Marco Bellocchio confirmaram presença no 11º Festival de Cinema Italiano no Brasil, em novembro. Eles serão recebidos com festa no Auditório Ibirapuera, na abertura do evento, e terão longas exibidos na programação.

    INDEPENDENTES
    Arnaldo Antunes lançou o livro "Agora Aqui Ninguém Precisa de Si", na terça (23). O filho do cantor e escritor, o ator Brás Antunes, o poeta Augusto de Campos, o músico Péricles Cavalcanti e o curador do evento, Daniel Rangel, estiveram na noite de autógrafos, no Cine Joia. A artista plástica Marcia Xavier, mulher de Arnaldo, fez projeções no local, que também teve a presença dos editores Otavio Costa e Sofia Mariutti.

    TUDO LÁ
    O acervo do músico João Donato será digitalizado. Partituras, fotografias e outros materiais, como "os números de telefone de Maria Bethânia e João Gilberto escritos em forma de música", vão ser preservados e catalogados. "Há poucos meses, por exemplo, encontramos um caderno com mais de 20 músicas manuscritas inéditas", diz Ivone Belem, que está à frente da ação.

    TUDO LÁ 2
    A iniciativa é o pontapé inicial do projeto Discoteca Brasileira, idealizado pelo pesquisador e especialista em arquivos Marcelo Fróes. O objetivo "é ter à disposição das próximas gerações um exemplar físico de cada disco de música brasileira, e seus respectivos arquivos de áudio digitalizados".

    SEGUNDA VEZ
    Sarah Oliveira está grávida do segundo filho com o marido, Thiago Lopes. Na vinheta de fim de ano do canal GNT, ela chegou a dizer que desejava um filho para 2015. Ela também emplacou a segunda temporada de seu programa "Calada Noite", que reestreia em agosto.

    VERSÃO BRASILEIRA
    O cantor Michel Teló adaptou para o português a música-tema da animação "Minions", que teve pré-estreia no sábado (20), no Cinemark do shopping Eldorado. A atriz Thais Fersoza, mulher do músico, e o muralista Eduardo Kobra assistiram ao filme.

    *

    CURTO-CIRCUITO

    O Masp abre nesta quinta (25) para convidados a exposição "Arte da Itália", às 19h30.

    Andrea Kurbhi e Roberta Nahas lançam coleção da Spezzato, nesta quinta (25), no Fasano.

    Washington Cinel autografa "Empreendendo para Servir", nesta quinta (25), às 19h30, no Instituto Tomie Ohtake.

    Sérgio Reis canta nesta quinta (25) no Sesc Pompeia, às 18h.

    A empresária Heloisa Aidar dá aula nesta quinta (25) no curso O Ecossistema da Música - Singles, no Espaço Cult.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024