• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 21:15:09 -03
    Mônica Bergamo

    Paulo Skaf vira cabo eleitoral de Marta Suplicy no PMDB

    30/07/2015 02h00

    O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, virou o maior cabo eleitoral de Marta Suplicy no PMDB. Ele defende que o partido aceite a filiação da senadora e convidou os vereadores da legenda em São Paulo para um jantar que diz que oferecerá à ex-petista.

    ENTERRO
    Em reunião recente na própria Fiesp, Skaf tentou dinamitar o acordo do PMDB com Fernando Haddad, em que o prefeito de SP concorreria à reeleição em chapa com o peemedebista Gabriel Chalita de vice. Segundo ele, o PT "está morto" e quem ficar com o partido "será sepultado junto". Ele defende a candidatura de Marta.

    PUXA PRA LÁ
    Skaf quer ser candidato a governador em 2018 e teme que, caso eleito vice, Chalita passe a concorrer com ele na disputa interna do partido. Há quem defenda que, para impedir o ingresso de Marta, Chalita até se lance candidato a prefeito caso o PMDB de fato decida lançar nome próprio à sucessão.

    PUXA PRA CÁ
    Os vereadores vão integrar a executiva municipal do PMDB e podem formar maioria para decidir os rumos do partido na sucessão municipal. Além de Skaf, os parlamentares estão sendo cortejados também por Haddad. Nesta semana, o prefeito se reuniu com eles por três horas para ouvir seus "pleitos" em relação à prefeitura.

    NACIONAL
    Além de Skaf, Marta Suplicy tem apoio de Renan Calheiros (PMDB-AL) para ingressar na legenda. O presidente do Senado quer reforçar a bancada do partido no parlamento.

    BARRIGA
    Em meio à confusão, o vice-presidente da República, Michel Temer, está negociando para que a solução final só seja tomada em meados de 2016. "Ele quer ver como termina a confusão toda", diz um dos vereadores.

    É A GENTE MESMO?
    SPVic, 25, Spinardi, 24, DJ Sleep, 32 (sentado), e Pedro Qualy, 23, integrantes do Haikaiss, até levaram um susto quando receberam um recado do americano Talib Kweli, 39. "Não é possível. Ele deve estar confundindo o nome", relembra SPVic.

    *

    Era verdade. O rapper, parceiro de astros como Kanye West, homenageado numa música de Jay-Z e ídolo dos artistas da zona norte de SP, estava mesmo querendo fazer uma parceria com eles. O primeiro encontro com Kweli, que no próximo dia 7 faz show no Superloft, em Pinheiros, será neste domingo (2). Os integrantes do grupo de hip hop vão chamá-lo para conhecer a casa-estúdio deles, em Santana, onde posaram para a foto.

    CAMISA
    O grupo "Odebrecht Unida" no Facebook, criado, segundo a descrição, por um conjunto "espontâneo de integrantes e admiradores" da empresa, já tem mais de 15 mil membros. Eles compartilham posts críticos à Lava Jato e elogiam Marcelo Odebrecht. Uma mensagem diz: "Força, grande Líder. Nosso diferencial foi sempre superar os maiores desafios".

    CAMISA 2
    Há até fotos de bebês na página, com a frase "somos todos Odebrecht".

    NO CALOR DA HORA
    A delação premiada vai ser tema de curso na Casa do Saber, em agosto. A palestra será ministrada pelo criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. Ele é responsável pelas defesas da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB-MA) e do senador Edison Lobão (PMDB-MA) na Lava Jato e critica a forma como a Justiça vem adotando a delação.

    BELEZA RARA
    A pré-estreia do filme "Real Beleza", do diretor e roteirista Jorge Furtado, teve a presença de Adriana Esteves, Vladimir Brichta, Francisco Cuoco e Vitória Strada, que fazem parte do elenco. A atriz Virginia Cavendish, o fotógrafo Gabriel Chiarastelli, a empresária Luiza Voll e o arquiteto Gustavo Utrabo assistiram à exibição.

    MAIS QUE UMA TIRA
    Mauricio de Sousa terá a vida retratada em um documentário. O projeto é parte das comemorações dos 80 anos do desenhista, que faz aniversário em 27 de outubro. A previsão é que o filme "Mauricio de Sousa, além dos Quadrinhos", fique pronto até o segundo semestre do ano que vem.

    RETRATO
    O diretor Rubens Rewald se prepara para filmar a cinebiografia do cantor Jair Rodrigues, morto no ano passado. "O Jair participou de um filme meu e já tínhamos combinado que faríamos", diz. O longa será uma híbrido de ficção e documentário e terá Jair Oliveira, filho do artista, representando o pai. O projeto está programado para ser concluído no fim do ano que vem.

    TRISTE QUEDA
    O escritor Daniel Leb Sasaki recebeu convidados no lançamento de seu livro "Pouso Forçado", sobre a perseguição à Panair do Brasil pelo regime militar. Marylou Simonsen, filha de Mario Wallace Simonsen, um dos sócios da companhia aérea, compareceu ao evento, na terça (28), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

    *

    A Secretaria da Justiça de SP promove nesta quinta (30), ato para lembrar o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas.

    A peça "Do Lado Direito do Hemisfério", da Cia. Afeta, estreia nesta quinta (30), no CCBB-SP, às 20h. 14 anos. Até 25/9.

    A agência People comemora dois anos com coquetel nesta quinta (30), no Alto de Pinheiros.

    O Departamento Municipal do Patrimônio Histórico promove debate sobre patrimônio imaterial. Na sexta (31), às 14h, no Solar da Marquesa.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024