• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 03:29:36 -03
    Mônica Bergamo

    Entidades pressionam governo a não flexibilizar regras dos planos de saúde

    05/08/2015 02h00

    Um batalhão de entidades de defesa do consumidor foi a Brasília nesta semana pressionar o governo a não flexibilizar regras dos planos de saúde familiares e individuais. Há o temor de que o Planalto ceda à pressão das empresas e libere os reajustes do serviço, hoje controlados pela ANS (Agência Nacional de Saúde).

    TODAS AS VOZES
    O grupo foi recebido anteontem pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. Entre eles estavam representantes do Procon, do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), do Ministério Público Federal e de defensorias públicas estaduais. E também da Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça.

    PALAVRA DE MINISTRO
    Chioro disse ao grupo que não haverá liberação do reajuste dos planos familiares e individuais, que cobrem hoje 19% do mercado. E pediu que as entidades formulassem, em dez dias, uma pauta com propostas para a proteção do consumidor na saúde complementar.

    TIME
    A pressão de operadoras de planos individuais para a liberação dos reajustes está sendo feita diretamente no gabinete da presidente Dilma Rousseff. Apesar da garantia de Chioro de que nada muda, não há consenso no governo. E já houve até reunião de cúpula para tratar do tema, com Chioro, Aloizio Mercadante, da Casa Civil, e Joaquim Levy, da Fazenda -que, como Chioro, é contra a liberação dos preços.

    GIRATÓRIA
    Nos diversos recados que está mandando para o PT, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque diz que pode citar inclusive dirigentes do partido se aceitar fazer acordo de delação premiada na Operação Lava Jato. E ao menos três senadores do PT (alguns já investigados) e um parlamentar do PRB.

    TEMOR GERAL
    Há o temor, no PT, de que Duque cite Lula em delação, ainda que sem acusá-lo diretamente. O ex-diretor teria informação dos meandros do partido, já que se transformou em interlocutor frequente de João Vaccari, ex-tesoureiro petista. Os dois estão no mesmo presídio.

    MÁQUINA DO TEMPO
    A apresentadora Mari Moon e as atrizes Shayene Freitas e Laura Carolinah foram à estreia para convidados do musical "Constellation, uma Viagem Musical pelos Anos 50", na segunda (3), no Espaço Promon. As cantoras Camilla Castro e Deenna Love também assistiram à peça dirigida por Jarbas Homem de Melo, que conta com a atriz Lovie Elizabeth no elenco.

    FUNIL
    O deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP) decidiu concorrer às prévias do partido para a escolha do candidato a prefeito de São Paulo. Ele pretende circular pela cidade para encontros com filiados.

    TÍMPANOS
    Funcionários do diretório estadual do PSDB em SP dizem ter ouvido na segunda (3) à noite um estrondo que desconfiam ser o de uma bomba lançada em direção à sede, em Moema. Como nenhum dano foi registrado e as câmeras de segurança mostram pouco a rua, a suspeita não foi confirmada. Na quinta (31), uma bomba foi jogada no Instituto Lula, no Ipiranga.

    BAGAGEM CULTURAL
    O filme "Trago Comigo", de Tata Amaral, teve pré-estreia na sexta (31), no Memorial da América Latina. Os atores Carlos Alberto Riccelli, Georgina Castro, Emilio di Biasi e Selma Egrei fazem parte do elenco. O secretário de Direitos Humanos de SP, Eduardo Suplicy, o produtor Leandro Pardí e a cineasta Elizabete Martins Campos foram alguns dos convidados do evento.

    IDENTIDADE
    Grazi Massafera acionou um escritório de advocacia para ajudá-la a remover quase cem perfis falsos com o nome dela em redes sociais. Os "fakes" se faziam passar pela atriz e, segundo sua assessoria, chegavam a interagir com fãs. Ela reafirma ter conta só no Instagram. A página do Twitter @GMassaferaReal, que dava opiniões políticas e criticava o governo e o PT, foi suspensa há cerca de uma semana.

    DE FORA
    Uma mostra com 21 filmes poloneses restaurados pela fundação do cineasta Martin Scorsese, a World Cinema Foundation (Fundação Mundial do Cinema), virá para o Brasil em 2016. O projeto, trazido pela Heco Produções, terá longas de diretores como Roman Polanski, Andrzej Wajda e Krzysztof Kieslowski.

    CORAÇÃO DA ARTE
    O artista francês Christian Boltanski recebeu convidados na abertura de sua mostra "Heartbeats", na Galeria Baró, nos Jardins. A desenvolvedora de negócios Laurie Di Francesco participou do evento, no sábado (1º).

    *

    CURTO-CIRCUITO

    Giovanna Antonelli abre bazar nesta quarta (5) no hotel Tivoli Mofarrej. Entrada a R$ 10.

    A Leica Gallery São Paulo será inaugurada nesta quarta (5) em Higienópolis, com exposição de Andy Summers.

    "Arquitetura da Cor", documentário sobre a artista Beatriz Milhazes, terá exibição nesta quarta (5) para convidados, no Itaú Cultural, às 20h.

    A Tofiq House promove papo sobre a mostra "Dexposição" com a produtora cultural Rita Mourão, nesta quarta (5), às 19h, nos Jardins.

    Roberto Elisabetsky autografa "A Última Coisa", nesta quarta (5), às 19h, no Tartar&Co.

    O 2º Festival do Vinho do Pátio Higienópolis é nesta quarta (5) e na quinta (6), das 17h às 22h.

    A Sociedade Beneficente Rosalía de Castro faz chá no Terraço Itália, nesta quarta (5), às 15h. Com renda para a entidade.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024