• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 23:06:24 -03
    Mônica Bergamo

    O juiz não atua, não canta e não dança, diz ator vetado em peça de Falabella

    15/07/2015 02h00

    Uma aglomeração se forma em frente ao Teatro Procópio Ferreira na noite de segunda (13). É a fila de entrada para uma apresentação para convidados do musical "Memórias de um Gigolô", dirigido por Miguel Falabella. Enquanto os atores do elenco se preparam no camarim, um deles, o menino Matheus Braga, 13, está do lado de fora.

    *

    Na tarde daquele mesmo dia, ele recebeu a decisão final da Justiça, que manteve o veto à sua participação no espetáculo. Na semana passada, o juiz Flavio Bretas Soares, da Infância e Juventude do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, proibiu que ele pisasse no palco.

    *

    "O juiz disse que algumas coisas da peça podiam afetar minha cabeça, mas não tem nada a ver. Ele não atua, não canta e não dança. Como vai saber como é?", dizia o garoto, que faz teatro, segundo sua mãe, desde os três anos e meio de idade.

    *

    Uma das "coisas" a que ele se refere é o uso da palavra "masturbação" em uma das cenas do musical. "Vê se pode? Só uma palavra, dita num contexto de comédia, vai afetar a formação dele? Não faz sentido", completava Priscila Braga, mãe de Matheus.

    *

    De acordo com ela, em nenhum momento o magistrado consultou a sua opinião nem a de Falabella, que "acompanhou todo o processo". Antes do início da sessão, o diretor fez um discurso de protesto contra a decisão. "O senhor [juiz] ganha uma patética e tristonha citação na história do teatro brasileiro", disse.

    O ator Eduardo Bodstein, que é assistente de direção em "A Volta pra Casa" –espetáculo com Regina Duarte que tem a participação de Matheus– diz que o garoto é um dos atores preferidos da atriz e que ela e o restante do elenco da peça estão protestando. "Isso é censura", afirma.

    *

    Tanto Matheus quanto sua mãe ainda esperam que ele possa participar da turnê do espetáculo em outros Estados. "Estou meio triste, mas os outros atores disseram que isso pode trazer coisas melhores no futuro", diz o garoto, que se prepara para lançar um disco e um filme até o fim deste ano.

    -

    Leia aqui a coluna na íntegra.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024