• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 14:54:08 -03
    Mônica Bergamo

    Fernando Baiano sofre ameaças para não fazer acordo de delação premiada

    18/07/2015 02h00

    A PGR (Procuradoria-Geral da República) trabalha com a informação de que Fernando Soares, o Fernando Baiano, apontado como operador de propinas para setores do PMDB no escândalo da Petrobras, sofreu ameaças para não fazer acordo de delação premiada. Ele teria recebido recados do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para se manter calado.

    AO CONTRÁRIO
    O advogado Nélio Machado, que representa Fernando Baiano, diz que a informação não tem "absolutamente a menor procedência". E que ele próprio tem orientado o cliente a "se manter vertical" e não aderir a acordo de colaboração. "A pressão que ele recebe é na cadeia [para fazer delação]", diz Machado.

    TUDO MENTIRA
    O advogado de Eduardo Cunha não foi localizado até a conclusão da coluna. O presidente da Câmara, diante de acusações semelhantes, já disse que não comenta "leviandades".

    A CÉU ABERTO
    Outros dois delatores que acusam Eduardo Cunha de receber propina por meio de Fernando Baiano –o doleiro Alberto Youssef e o empresário Julio Camargo– já declararam à Justiça temer represálias do presidente da Câmara. Youssef chegou a afirmar ao juiz Sergio Moro que um "pau mandado" de Cunha tem feito ameaças à família dele.

    TOLERÂNCIA ZERO
    A tentativa de ocultar provas ou coagir testemunhas é uma das razões previstas em lei para a decretação de prisão preventiva de um investigado. Segundo um ministro do Supremo Tribunal Federal que se diz "impressionado" com as declarações dos delatores de que sofrem ameaças, a corte tem sido implacável em casos assim.

    PORTA FECHADA
    A procuradoria-geral, no entanto, dificilmente fará pedido semelhante ao STF. Uma das razões é que, ainda que as supostas ameaças pudessem ser provadas e que a corte, numa atitude extrema, admitisse a prisão de Eduardo Cunha, ela só seria efetivada se autorizada pela Câmara dos Deputados –onde o peemedebista mantém ainda grande influência.

    LONGE DO FOGO
    Os procuradores seguem discutindo, no entanto, a hipótese de pedir o afastamento de Cunha da presidência da Câmara, como antecipou a coluna. A alegação seria a de que, no cargo, ele tem poder para tentar atrapalhar as investigações. A decisão só não foi ainda tomada porque há o temor de que o STF negue o pedido.

    HORA DO DIÁLOGO
    Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) manifestou a interlocutores extrema preocupação com os rumos da atual crise política.

    FOTO DESENHADA
    O músico Junior Lima recebeu convidados em sua primeira exposição de fotos, na quinta (16), na Luis Maluf Art Gallery. Sandy, irmã do anfitrião, e Noely e Xororó, pais de Junior, estiveram no local. O curador da mostra, Francisco Rosa, e o grafiteiro Dalata, que também fez intervenções nas obras, foram à abertura.

    TODAS AS PRECES
    O padre Juarez de Castro lançou seu livro "Ensina-me a Rezar", na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O diretor da Rede Vida, João Monteiro de Barros Neto, e o diretor comercial do canal, Luiz Pinesi, foram ao evento, na quarta (15). Também passaram por lá o escritor William Sanches e a apresentadora Mamma Bruschetta.

    *

    CURTO-CIRCUITO

    A Spcine promove a partir deste sábado (18) encontros entre agentes franceses e brasileiros da área de animação, no Centro Cultural São Paulo.

    Inimigos da HP e Bangalafumenga se apresentam neste sábado (18) na festa Farofada, no Clube Pinheiros. 18 anos.

    A cerveja Parlapatões Appia será lançada neste sábado (18), às 20h, na praça Roosevelt.

    O consultor de luxo Airys Kury ministra curso sobre o setor neste sábado (18) na Casa Semio.

    A peça "Ondas Curtas" estreia neste domingo (19), às 19h, no Teatro Cemitério de Automóveis. 12 anos. Até 9/8.

    A Tucca faz campanha em seu site para comprar 1.200 cobertores para famílias de crianças atendidas no Hospital Santa Marcelina.

    Marco Vinício Petrelluzzi, cofundador do Movimento do Ministério Público Democrático, será homenageado por colegas na segunda (20), às 19h30, no bar Genial, na Vila Madalena.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024