• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 15:31:50 -03
    Mônica Bergamo

    Jovens grávidas com HIV em São Paulo só descobrem o vírus no pré-natal

    25/07/2015 02h00

    Entre as jovens com HIV de 12 a 19 anos que ficam grávidas no Estado de São Paulo, 43% recebem só durante o pré-natal o diagnóstico do vírus, segundo pesquisa da secretaria estadual de Saúde. Outras 44% se tornam gestantes já sabendo que têm Aids.

    RISCO PRECOCE 2
    O levantamento foi feito com 1.615 garotas diagnosticadas com a doença entre 1999 e 2014. Elas representam 8% do total de mães com HIV notificadas no período. Entre as jovens, 7% relataram que não fizeram a profilaxia antirretroviral recomendada pelos médicos no pré-natal. O tratamento, aliado a outras medidas, deve ser feito pela mulher que tem o vírus para diminuir a chance de transmissão para o bebê.

    RISCO PRECOCE 3
    A partir dos resultados, a pasta quer reforçar as orientações sobre reprodução nas redes de atenção básica e de assistência a soropositivos. "Mas, com ou sem HIV, a adolescência não é a melhor idade para ter filho", diz Artur Kalichman, do programa estadual de DST/Aids.

    SEM PARAR
    Depois de sete anos de pesquisa, o cineasta Eugenio Puppo, 49, lançará em outubro a maior retrospectiva já feita sobre o diretor francês Jean-Luc Godard. Serão 140 filmes exibidos em 40 dias no Cinesesc e nos CCBB de SP, Rio e Brasília. "O Godard é arisco, mas fizemos contato com sua produtora e ele está sabendo de tudo", diz.

    *

    Com a mostra, a série "Trilogia do Poder" e um longa de ficção em produção, Puppo ainda toca um projeto social em São Miguel do Gostoso (RN) e realiza debates sobre seu documentário "Sem Pena", que trata do sistema judiciário.

    ESQUENTA
    O cineasta Kleber Mendonça Filho começou há nove dias os ensaios para o longa "Aquarius", que tem a atriz Sonia Braga como protagonista. "A energia está incrível. Quando fui a Nova York conhecer a Sonia já tinha certeza que a queria no filme", diz. As filmagens começam no dia 4 de agosto e devem durar cerca de sete semanas.

    PÚBLICO ENGAJADO
    A campanha de Antonio Nóbrega para reformar o novo espaço que o Instituto Brincante vai ocupar na Vila Madalena arrecadou R$ 107.711 por financiamento coletivo. Suas apresentações de dança, como as que fará em 8 e 9 de agosto no Sesc Pinheiros, ajudam na divulgação do instituto, que quase precisou sair do bairro. "As pessoas veem que estamos ativos", afirma o diretor do espaço.

    NA CRISTA DA ONDA
    O governador Geraldo Alckmin foi ao lançamento do livro sobre a vida do surfista Gabriel Medina, escrito pelo jornalista Túlio Brandão. A mãe do atleta, Simone Medina, o "shaper" (designer de pranchas) Jonnhy Cabianca e o preparador físico Allan Menache estiveram no evento, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi, na quinta (23).

    CADÊ GLAMOUR
    A ideia de pedir o uso de traje de gala para os convidados da sessão vip de "Raia 30 - O Musical", nesta segunda (27), partiu do diretor de arte e cenógrafo da montagem, Gringo Cardia, e foi apoiada por Claudia Raia. "O espetáculo tem esse tom de celebração, de festa. E é uma boa oportunidade de retomar o glamour que já se perdeu", diz a atriz e bailarina.

    COISA DE VÓ
    Com cinco netos entre cinco e 13 anos, a dramaturga Maria Adelaide Amaral diz que gosta de contar histórias para crianças "a partir dos seus quatro anos" porque "interage mal" com as menores. "Sou desajeitada. Acho que tem a ver com minha infância Com meus problemas lá atrás que eu acho que jamais foram superados, apesar de tantos anos de terapia."

    VÓ 2
    A declaração está em entrevista dela ao site avosidade.com.br, que entra no ar neste domingo (26), Dia dos Avós.

    DUPLA SERTANEJA
    O cantor Michel Teló lançou o livro "Bem Sertanejo", escrito por ele em parceria com o jornalista André Piunti, na quinta (23), na Livraria Saraiva do Pátio Paulista. A obra é fruto de pesquisas feitas para a série homônima exibida no "Fantástico".

    *

    CURTO-CIRCUITO

    A banda Móveis Colonias de Acaju convida Felipe Cordeiro para shows no Sesc Pinheiros. Neste sábado (25) às 21h e domingo (26) às 18h. 10 anos.

    O livro "Só por Hoje e para Sempre - Diário do Recomeço", escrito por Renato Russo, tem lançamento neste sábado (25) no MIS, a partir das 14h.

    O evento Casa de Pandora, com shows, cinema, gastronomia e feirinha, estreia neste sábado (25), na Casa da Luz, no centro, das 14h às 22h. Grátis.

    Tiago Abravanel apresenta seu novo show, o "Baile do Abrava", domingo (26), a partir das 20h, no Lapa 40º, na Vila Madalena. 18 anos.

    Neymar participa domingo (26) de torneio beneficente de pôquer em prol de seu instituto, no hotel Holiday Inn Parque Anhembi.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024